• Início
  • Gatos
  • Vacina para Gatos: entenda tudo que você precisa saber

Vacina para Gatos: entenda tudo que você precisa saber

Alguns pontos são essenciais quando falamos da saúde de nossos amigos de quatro patas. Entre os cuidados básicos mais relevantes, não podemos esquecer da vacina para gatos!

Vacina

Essa é a forma mais eficaz de evitar que os felinos domésticos desenvolvam enfermidades graves. E não para por aí! 

vacina de gato também previne contra as perigosas zoonoses, ou seja doenças que podem passar de animais para humanos. Por isso deve-se manter a carteira de vacinação sempre atualizada.

Por muito tempo, ninguém duvidava da eficácia das vacinas, mas de uns tempos pra ca ela se tornou um assunto para debates. Muitos começaram a questionar quais são as principais vacinações? Com que frequência elas devem ser aplicadas? Pode vacinar gato ainda filhote? Vacina realmente funciona?

Quando começar com a vacinação? 

Vacina para gatos: entenda tudo que você precisa saber
não importa a idade todo gato precisa ser vacinado e manter a carteirinha atualizada

Já sabemos que a vacinação para os animais é fundamental, um dono de pet responsável, não deixa o seu bichinho sem este cuidado. Mas par anão cometer um erro até com os cuidados precisamos saber quando se deve fazer a primeira dose de uma vacina.

Os veterinarios explicam que há um momento certo para cada aplicação. Os animais devem tomar sua primeira vacina entre seis e oito semanas de vida. Especialistas indicam essa idade pois o bichano já está mais maduro e poderá desenvolver anticorpos de maneira mais eficaz.

Vacina para gatos: entenda tudo que você precisa saber
cuidar da saúde de seu gatinho vai deixa-lo muito mais feliz

Antes dessa fase, os filhotes ainda estão com os anticorpos que herdaram da mãe, e esses anticorpos naturais podem causar ineficácia dos anticorpos contidos nas vacinas.

Dessa forma, por mais que você queira deixar seu filhotinho protegido, espere até completar no mínimo seis semanas. Após esse prazo, busque um especialista. Ele irá analisar a saúde do seu pet e aplicar a vacina de gato que for necessária. 

Polivalente: uma vacina, com muitas vantagens

A primeira vacina para gatos que um proprietário deve procurar é a polivalente. Como seu nome indica, essa simples injeção protege seu bichano de várias enfermidades! O que torna esta a vacina mais importante para o seu felino.

Vacina para gatos: entenda tudo que você precisa saber
visita veterinária constante é necessário para todos os felinos

Apesar de ser chamada apenas de polivalente, há, na verdade, três versões do mesmo produto. Elas são chamadas V3, V4 e V5. A diferença entre elas está na fórmula, o número indica quantos antígenos a vacina contem. traduzindo, A v3 protege um felino de 3 doenças, v4 de 4 doenças e a v5 de 5 doenças.

 V3: também chamada vacina tríplice, vai agir contra a panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte.

V4: além de proteger das doenças já citadas, a vacina quádrupla ainda protege contra a clamidiose.

V5: a vacina quíntupla felina protege contra todas as doenças acima, e inclui proteção a leucemia felina.

A polivalente é de tão grande importância que será a primeira coisa a ser verificada quando o veterinário olhar a caderneta de vacinação de seu gatinho.

Vacina para gatos: entenda tudo que você precisa saber

Quantas dosagens tem a primeira vacina?

A polivalente que deve ser a primeira vacina de um gato, são dividias em 3 dosagens com um intervalo de 4 semanas entre cada dose.

Usando a polivalente, ainda é necessário a antirrábica?

Sim, apesar de proteger contra varias doenças, a polivalente não protege contra tudo. Quando o gato completa 16 semanas pode receber a primeira dose de antirrábica, esta vacina protege contra raiva, uma doença com a taxa de mortalidade de 100%.

Para que serve o caderno de vacinas?

O caderno ou calendário de vacinação é a forma mais eficaz de saber quando seu bichano tomará aproxima medida protetiva. além disso facilita para saber quais serão as próximas vacinas a serem aplicadas.

Saiba mais sobre animais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20