Queda de pelos é um processo natural. cabelos humanos também possuem um ciclo de vida: eles nascem, crescem, envelhecem e caem. o mesmo acontece com cachorros e gatos.

1200px-collage_of_six_cats-02-6858621-4164057

Segundo o veterinário Marinque Cardoso, gatos trocam de pelo, ao menos uma vez na vida, um processo natural como o amadurecimento.

Queda de pelo em filhotes

Aos 4 meses todo gato passa por um processo de troca ade pelo. Agora o gatinho perde o pelo de bebe e adquire os primeiros traços adultos.

Trocas nas estações

gato-coronavirus-9992104-7830137

Assim como outros animais, os gatos possuem trocas de pelo nas estações. que acontecem geralmente na primavera e outono. No entanto esta troca não é perceptível no Brasil, principalmente em regiões mais quentes do pais.

Os especialistas afirmam que esse tipo de troca até muda o visual do seu filhote. dependendo da fase os pelos podem ficar mais escuros. mas nao pense que essa alteração é algo fácil de notar.

Doenças relacionadas a queda de pelo

Muitas doenças e anomalias podem fazer um gatinho perder seu belos pelos:

desnutrição, estresse, mudança de ambiente, alergias, estressem, fungos, oite e sarnaspulgas, e insetos.

gato-gordo-910x607-6447416-1022639

O que fazer?

Para enfrentar essas fases de queda naturalmente, é necessário oferecer uma boa alimentação repleta de vitaminas, escovar os pelos com bastante carinho e cuidado, deixar os gatos em áreas livres e no último caso um banho regular pode ser uma ótima ideia.

Saiba mais sobre gatos aqui