Etapas de um projeto de pesquisa

0
999
Etapas de um projeto de pesquisa 1

Nós professores durante alguma etapa de nossas vidas teremos que produzir um projeto de pesquisa, seja durante a formação ou até mesmo depois dela, por esse motivo é muito importante que saibamos quais as etapas de um projeto de pesquisa, para que ele possa ser realizado da melhor maneira possível.

Etapas de um Projeto de Pesquisa

Um projeto de pesquisa pode ser desenvolvido de diferentes formas, são elas quantitativa, qualitativa, longitudinal, experimental e mista, porém as etapas de cada um deles no momento de elaborar e registrar são as mesmas.

E é justamente o que o nosso artigo de hoje vai trazer para vocês, a explicação de cada etapa para a elaboração de um projeto de pesquisa.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Quais as Etapas de um Projeto de Pesquisa?

Por mais que a elaboração de um projeto de pesquisa pareça algo complicado, ele se baseia, de modo geral, em cinco etapas. Veja agora cada uma delas:

Etapas da elaboração do projeto

1.Escolha do Tema

Quando vamos selecionar um tema para desenvolver o nosso projeto é muito importante não se esquecer que essa pesquisa precisa possuir um cunho cientifico, por esse motivo é muito importante que quando você selecionar um tema, ele seja relevante e possível de identificar um “problema” dentro dele.

Ao realizar um projeto de pesquisa com teor acadêmico é muito importante que o pesquisador realize a pesquisa de acordo com a sua área de estudo, por exemplo, em uma formação para professores os temas escolhidos para TCC precisam ser voltados para a educação.

Para escolher o tema leve em consideração todo o esforço que você irá investir nesse projeto, se colocado na ponta do lápis o investimento financeiro, emocional e de tempo e você considerar que o tema vale a pena, então esse será o assunto correto.

Antes de escolher um tema você deverá levar em consideração alguns fatores importantes, como:

  • Qual a relevância humana, social e cientifica desse tema?
  • Esse assunto já foi abordado por outro pesquisador? Quem foi, como foi desenvolvido e em qual período?
  • Se a resposta para pergunta acima for sim, então você deve levarem consideração qual o enfoque que você dará a esse problema.
  • Se certificar que é viável a realização da pesquisa, tanto na parte ética, financeira e técnica do pesquisador.
  • E o mais importante, se sentir à vontade com o tema, e motivado para apresentar a solução para o problema escolhido.

2.Formulação da hipótese

No momento de formular a hipótese, o pesquisador deverá apresentar uma possível solução para o problema escolhido, hipótese essa que será testada posteriormente.

No final do projeto, após a aplicação do método de pesquisa escolhido aplicado, essa hipótese será testada e definida como falsa ou verdadeira. Ela precisa ser afirmativa, simples, além de ser sujeita a negação.

Porém, essa etapa não é obrigatória em todos os tipos de projetos de pesquisa, nas exploratórias, por exemplo, que possuem a finalidade de apresentar novas evidências de um determinado assunto novo, não contém a fase da hipótese.

3.Definição dos Objetivos

Nos objetivos, gerais e específicos, o pesquisador deverá citar qual é a finalidade da pesquisa e da elaboração do projeto. Para definir um bom objetivo, você deve seguir o mesmo pensamento da problematização, porém de uma forma afirmativa.

Outra característica dos objetivos é que sempre deverão ser formulados com os verbos no infinitivo – ar, er, ir.

De acordo com o tamanho de sua pesquisa, deverão ser criados objetivos gerais e específicos, de forma ampla, o objetivo geral abrange uma questão geral como o próprio nome já diz, e depois, os objetivos específicos tem a finalidade de definir metas que ajudam a alcançar o objetivo geral.

3.Definição dos Objetivos

4.Elaboração do Projeto

O projeto deve ser considerado o guia do pesquisador no momento de realizar, porém isso não significa que no decorrer do processo não poderá ocorrer modificações na forma da realização da pesquisa.

É nessa etapa que deverá ser decidido qual será o tipo de pesquisa e como ela será aplicada para encontrar a solução para a problematização.

Considerações Finais Sobre as Etapas da Elaboração de um Projeto de Pesquisa

As etapas da elaboração de um projeto de pesquisa de forma geral são simples, porém se você precisa de uma explicação mais complexa, você pode realizar o Curso projeto de pesquisa científica, um curso online que ajuda muito no momento da elaboração do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.