Como já vimos em brincadeiras anteriores, os atos de solidariedade são essenciais para uma sociedade pacífica, e podem fazer enorme diferença tanto na vida de quem pratica, como de quem recebe essas ações. O professor pode incentivar seus alunos a terem esse tipo de consciência através de atividades chamativas e interessantes. E mais do que apenas oferecer pontos em sala de aula, o professor deve mostrar a importância de agir sem desejar nada em troca. Um exemplo disso é a fabricação de brinquedos.

Veja como fazer.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Como aplicar a fabricação de brinquedos como uma ação solidária

Além de ser algo muito saudável para o espírito, o professor pode ensinar outro valor muito importante para os alunos ao sugerir esta atividade: a importância do cuidado. Fabricar brinquedos de forma artesanal pode estar longe dos padrões de empresas, mas o cuidado e a dedicação são tão boas quanto, e seu papel como professor mostrar o quanto devemos ter cuidado nesse aspecto. Veja como preparar a atividade.

Fabricação de Brinquedos

Público alvo: atividade destinada a alunos maiores de 10 anos de idade.

Idade: crianças à partir de 8 anos de idade e até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.

Recursos: você precisa fabricar brinquedos caseiros para crianças de baixos recursos. Para criar um brinquedo como o da imagem acima, será necessário garrafas pets, elástico e uma bola de isopor.

Objetivo: explicar o sentido da solidariedade, e fazer os alunos participarem de uma ação na prática.

Passo a passo

  1. O professor deve pedir que pequeno grupos fabriquem seus brinquedos solidários.
  2. Cada aluno pode escrever uma carta de dedicação a uma criança.

O tipo de brinquedo pode variar muito, e o ideal é deixar que os próprios alunos decidam. Se eles se esforçarem, através do incetivo do professor, a fabricação de brinquedos vai garantir não apenas uma melhora no desempenho escolar, como fazer a vida mais bonita para outras crianças. Aproveite essa oportunidade. Um grande abraço, e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.