10 Atividades sobre Estado Físico da Matéria – Química

0

Estados físicos da matéria é um conteúdo bastante trabalhado na sala de aula. Isso porque esse tema é abordado nas em várias disciplinas, como química, física e biologia. Mas, para além disso, esse  conteúdo é de suma importância.

Dessa forma, Estados físicos da matéria são assim tão importantes dentro como fora da sala de aula. Pensando nessa importância, trouxemos dez atividades sobre estados físicos da matéria.

10 Atividades sobre Estado Físico da Matéria – Química

Mas o que são os estados físicos da matéria?

Essa é uma pergunta bastante comum nas salas de aula, e para respondê-la é necessário retomarmos alguns conceitos das aula de química: o princípio de Lavoisier. Esse princípio diz que na natureza nada se cria, tudo se transforma

Portanto, cada corpo possui sua composição, e nela encontram-se as menores partículas do mundo: os átomos. E quando esse corpo se modifica fisicamente ele apenas muda de forma. Dessa maneira, os estados físicos da matéria são nada mais nada menos que as várias formas que um corpo pode se modificar fisicamente(aparentemente).

Portanto, um exemplo das transformações físicas da matéria seria o ato de ferver a água para fazer um café. Ao colocar a água em um recipiente ela encontra-se em estado líquido. Quando aquecida no fogão, se transforma em vapor.

Atividade 1: Questionário – Estados físicos da matéria

Recursos:

  • Lousa e folha

Passo a passo:

Apresente, na lousa, os seguintes questionamentos aos alunos:

Mudança de estado físico do naftaleno
  • Dentro desse contexto, algumas pessoas usam bolinhas de naftalina no armário para afastar traças. Dessa forma, depois de algum tempo, essas bolinhas “somem”. Portanto, qual o estado físico que se encontra as bolinhas de naftalina antes de “sumirem,  depois de “sumirem” e o que será que acontece com elas?
Mudança de estado físico do ouro
  • Outro exemplo é a transformação do ouro. Sabemos que o ouro é encontrado na natureza em forma de pedras ou grãos? Qual o estado físico do ouro?
Mudança de estado físico da água
  • Outrossim, quando colocamos roupas molhadas no varal em dias quentes, percebemos que as roupas, depois de um tempo, ficam secas. Portanto, qual o estado físico que se encontra a água nas roupas molhadas e nas roupas secas?

Atividade 2 – Questionário sobre mudança física da água – Estados físicos da matéria

Recurso:

  • Retroprojetor para mostrar as figuras

Passo a passo:

Figura 1- Mudança física da água

Nessa atividade, apresente para os alunos inicialmente a clássica Figura 1. Faça então a seguinte sequência de perguntas, sempre dando tempo para que respondam cada uma delas antes de passar para a próxima:

1) Afinal, o que faz uma mesma substância apresentar-se de três estados diferentes?

2) Logo, o que diferencia cada um destes estados, dado que são uma mesma substância?

3) Portanto, seria possível fazer a mesma coisa com o ferro ou vidro por exemplo, já que eles são substâncias relativamente duras?

4) Dessa maneira, existe alguma substância que não apresenta algum destes estados? Se sim, em quais estados esta substância pode se apresentar?

Deixe os alunos discutirem por mais alguns minutos antes dar prosseguimento a aula.

Atividade 3 – Questionário sobre liberdade de Movimentação das Partículas – Estados físicos da matéria

Recursos

  • Retroprojetor para mostrar as figuras

Passo a passo:

Em seguida, apresente o conceito de Liberdade de Movimentação das Partículas e compare o grau de liberdade das partículas de água em cada um dos estados da Figura 1. Neste momento compare o estado natural de algumas substâncias, ou seja, como elas se apresentam em condição ambiente de temperatura e pressão (ferro e água por exemplo). Conclua agora que, o mesmo que faz a água endurecer faz o ferro amolecer: calor, cedido ou recebido.

 

A partir deste momento faça uma aula expositiva simples sobre o assunto apresentando as Figuras 2, 3 e 4, explicando cada uma das possíveis mudanças de estado.

Atividade 4 e 5 – Análise gráfica da mudança física da matéria – Estado físico da matéria

Recursos:

  • Retroprojetor para mostrar as figuras

Passo a passo:

Em seguida, faça a associação das mudanças de estado com o gráfico de temperatura em função de calor recebido, para a fusão, mostrado na Figura 5.

Gráfico de mudança de estado físico da matéria
Gráfico de mudança de estado físico da matéria

Depois peça para que eles criem o gráfico semelhante para os processos de solidificação e sublimação, e comparem a diferença entre os 3 gráficos.

Atividade 6:Experimentos – Estados físicos da matéria

Por outro lado, essa atividade deverá ser realizada preferencialmente no Laboratório de Ciências, Biologia, Física ou Química.

Recursos:

Providencie, com antecedência, os seguintes materiais:

  • termômetro comum;
  • água;
  • gelatina em pó de vários sabores;
  • tigelas transparentes;
  • copos descartáveis;
  • colheres;
  • jarras plásticas;
  • geladeira; e
  • aquecedor portátil.

 

Passo a passo:

1) Para realizar essa atividade, divida a turma em grupos, e forneça uma tigela plástica transparente, uma colher, uma jarra com água fria, copos descartáveis e uma gelatina em pó.

2) Em seguida, oriente os grupos a registrarem, no caderno, todo o processo: os questionamentos, os procedimentos, os resultados e as conclusões. Os registros poderão ser feito em forma de desenhos ou textos.

3) Depois, peça que cada grupo faça uma análise dos ingredientes da gelatina. Para isso, questione:

  • Qual o estado físico da água fria?
  • E do pó de gelatina?

4) Dessa forma, para demonstrar o estado gasoso, peça que cada grupo coloque água na tigela transparente e meça a temperatura da água com o auxílio de um termômetro.

5) Em seguida, cada grupo deverá colocar um aquecedor portátil dentro da tigela com água e deixar o termômetro para mostrar o aumento da temperatura da água.

6) Por fim, peça aos grupos que anotem a medida.

7) Solicite aos alunos que passem a mão por cima da tigela e descreva o que estão percebendo. Para isso, questione:

  • É possível sentir as gotículas de vapor na mão?

8) Após, peça aos alunos que adicionem pó de gelatina à água quente na tigela. Questione:

  • Afinal, o que aconteceu com o pó de gelatina?
  • Por quê ocorreu este fenômeno?

9) Por fim, informe que cada grupo deverá acrescentar água fria em cada tigela. Questione:

  • Afinal,O que aconteceu?
  • Logo, qual a importância da água fria neste momento? Explique.

10) Dessa maneira, deixe que cada grupo encha os copos descartáveis com a mistura das tigelas. Cada grupo deverá levar os copos à geladeira, deixando um de fora. Questione:

  • Afinal, o que acontecerá com a gelatina que ficou na geladeira? E a que ficou de fora? Explique.

11) Finalmente, quando a gelatina estiver pronta, se possível, sirva aos alunos. No final da atividade, estimule os grupos a apresentarem suas ideias. Use as falas colhidas e os desenhos ou textos dos alunos para analisar o que aprenderam. Verifique se compreenderam os estados físicos da matéria, bem como as mudanças de estado.

Atividade 7 e 8 – Relatório sobre o experimento – Estados físicos da matéria

 Primeiramente, é válido lembrar que essa atividade é um complemento da atividade anterior, e tem como objetivos:

  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas;
  • interpretar e analisar experimentos;
  • construir argumentos; e
  • elaborar um roteiro de experimento investigativo.

    Recursos:

  • Laboratório de Informática

Passo a passo:

Dessa maneira, essa atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da escola. Caso não seja possível a realização em nenhum destes espaços informados, os alunos deverão realizar as atividades propostas em casa ou em outro ambiente. Destine uma aula para realizar orientações aos grupos

1) Portanto, apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:

Logo, o relatório deverá apresentar:

    • Página inicial.
    • Introdução.
    • Material e métodos.
    • Resultados e discussão.
    • Conclusões.
    • Referências bibliográficas.

2)Finalmente, os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.

Atividades 9 e 10 – Correção do relatório e apresentação de seminário – Estados físicos da matéria

Recursos:

  • Retroprojetor

Passo a passo:

1) Após as correções, proponha que os grupos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar com os outros colegas as produções.

2) Dessa forma, para a organização da apresentação, solicite aos alunos que acessem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: https://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Portanto, informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.

4) Além disso, durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

5) Dessa maneira, oriente os grupos a socializarem seus relatórios e apresentações. Para isso, com a ajuda de alunos, poste os trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, crie, juntamente com os alunos, um blog acessando e seguindo as instruções do endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=ptBR&passive=86400&continue=https://www.blogger.com/home#s01.

7) Por fim, postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

Portanto, se você gostou dessa atividade, talvez você queira conferir outras presentes aqui no blog.