Uma felina pode ter vários cios em um único ano, e em cada ninhada vários gatos podem vir a nascer. Para evitar o aumento de gatinhos em casa, muitos “pais de pets” usam aplicação de anticoncepcionais nas gatas, como uma alternativa á castração.

unnamed-9181449-9134265

O que pode acontecer com as gatas

O problema é que este método oferecer gaves riscos a saúde do animal, como infecções uterinas, tumores no ovarianos e mamarios, além de um grande desiquilíbrio hormonal e hiperplasia mamaria benigna.

gatas

Por não conhecer os riscos, alguns donos de gatos acabam optando por essas medicações. A veterinaria Mireille Sabbagh conta mais sobre o assunto: “É extremamente comum pessoas levarem seus felinos para casas de rações para receber aplicação de anticoncepcional.

A maioria das pessoas quando chega na clínica e contam do uso de medicamento se assustam ao descobrir os riscos destas substancias, a maioria revela que nao conhecia os riscos quando optaram pelo uso do medicamento.

Mireille conta que alguns donos de bichanos até conhecem os riscos mas mesmo assim optam por usar destes medicamentos. “A pequena parcela que conhece os riscos, preferem usar o medicamento para evitar uma gestação, muitos também relatam que as gatam miam alto de mais quando entram no cio o que acaba incomodando os vizinhos, por isso usam os medicamentos”.

Castração de gatas

cats-1469477_960_720-8866786-8198865

A veterinária diz que o mais seguro para os animais é a castração. “você acaba com o risco de infecções e complicações uterinas. Ja que os ovários e útero foram retirados. Além disso, os animais fica mais calmos e nao fogem pra procurar namorados nas ruas, e nao existe risco de gestação indesejada e abandono de filhotes nas ruas”.

Risco do Anticoncepcional

cats-700640_960_720-3820320-8321046

“Para ter uma noção do tamanho do prejuízo que pode ser causado, as doenças se manifestam sem apresentar sintomas prévios. Mesmo aqueles que só receberam uma dose e pararam, o risco de surgir tumores é bem alto, é comprovado por vários estudos que o uso de contraceptivo aumenta em 90% o risco do desenvolvimento de um tumor uterino em gatos.” explica Mireille Sabbagh.

Por isso os gatos recomendam a castração, o gasto é melhor que correr o risco de uma cirurgia para remover tumores