Raça Spaniel tibetano

O Spaniel tibetano é um cão bem proporcionado e pequeno. Ele é elegante com uma aparência orgulhosa e é o queridinho das avós. Como um cão de interior, ele também gostaria de poder brincar em um jardim cercado sem qualquer obrigação.

spaniel tibetano olhando

Seu estilo de vida é geralmente cidade e apartamento e não é muito esportivo. Leste, enérgico e de boa índole, é um cão muito carinhoso. Nunca agressivo, sensível e calmo, ele é um bom guardião.

As origens do cão Spaniel tibetano

Se um Spaniel é geralmente um cão de caça, o Spaniel Tibetano não herdou as qualidades. Desde o início dos tempos, ele é apenas um cachorro de estimação. A raça do Spaniel Tibetano é nativa das montanhas do Himalaia. Quando ele foi concebido no final da antiguidade, ele era o cão favorito dos menos tibetanos. Diz-se que este cão foi concebido durante as trocas de cães entre a China e o Tibete e que a raça pequinesa como a raça Shih Tzu poderia ser seus pais.

Foi posteriormente introduzido na Grã-Bretanha pelos missionários no século XIX. Muito semelhante a várias raças como o pequinês, os japoneses Spaniels, o Pug ou o Cavalier Charles King, ele tem seu próprio caráter e grande inteligência.

Se atribuída à Grã-Bretanha, a raça do Spaniel tibetano tem suas origens, como seu nome indica, nas regiões montanhosas do Tibete . Os ancestrais do Spaniel tibetano surgiram há 2 milênios , juntamente com Lhasa Apso , Shih Tzu e Pekingese , entre outros. Este cão há muito tempo acompanha os monges budistas em seus templos, alertando seus mestres e seus colegas de defesa ( principalmente mastins tibetanos ) da mais leve invasão.

Embora ele seja chamado de spaniel, ele não possui nem as qualidades nem a herança de um cão de caça. Ele sempre serviu como cão de estimação e alerta . Os primeiros representantes da raça a serem trazidos para a Inglaterra chegaram no final do século XIX . Nos Estados Unidos, os Spaniels tibetanos começaram a ser adotados na década de 1960, e o clube nacional da raça foi fundado em 1971. 13 anos depois, foi reconhecido pelo American Kennel Club. Nesse meio tempo, em 22 de agosto de 1961, é a Federação Internacional Cininológica (FCI) que lhe concede o seu definitivo.

O Spaniel Tibetano é um cão adulado nos Estados Unidos desde 1960 e está registrado no padrão da Federation Cynologique Internationale definitivamente em sua publicação oficial em 18 de março de 2015.

spaniel tibetano na grama

Características físicas

Seus cabelos: sedosos, deitados, achatados, de comprimento médio, mais curtos no rosto e na parte anterior dos membros. Presença de franjas na parte posterior das patas dianteiras. O cabelo e a juba são menos fornecidos na fêmea. 
Sua cor: todas as cores, tons e combinações são permitidas. 
Sua cabeça: pequena em relação ao corpo, o porto orgulhoso. O crânio é ligeiramente abobadado, de largura e comprimento médios. A parada é leve, mas marcada. 
Seus ouvidos: de tamanho médio, amarrados, bem aparados com franjas e pendurados. 
Seus olhos:  ovais, de cor castanho-escura, tamanho médio, bem abertos, direcionados para a frente, expressivos e cheios de vivacidade.
Seu corpo: gravável em um retângulo, sendo o comprimento ligeiramente maior que a altura na cernelha. O pescoço é moderadamente curto, forte, coberto com uma juba (mais pronunciada no macho do que na fêmea). A parte de trás é reta e as costelas estão bem dobradas. 
Sua cauda: alto apego, carregada alegremente, formando um laço nas costas quando o cão está em ação e aparado com abundante cabelo.

O caráter e comportamento do spaniel tibetano

Este cão é inteligente, feliz, orgulhoso e seguro de si mesmo com uma grande reserva para os estrangeiros. Ativo e acordado sem ser esportivo, ele vai gostar de passar o máximo de tempo possível com seu mestre. Gosta de brincar com os filhos de seu mestre e sempre será muito leal.

O Spaniel Tibetano é um cão cheio de confiança e muito inteligente . Ativo e alerta , ele argumenta sua alegria de viver com os membros da sua família, a quem ele demonstrou uma grande fidelidade , mas ainda manter uma certa independência . Naturalmente reservado para estrangeiros , ele é um bom cão de advertência, alertando seus mestres de qualquer intrusão suspeita.

A educação e a socialização do Spaniel tibetano devem começar cedo. Ele  precisa de tanta firmeza quanto o jogo para aprender  as ordens básicas, para se familiarizar com as regras e entender os limites que não devem ser ultrapassados. 

O Spaniel tibetano é um cão de interior que se encaixa perfeitamente em um estilo de vida da cidade , apartamento . A oportunidade de desfrutar de um jardim vedado também é apropriada, mas deve sempre poder beneficiar de um abrigo face às más condições climatéricas.

O Spaniel tibetano é um cão rústico com boa saúde . No entanto, a raça está predisposta a uma série de doenças, incluindo o risco de envolvimento da patela, atrofia generalizada da retina, cálculos urináriose persistência da membrana pupilar.

O Spaniel Tibetano é um excelente cão de advertência, advertindo seu mestre por pequenos latidos quando estranhos se aproximam.

spaniel tibetano filhote

A alimentação do cão Spaniel tibetano

Não muito ganancioso, não vai te custar muito em croquetes. Cão interno mas ativo o suficiente, ele lhe dará porções equilibradas e adaptadas à sua idade e suas muitas saídas. Mas tenha cuidado para não dar a ele muitas guloseimas que ele ama!

A saúde da raça spaniel tibetano

O Spaniel Tibetano é um cão robusto e rústico. Os pequenos problemas de saúde encontrados em alguns cães Spaniel tibetanos são atrofia da retina, luxação da patela e cálculos urinários. Sua vida útil é interessante com cães Spaniel tibetanos que vivem até 15 anos.

Expectativa de vida de um cão spaniel tibetano

A vida útil do Spaniel tibetano é entre 12 e 15 anos de idade.

Higiene para a raça spaniel tibetano

O Spaniel tibetano é um cão que deve ser escovado uma vez por semana. Quando muda, ele perde muito cabelo e a escovação diária é essencial. Outro ponto dolorido, com as orelhas penduradas. A higiene das orelhas é importante para prevenir infecções. Seu banheiro passa a cada 3 a 4 meses por um bom banho, não deve ser um problema, o Spaniel tibetano ama a água sem moderação.

O Spaniel tibetano permanece sujeito a 2 mudas sazonais por ano . Durante o último, é provável que perca cabelo abundantemente . Além da muda, sua manutenção não é muito restritiva, mas deve ser feita regularmente.

Recomenda-se  escovar o cão uma vez por semana  fora dos períodos de muda e diariamente durante a muda. Particular atenção deve ser dada ao nível de  higiene dentro das orelhas  para evitar possíveis infecções. Um banho  pode ser dado a ele a  cada 3 ou 4 meses , mas não precisa ser tosquiado.

spaniel tibetano branco

A educação de um cão spaniel tibetano

Como muitas raças, você deve começar a treinar seu cão Spaniel tibetano muito cedo. Seja firme e brinque com ele durante toda a sua educação para aprender as ordens básicas. Orgulhoso, ele pode fazer tudo para tornar seu trabalho difícil e você deve fazê-lo entender os limites a serem ultrapassados. Firmeza e gentileza devem estar no encontro com um toque de paciência.

Notas e Dicas para o Spaniel Tibetano

A vantagem de possuir um Spaniel tibetano é que ele se adaptará rapidamente ao seu mestre em relação aos outros membros da família ou aos idosos. É, portanto, o cão ideal para uma avó pela sua facilidade de adaptação ao seu estilo de vida.

Este cão tem muito pouca necessidade de desabafar, algumas pequenas caminhadas no momento de suas saídas obrigatórias irão beneficiá-lo fisicamente e emocionalmente.

As cores do Spaniel tibetano

Com o Spaniel tibetano, o padrão de cor, suas combinações e tons são todos admitidos.

Tamanho e peso do Spaniel Tibetano

O peso da fêmea do Spaniel tibetano é de 4 a 7 quilos e seu tamanho, entre 22 e 24 centímetros. O peso do macho é de 4 a 7 quilos e seu tamanho, entre 22 e 24 centímetros. A raça do cão Spaniel tibetano está na categoria de cães pequenos.

Os defeitos da raça spaniel tibetano

O Spaniel tibetano é tão esperto que ele encontrará sua fraqueza para se divertir. Se você não tiver educado, este cão orgulhoso e desconfiado estará sempre distante com estranhos.

O custo do Spaniel Tibetano

O preço de compra de um cão spaniel tibetano

A compra de um cão spaniel tibetano custará entre 900 e 1400 francos.

Custos de manutenção do Spaniel Tibetano

O custo de manutenção do cão Spaniel tibetano é de cerca de 30 francos por mês.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20