Farinha-seca

0

Veja Farinha-seca e outras Plantas Ornamentais.

Como sabemos as plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças.

Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.

Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas Ornamentais”, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.

Farinha-seca

A farinha-seca é uma árvore semidecídua, monóica, florífera, que apresenta tronco e copa ornamentais. Nativa da América do Sul, ela é encontrada em diversos estados brasileiros, desde o Rio Grande do Sul até o Pará, com menor incidência no nordeste do país. Seu tronco é cilíndrico, com cerca de 40 a 80 cm de diâmetro, e com fuste relativamente alto, que alcança 12 metros de altura. Atinge de 10 a 20 metros altura, contudo alguns indíviduos podem alcançar até 35 metros. A casca é espessa, pulvurulenta e amarelada, o que lhe é bastante característico e provavelmente lhe rendeu o curioso nome de farinha-seca. Suas folhas são bipinadas, alternas, com numerosos folíolos elípticos, brilhantes e de cor verde-escura.

A copa é esparsa, aplanada e tem o formato de “V”. Floresce na primavera e verão, despontando inflorescências do tipo panícula terminal, com numerosos capítulos densamente recobertos pelos estames, de cor branca. O fruto que se segue é uma vagem achatada, deiscente e pardacenta. Elas contém sementes ovaladas, duras, pequenas e castanhas. O conjunto elegante formado pela copa, ramagem e tronco da farinha-seca a tornam uma árvore bastante decorativa, ideal para grandes espaços, como parques e jardins amplos. Quando florida é um espetáculo à parte e torna-se muito atrativa para abelhas e outros insetos polinizadores. Ameaçada de extinção, esta árvore nativa também é considerada pioneira e de sucessão primária, sendo importante incluí-la em programas de reflorestamento e recuperação ambiental.

Farinha-seca – Ficha da Planta Ornamental

  • Nome Científico: Albizia niopoides
  • Sinonímia: Albizia hasslerii, Pithecellobium hassleri, Pithecolobium niopoides, Pithecolobium caribaeum, Albizia richardiana, Senegalia liebmannii, Senegalia guacamayo
  • Nomes Populares:Farinha-seca, Frando-assado, Angico-branco, Mulateira, Angico-pururuca, Canela-de-corvo, Coxa-de-frango, Farinha-seca-de-mico, Manga-do-mato, Pé-de-frango, Gurujuba
  • Família: Fabaceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Trindade e Tobago, Venezuela
  • Altura: 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
  • Luminosidade:
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Farinha-seca?

Apesar de suas qualidades ornamentais e ecológicas, ainda é pouco utilizada em projetos paisagísticos.

Vídeo sobre Farinha-seca:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Plantas Ornamentais

Planta ornamental são plantas cultivada por sua beleza. São muito usadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos.

As pessoas comentam indícios de que, desde os primórdios da humanidade, algumas espécies, como o lírio-branco, eram cultivadas para esse fim, também os ipês que são muito tradicionais no Brasil.

Para você decorar a sua casa com plantas ornamentais e compor o seu ambiente com beleza e elegância, separamos as espécies mais adequadas para áreas internas e externas. Ao escolher por plantas ornamentais para espaços internos é preciso pesquisar sobre as espécies e a necessidade de luz e sol de cada uma.

Algumas pessoas utilizam plantas venenosas na decoração de ambientes internos, pois desconhecem do perigo que essas espécies representam para crianças e animais. Por isso, antes de adquirir uma planta é importante verificar se a espécie é tóxica.

Fim da Farinha-seca

Se você gostou, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

20 Plantas Ornamentais – Etapa 4

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!