Vamos conhecer alguns Exercícios de alfabetização? Seu filho não é mais um bebê e já vai começar a alfabetização.

O tempo passou rápido e o seu pequeno, quando você menos esperar, vai sair por aí escrevendo e lendo tudo o que vê pela frente!

Para ajudar nesse novo momento tão importante para pais e filhos, confira algumas atividades que você pode fazer com as crianças em casa, de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo bem simples!

Criar momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita.

A intenção é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever.

Alguns exemplos de perguntas para a turma, a palavra que você procura começa com que letra? Termina com qual? Quantas letras você acha que ela tem? É por meio de reflexões desse tipo que as crianças entendem a ligação entre os sons e as possíveis grafias.

Algo muito distinto do que se fazia até pouco tempo atrás, quando vigorava a ideia de memorização.

Os alunos primeiro repetiam inúmeras vezes as sílabas já formadas (ba, be, bi, bo, bu) e depois tentavam formar palavras e frases utilizando as sílabas que já haviam aprendido (“O burro corria para o correio”, “Ivo viu a uva” e outras sem sentido algum).

Só depois de guardar todas as possibilidades, a criança começava a escrever pequenos textos. O pior era que, em muitos casos, o momento da produção nunca chegava.

Trabalhar com rimas

Quando vocês brincam com rimas é possível perceber que os sons das palavras são estimulados.

A criança começa a perceber que existem palavras com a sonoridade parecida; que terminam com som semelhante. A habilidade de rima permite que brinquemos muito com as crianças.

Dá para brincar com música, com versinhos; brincar com figuras que rimam e daí fazer um casadinho entre elas. Por exemplo: panela e canela; não e caminhão.

3-192605-4e9rwkhr-8492916-4620638
Exercícios de alfabetização

Quando a gente faz essa sonoridade, você mostra essas palavrinhas repetidas e pode-se perceber que as crianças notam as figuras. A partir disso, elas podem concluir que as palavras têm o mesmo som. Essa habilidade é muito importante na hora da alfabetização.

Trabalhar com pedaços de palavras

Brinquem com seu filho palavras grandes e pequenas. Um exemplo é começar por aquelas que tenham duas sílabas; por exemplo: bolo. Então você fala as partes da palavra com ênfase: ‘bo-lo’.

Depois, escolha uma que seja maior: ‘ca-be-ça’. O próximo passo é perguntar à criança quais dessas palavras têm mais partes. Esse trabalho chama-se segmentação silábica.

Outra dica é ver se o pequeno adivinhar que palavra você quer dizer. Exemplo: ‘ca-ma’(enfatizando as sílabas). Daí pergunte a ele o que você quer dizer e a criança responderá juntando esses pedaços (cama).

Então, quando brincamos de separar e juntar essas estruturas, estamos realizando a síntese silábica, um passo indispensável na consciência fonológica e na alfabetização.

Use a aliteração

Começamos falando os sons iniciais das palavras. Exemplo: o que começa com a? ‘A-bacaxi’, ‘a-mor, ‘a-marelo’, ‘a-zul’, ‘a-migo’. Repare que damos muita ênfase no som. Isso deve ser usado para outras palavras (‘laranja’, ‘maçã’, ‘banana’, etc.).

material-escolar-volta-as-aulas-crianca-na-escola-crianca-estudando-criancas-estudando-sala-de-aula-criancas-na-escola-1452088957910-615x300-549033-sifodb2d-1386962-1309533
Exercícios de alfabetização

Através disso, você pode brincar da seguinte forma: “quando eu falar uma palavra que comece com ‘ca’, bata palma”. Daí você fala: ‘arroz’, ‘colchão’ e ‘cachorro’. Nesse momento, a criança vai bater palma por identificar a palavra.

Dica de ouro

Ajudar as crianças a entender como os textos se organizam e os aspectos específicos da linguagem escrita, geralmente, os projetos estão relacionados à pesquisa de temas de interesse da criançada.

Convide os alunos a buscar informações, relacionar conhecimentos, realizar registros, produzir textos e revisá-los.

Exercícios de alfabetização e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Exercícios de alfabetização e quer continuar aprendendo com nossas dicas de temas diversos, aproveite para ler mais de nossos artigos.