Escravo de Jó

0

Trouxemos aqui Escravo de Jó e outras Brincadeiras da Região Sudeste, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da região sudeste do Brasil que com toda certeza irão te surpreender e divertirão todos.

Escravo de Jó

Brincadeiras de rua são excelentes para se divertir e, ao mesmo tempo, trabalhar questões como disciplina, regras e atenção. Como cada região tem seus próprios costumes e tradições, com certeza, tem suas próprias brincadeiras que acabaram se espalhando pelo Brasil afora.

A seguir, vamos conhecer algumas das criadas na Região Sudeste mas que, com certeza, você já brincou estando em Goiás, Mato Grosso, Amapá ou qualquer outro estado. Vamos viajar com a gente?

Brincadeiras da Região Sudeste

A região Sudeste engloba os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Cada Estado possui características distintas,seja no modo de falar, vestimentas, culinária e até mesmo nas brincadeiras.

Abaixo foi selecionados as principais brincadeiras da Região Sudeste, algumas brincadeiras é conhecida em todo território brasileiro, outras nem tanto. Então, com essas dicas será possível você levar para a sua região as brincadeiras tipicas da Região Sudeste.

Escravo de Jó – Brincadeiras da Região Sudeste

A brincadeira escravo de Jô teve origem em uma cidade do interior de São Paulo, chamada Tatuí. Essa brincadeira é super simples e fácil de ensinar para as crianças.

Recursos para a brincadeira:

  • Qualquer objeto.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Todas as crianças terão que fazer um círculo, de preferência sentados em uma superfície plana.
  2. Com um objeto nas mãos, os participantes devem passa-lo para o participante do lado e assim a brincadeira seguirá ao ritmo da seguinte canção de roda:

“Escravos de Jó jogavam caxangá.
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira. Põe. Deixa ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.”

3. Essa brincadeira não terá perdedores ou ganhadores, é uma ótima opção para as crianças conhecerem cantigas de rodas e para socialização.

Fim da brincadeira Escravo de Jó

Se você gostou da brincadeira, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Brincadeiras da Região Sudeste

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!