Evolução biológica

0

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Evolução biológica, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Evolução biológica

A evolução é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.

E  tem como ideia principal que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais.

As primeiras ideias evolucionistas

Resultado de imagem para evolucionista

As teorias evolucionistas apresentam como ponto principal a defesa de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, que não podem ser mudados.

Principais teorias evolutivas

Lamarckismo diz respeito ao uso e desuso, que não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações nos limites predeterminados.

Darwinismo as espécies modificam-se ao longo do tempo em virtude da seleção natural. Para ele, os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência e apenas aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características vantajosas para seus descendentes.

Neodarwinismo consiste na teoria da seleção natural acrescida dos conhecimentos genéticos adquiridos posteriormente. Assim sendo, o neodarwinismo incorpora a ideia de mutação e recombinação genética.

Videos sobre As primeiras ideias evolucionistas:

O pensamento evolucionista

Resultado de imagem para evolucionista

Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam.

Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual.

Videos sobre O pensamento evolucionista:

Evidências da evolução biológica

Resultado de imagem para Evidências da evolução biológica

A primeira evidência refere-se aos registros fósseis, sendo uma prova consistente de que nosso planeta já abrigou espécies diferentes das que existem hoje. A adaptação, capacidade do ser vivo em se ajustar ao ambiente, pode ser outra evidência, uma vez que, por seleção natural, indivíduos portadores de determinadas características vantajosas – como a coloração parecida com a de seu substrato – possuem mais chances de sobreviver e transmitir a seus descendentes tais características.

Videos sobre Evidências da evolução biológica:

Principais fatores evolutivos

Resultado de imagem para Principais fatores evolutivos

A mutação pode ser definida como um evento que dá origem a alterações qualitativas ou quantitativas no material genético. Recombinação é a mistura de genes que ocorre durante a meiose, para formação dos gametas. Essa recombinação é responsável pela singularidade de cada indivíduo de uma mesma espécie. A probabilidade de que dois indivíduos da mesma irmandade sejam iguais é praticamente zero. A seleção natural é o processo chave que age sobre a casualidade da mutação e seleciona as características apropriadas para melhorar a adaptação dos organismos.

Videos sobre Principais fatores evolutivos:

Bases genéticas da evolução

Resultado de imagem para Bases genéticas da evolução

A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos geneticamente variados de uma população. A seleção natural, por sua vez, favorece os portadores de determinados conjuntos gênicos adaptativos, que tendem a sobreviver e se reproduzir em maior escala que outros. Em função da atuação desses e de outros fatores evolutivos, a composição gênica das populações se modifica ao longo do tempo.

Videos sobre Bases genéticas da evolução:

A árvore filogenética

Resultado de imagem para A árvore filogenética

Uma árvore filogenética é uma representação gráfica, em forma de árvore, apresentando as relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que possam ter um ancestral comum.

Videos sobre A árvore filogenética:

Origem dos grandes grupos de seres vivos

Resultado de imagem para Origem dos grandes grupos de seres vivos

A formação de novas espécies de seres vivos, denominada de especiação, é uma etapa fundamental do processo evolutivo. O termo espécie vem do latim species e significa tipo, qualidade. Em 1942, Ernst Mayr (n 1904) propôs uma definição de espécie como sendo um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies. No entanto esse conceito proposto por Mayr tem limitações. Ele não se aplica, a espécies que se reproduzem assexuadamente, como bactérias, vírus e certas espécies de outros grupos.

Videos sobre Origem dos grandes grupos de seres vivos:

Evolução humana

Resultado de imagem para Evolução humana

A evolução humana é um processo diverso que vem sendo estudado anos e anos, para que seja o mais aproximado possível da realidade.

A mais aceita

A evolução humana é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.

Videos sobre Evolução humana:

Ancestralidade humana

Resultado de imagem para Ancestralidade humana

O termo “humano” no contexto da evolução humana, refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos entre 2,3 e 2,4 milhões de anos na África.

Características

Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés – o único outro hominídeo vivo – entre 5 e 7 milhões anos atrás. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas. Estas incluem o Homo erectus, que habitou a Ásia, e o Homo neanderthalensis, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrás.

Videos sobre Ancestralidade humana:

Os homens antes no homem

Resultado de imagem para homens

Uma expressão onde muitas pessoas acreditam que existiu pessoas antes das teorias assim como os estudiosos pesquisaram, sendo de tamanha importância, para o conhecimento dos humanos sobre a evolução.

Videos sobre Os homens antes no homem:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Evolução Biológica. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.