Fábula A Mulher e o Balde de Leite - Esopo 4

A fábula A mulher e o balde de leite é uma das fábulas de Isopo, que ensinam muito, sobre a necessidade de ser prudente, e não descuidar de nosso bem precioso, enquanto planejamos o que vamos fazer com ele.

Por possuir uma lição moral muito importante, decidimos recontá-la, então, quer conhecer? Vamos lá!

Fábula A Mulher e o Balde de Leite

Conta-se que uma linda moça, muito feliz e esperançosa foi buscar em uma fazenda próxima de sua casa uma boa quantidade de leite. Não era sempre que tinha uma oportunidade como essa, pois o leite era doado apenas uma vez no ano! Enquanto caminhava, com o balde na cabeça, para dar conta de equilibrar o peso em seu corpo franzino, a jovem planejava:

 

Maravilha!!! Com esse leite gordinho como está, vou fazer bastante manteiga, depois de pronta, a venderei no mercado. Com o dinheiro da venda, vou comprar alguns ovos para a Clotilde chocar.  Ela boa chocadeira como é, tenho certeza que nascerão muitos pintinhos! Parece que até já estou vendo-os ciscando no quintal!

Quando o dia primeiro de maio chegar, eu venderei os pintinhos e com o dinheiro comprarei um vestido novo maravilhoso. Quando chegar o dia da festa no arraial, eu serei a mais cortejada, os bonitões das fazendas vão querer me namorar, mas é aí que eu vou dar o fora neles e mandar que eles procurem serviço!

    

Enquanto conversava consigo mesma sobre seus projetos, esqueceu-se de manter a postura e jogou a cabeça para traz derramando todo leite que transportava.

Aborrecida e decepcionada, olhou para o balde e não tinha mais nada! Sem o leite não tinha Manteiga, nem dinheiro; nem ovo; nem os pintinhos; nem vestido e muito menos oportunidade de esnobar o crush!

Moral: Não conte com os pintinhos se eles sequer saíram do ovo.

Autor: Isopo  – Adaptação Eline Costa

Ou melhor: “como diz o ditado: Não adianta chorar o leite derramado!”

Autor da história: Fábula A Mulher e o Balde de Leite

Como já mencionado, essa fábula é atribuída à Isopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo, e deixou muitas lições em forma de contos.

Fábula A Mulher e o Balde de Leite – Exercício de leitura para o fundamental I

  1. Escreva com suas palavras qual a lição que você pode tirar dessa história
  2. Cite três adjetivos presentes no texto
  3. Dê o antônimo das palavras: Aborrecida, decepcionada, bonitões
  4. Escreva o sinônimo de: Prudente, franzina, transportava.
  5. Por qual motivo o leite acabou se derramando?
  6. Escreva um parágrafo, explicando: Em seu modo de pensar, a mulher do balde de leite teria outra chance?
  7. Se ela tivesse outra oportunidade, você acha que ela mudaria alguma coisa? O que por exemplo?

Fábula A mulher e o balde de leite – Proposta de dinâmica: Equilibrando o corpo

Essa será uma oportunidade para movimentar com a galerinha, então vamos ao passo a passo:

  1. Peça que as crianças façam duas filas, uma diante da outra
  2. Pegue um livro e coloque sobre a cabeça do primeiro aluno, e veja se ele consegue equilibrar levando-o até o colega na outra fila.
  3. O colega ao pegar o livro, deverá colocar em sua cabeça e se dirigir até a fila de onde veio o colega.
  4. Assim por diante, permita que todos treinem andar equilibrados com o livro na cabeça.

Chame atenção dos alunos para olharem a postura do colega enquanto se equilibram, e mostre que com uma postura correta, nosso corpo pode suportar um peso maior sem causar danos à coluna. Fale com eles também sobre a concentração, e mostre que a moça perdeu tudo por haver se distraído no momento errado.

A mulher e o balde de leite – vídeo

Esse é o nosso vídeo com a história da mulher e o balde de leite. Ele poderá ser utilizado tanto para crianças menores, as quais são atraídas por desenhos, quanto para crianças com deficiências visuais, para que acompanhem as atividades, ouvindo as histórias por meio do vídeo.

Finalizando o post sobre a Fábula a mulher e o balde de leite

Gostou da postagem e da nova versão: a mulher e o balde de leite? Se oi útil para você, deixe seu comentário, ou curta a página da demonstre. Procuramos trazer sempre com carinho nossa colaboração, para que seus momentos com os pequenos sejam especiais! 

Você também pode gostar de:

Animação A mulher e o Balde de Leite

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.