Os 5 sentidos do cachorro

Os 5 sentidos do cão permitem que ele evolua em seu ambiente, perceba as coisas, interaja com seus semelhantes e com os outros seres que ele é chamado a atravessar.

cachorro-na-praia-2208050-1609274-7176153-5422491

cheiro é seu principal trunfo, mas sua audição e visão também são bem desenvolvidos. Vamos ver as especificidades de cada um dos sentidos de nossos companheiros caninos.

Cheiro: o trunfo do cachorro

Os cães são conhecidos por seu poderoso talento . Este sentido é de fato mais desenvolvido que em humanos com uma média de 200 milhões de células (contra 5 milhões pequenos para nós). É também o número e a extensão dos receptores olfativos que dão ao cão uma clara vantagem neste nível, com um total de 130 cm2 (contra 3 cm2 para o homem).

O olfato do cão é tão bom que pode capturar odores até 1 milhão de vezes mais diluídos do que aqueles que podem ser detectados por humanos.

Graças ao seu estilo notavelmente desenvolvido, os cães podem reconhecer sua comida, distinguir seus donos e interagir com seus pares. Os sinais olfativos emitidos e recebidos pelos cães são tantos indicadores de atitudes e sentimentos (medo, agressividade, alegria …) que só eles podem entender.

O poderoso olfato do cão é explorado pelo homem há muito tempo. É usado para encontrar pessoasdesaparecidas, enterradas ou escondidas. Unidades policiais, alfandegárias ou militares o usam para procurar narcóticos, cédulas ou explosivos que os tratadores tentam esconder de várias maneiras.

doberman-deitado-1024x640-3222527-9067256-9498311-9947985

Audição: uma sensação de grande sutileza em nossos cachorrinhos

Aqui, novamente, estamos lidando com um senso muito mais refinado no cão do que no ser humano. Estima-se, de fato, que a audição de nossos companheiros caninos seja 6 vezes superior .

Graças ao poder de suas habilidades auditivas, eles podem perceber sons em grandes distâncias, quatro vezes maiores que o homem. Além disso, a alta mobilidade de suas orelhas permite orientá-las para aumentar a velocidade com a qual elas conseguem localizar a origem de um som.

Sem mencionar que os cães têm audição tão sensível que eles podem captar ultra – sons , esses sons de frequência extremamente alta que nós não podemos perceber.

A visão: poderosa à noite

Por um longo tempo, foi erroneamente pensado que o olho era o calcanhar de Aquiles dos nossos amigos de quatro patas. Este sentido certamente não é tão forte quanto em humanos, mas assim que o animal adquire todas as suas habilidades visuais por volta dos 3 meses de idade, ele pode perceber uma gama bastante variada de cores (menos que em casa). humanos, mas não ao ponto de distinguir apenas o preto e branco, como muitas vezes tendemos a acreditar). Ele pode até capturar as ações de seu mestre a uma distância de um quilômetro e não tem problemas para enxergar durante a noite .

Especialmente desde que o campo canino da visão é mais alto do que o humano: 270 ° em nossos cachorrinhos, ao passo que é só 180 ° em casa. Com algumas variações, dependendo da raça do cão e da forma do seu crânio .

O sabor: menos desenvolvido que em humanos

Se os cães têm apenas 1700 papilas gustativas (contra 9000 em humanos), essa “desvantagem” é virtualmente sem conseqüências em suas vidas diárias, porque elas não precisam de muito .

É especialmente graças ao seu sentido do olfato que eles reconhecem e apreciam sua comida. Além disso, eles geralmente não se demoram a mastigar e engolir rapidamente.

Toque: mecanismos diferentes

Os cães têm as patas em vez de mãos, mas isso não os impede de desfrutar de uma verdadeira sensibilidade ao toque . Simplesmente, esse sentido funciona de maneira diferente em casa; enquanto para nós, é a pele que é o vetor, lar, são os pêlos, os pêlos maxilares, a vibrissa, as sobrancelhas e os coxins que garantem esse papel.

A linguagem corporal do cão

Sem palavras, o cão tem seu próprio jeito de se comunicar com você. Essa capacidade de se comunicar com o humano faz dele um animal mais do que nunca social e boa companhia. Ainda precisa entender a linguagem do seu cachorro. Nós ajudamos você a decifrar isso.

pinscher-miniatura-prestando-atencao-1024x768-3751772-7494481-6177935-7147449

Ele murmura, late, grunhe, levanta o rabo ou abaixa, dá a pata … Todos esses gestos têm um significado muito específico para o seu cão. Você deve entendê-los para se adaptar às suas necessidades e às suas necessidades.

Os diferentes comportamentos do cachorro

As orelhas

Inclinando-se para a frente , os ouvidos do seu cão significam que ele está bastante atento . Quanto mais eles estão inclinados para a frente, mais o seu cão está tranquilizou em confiança. Ele se sente confiante ou em uma situação que ele domina . Também pode ser um sinal de agressão e desafio . Se ele se prender, cuidado, ele pode estar prestes a entrar em ação.

Dê a perna, levante

Erguendo sua perna e estendendo-a, seu cão pede sua atenção . Pode ser pedir comida , ou simplesmente jogar .

O cabelo eriçado

Seu cachorro pode se sentir uma ameaça . É, portanto, o sinal do medo . Por outro lado, ele também pode se colocar em uma posição de dominação também. É um aviso para o indivíduo na frente dele ou de outro cachorro. Um cabelo eriçado é muitas vezes acompanhado por uma cabeça erguida, grunhidos e, às vezes, uma postura lateral, tudo com o objetivo de impressionar .

beagle-prestando-atencao-1024x682-8350945-2943219-9066128-6849860

Coloque-se nas costas

Quando seu cachorro fica de costas, vários significados são possíveis:

  • Se ele também estica as pernas, é sinal de submissão . Às vezes percebemos isso quando dois cachorros cruzam ou brincam juntos. Um dos dois pode enviar para o outro.
  • Seu cachorro cometeu um erro. Ele sabe que vai ser repreendido. Ele então se colocará nessa posição por antecipação . É um sinal de submissão e você não deve puni-lo.
  • Uma recusa em obedecer-te.
  • Um gesto de satisfação . Seu cão está feliz e decide mostrá-lo rolando de costas.

Mexa a cauda

” Ele está balançando o rabo porque ele está feliz. Pense novamente, esta afirmação é falsa . Se o seu cão se mexer, pode ter vários significados:

  • Seu cão está assustado , preocupado e não controla uma situação. Isso significa medo . Sua cauda tenderá a diminuir entre suas pernas traseiras .
  • Se a cauda do seu cachorro é alta , isso mostra sua superioridade , sua dominância.
  • Seu cachorro está espalhando seu cheiro . Neste caso, a cauda irá balançar .

A amplitude de balanço da cauda do seu cão também determinará seu estado emocional . Você será capaz de definir sua emoção ou calma relativa. Este balanço pode encontrar sua parcela de explicação no significado da angústia, do estresse ou simplesmente da amizade do seu cão.

Por exemplo na frente de você , balançando a cauda de seu cão pode significar alegria em vê-lo -, em seguida, a cauda oscila de lado a lado muito livremente – como o medo de sua estatura – neste caso, a cauda é portada baixa e o balanço de pequena amplitude.

lamber

lambe é um gesto aprendido com a mais tenra idade . A mãe vai lamber o filhote para demonstrar seu afeto . Lamber mais ou menos suave com filhotes, por exemplo, após a cabeça, a cadela vigorosamente lambe a barriga dos filhotes para facilitar o trânsito ea emissão de fezes. Por sua vez, o filhote lamberá o focinho da mãe para indicar que está com fome .

Seu cachorro pode lamber um congênero para mostrar sua conexão social . Na matilha , um cachorro lambe outro cachorro para mostrar sua submissão . Na rua, os cachorros podem lamber o apaziguamento . Ele também pode lamber outro cachorro para mostrar sua afeição .

Seu cão também pode vir a lamber seu rosto quando ele se sente estressado , ansioso. Ele quer confortar você, ajudá- lo . Além disso, esta condição pode ser um sinal de lamber em todo o corpo: mãos, pernas, braços … Ainda é importante notar que a lambida do rosto pode ser a causa da transmissão de doença – então tenha cuidado.

Ele cheira as partes íntimas

Este modo de comunicação é exclusivo para eles . Seu cão precisa saber quem ele tem que fazer. Suas trufas podem reconhecer milhares de cheiros. Ao cheirar as partes íntimas de outro cão, o seu detecta os feromônios emitidos pelas glândulas anais ; dois em número, eles estão em ambos os lados do ânus.

Os feromônios são substâncias químicas que o corpo segrega, não cheiram bem, não difundem cheiro de frutas ou flores, por exemplo; por outro lado, transmitem mensagens que apenas outros animais da mesma espécie conseguem decifrar. Graças aos feromônios, um cão será capaz de saber se seu congêner está no cio, por exemplo.

No primeiro contato, é importante deixar os cães em questão cheirar essas partes do corpo. A informação trocada é numerosa e facilitará, subsequentemente, a sua relação. Por outro lado, se eles não podem cheirar um ao outro por tempo suficiente, então a falta de exploração olfativa pode levar a um comportamento agressivo .

Simule o ato sexual

Uma das marcas da dominação é a simulação do ato sexual. Este simulacro tem muito raramente um significado sexual. Além disso, muitos filhotes fazem isso enquanto ainda são sexualmente imaturos. Dirigida em público, essa marca é significativa – entre os lobos, apenas os dominantes têm o direito de brincar na frente de todos. Portanto, é importante não deixar o seu cão fazer e interromper esse comportamento quando ele se manifesta.

Dicas verbais

O grunhido

É um sinal de aviso . Um desconforto se instala e seu vis-a-vis, cão ou humano, deve ficar longe. Seu cão pode rosnar por muitas razões: ele delimita seu território e proíbe o outro de entrar, ele tomou posse de um brinquedo ou de sua tigela e vê o outro como uma ameaça, ele rosna para expressar um dor .

O cão não rosna para dominar , mas simplesmente para avisar por múltiplas causas. Você, como mestre, deve tentar entender o mal-estar expresso pelo seu cão. Você deve parar toda a atividade com ele, dar um passo para trás e pensar sobre as doenças do seu cão. Você pode apelar para um behaviorista. Se o aviso não parece ser entendido, o cão pode ficar ainda mais chateado e potencialmente agressivo – fique alerta. Um grunhido expressa medo, medo, incompreensão e até dor.

O gemido

Como latir, é uma forma de expressão para o seu cachorro. O gemido vem de vários fatores, como estresse , tédio , solidão , excitação ou frustração . Seu cachorro geme para chamar sua atenção . Este é um sinal de socorro para levar a sério. Devemos tentar identificar a origem dessa reclamação.

Um gemido também pode ser um sinal de dor em seu cão. Se você toca nele e ele geme, então você não deve estar longe do lugar que o faz sofrer. Traga-o ao seu veterinário.

O uivo

Seu cachorro pode estar gritando como um lobo . É acima de tudo um meio de comunicação , mesmo que os cães, domesticados, usem isso apenas pontualmente. De fato, você traz para ele tudo que seu cão precisa. Algumas raças, como Husky , Beagle ou Cocker , são mais propensas a gritar do que outras. Como o lobo, um grito pode ser um sinal de disposição para interagir com outras pessoas (muito parecido com um telefonema) ou para expressar aflição.

latido

É certamente o método preferido de seu cão para se comunicar . Latir tem vários significados dependendo do seu tom e frequência.

  • A excitação e alegria correspondem a um latido agudo .
  • Se seu cão ameaçar ou for agressivo, ele usará um latido sem graça para intimidar.
  • Seu cachorro pode latir porque está entediado .
  • Você ensinou seu cão a latir sob certas condições. Se ele os cruzar, então ele abortará pelo condicionamento .
  • frustração pode levar a vários latidos sucessiva.

Como regra geral, seu cão late para chamar a atenção. É um caminho, também para responder a outro cão e assim criar um elo social. Pode ser também indicar um problema . O objetivo é sempre o mesmo, comunicar .

As posturas do seu cão e seus significados

Comportamento agressivo

A cauda do seu cão é esticada e paralela ao chão . Ela treme mais do que se move. Seu cão depende principalmente de suas patas dianteiras . Suas cerdas de cabelo e orelhas estão à frente . Seus lábiosestão enrolados, ele mostra suas presas e pode rosnar .

Comportamento estressado, preocupado

cauda do seu cão é bastante baixa . Seu corpo está abaixado como um todo e as orelhas estão para trás . As almofadas do seu cachorro suam e ele engasga e pode gemer.

Comportamento temeroso e agressivo

Sua cauda é abaixada entre suas duas pernas traseiras. Seu cabelo está cerrado e suas presas são visíveis. As orelhas ficam para trás. Seu cão pode ser agressivo por medo e, portanto, morder.

Comportamento calmo

A cauda é baixa e parece relaxada. A cabeça do seu cachorro é alta, sua boca deixa sair a língua e seu olhar será amigável.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk