Historicamente, o grupo de raças de cachorro grande compreendia animais que trabalhavam ajudando o homem em tarefas como pastoreio, guarda, caça e nos esportes. Hoje, um cachorro de grande porte é garantia de alegria em casa. O tamanho avantajado faz com que eles sejam um pouco mais desengonçados e, ao mesmo tempo, suportem as manifestações de carinho mais empolgadas dos membros da família.

Mas, afinal, o que define uma raça de cachorro grande? Bom, não há uma regra oficial. Adotamos o critério de peso: a partir de 20kg, o cachorro é considerado de grande porte. Se você cogita ser tutor de um cão assim, saiba que terá amor e diversão nas mesmas proporções.

Por muitos anos, a grande maioria das grandes raças eram usadas para ajudar no trabalho em tarefas como pastoreio, guarda, caça e nos esportes, por conta do porte atlético, resistência, energia e força.

Mas nos dias de hoje, um cachorro grande é a companhia ideal para quem gosta de brincar com mais empolgação, agarrar, rolar no chão e correr sem ter medo de machucá-los, pois eles aguentam o tranco. Além do mais, cães desse porte adoram participar de todas as atividades em família no entanto, esse tamanho avantajado pode fazer com que eles sejam um pouco desengonçados demais e estabanados.

Portanto, todo esse porte grande traz também responsabilidades ainda maiores, que vão muito além das brincadeiras e atividades físicas, afinal, raças de cachorro grande precisam de pulso firme capaz de impor limites para que eles não tentem te dominar.

Por que escolher um cachorro de grande porte

Você abraça, rola com ele no chão, faz de travesseiro e espreme sem medo de machucar. Sim, raças de cachorro grande aguentam o tranco – e adoram! Não é regra, mas é mais fácil um cachorro de grande porte ser mais carinhoso e tranquilo do que as raças de cachorro pequeno.

Existe raça de cachorro de porte grande para crianças? Com certeza! Aliás, o instinto protetor facilita a criação de laços e eles amam brincar incansavelmente com elas.

São excelentes companheiros para as descobertas e aventuras dos pequenos, já que encaram os comportamentos infantis numa boa e são bem pacientes. Raça de cachorro grande e dócil é o que não falta. Confira uma lista das melhores raças de cachorro de porte grande para crianças.

  • Akira, corajoso e profundamente leal
  • Boiadeiro de Berna, ou Bernese, calmo e forte
  • Boxer, divertido e ativo
  • Doberman, leal e destemido
  • Dog Argentino, amigável e alegre
  • Golden Retriever, inteligente e amigável
  • Labrador Retriever, extrovertido e amigável
  • Weimaraner, amigável e obediente

Desses vamos citar os mais adotados para que você possa avaliar ainda melhor e ter o melhor tipo de cachorrinho para sua casa.

Akita: Corajoso E Leal

O Akita é uma raça de cachorro grande bem antiga, que costumava proteger a realeza japonesa. Por isso, os Akitas são conhecidos pela sua lealdade extrema ao seu dono, uma característica ainda bastante evidente até hoje.

Border Collie: Ativo E Inteligente

O Border Collie é um cachorro trabalhador conhecido pela sua grande energia, agilidade inacreditável e inteligência extraordinária. Ele adora atividades ao ar livre, hiking ou caminhadas vigorosas. Ele é capaz de aprender em um nível avançado e é um dos cachorros trabalhadores mais fortes, por isso é uma das raças de cachorro grande líderes em níveis de competições caninas e diversos esportes.

Boxer: Divertido E Ativo

A raça Boxer é considerada uma das melhores raças para crianças por conta da sua paciência infinita e o seu caráter nobre. Originalmente, quando foram desenvolvidos na Alemanha no século XIX, os Boxers eram utilizados para brigas de cães.

Raças de cachorro grande e muito mais!

Se você gostou de conhecer algumas das Raças de cachorro grande e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler cada vez mais com nossos artigos.