Fichas – Brincadeira para Aprender Tabuada

0
1100
Fichas - Brincadeira para Aprender Tabuada

Fichas – Jogo para Incentivar o Aprendizado da Tabuada

A brincadeira da tabuada de hoje é muito mais fácil do que imagina: Fichas! Através delas, os alunos podem se esforçar para aplicar os seus conhecimentos de uma forma divertida e dinâmica. E combinada com as brincadeiras que já disponibilizamos aqui, você pode preparar uma verdadeira gincana! Veja o que precisa para dar início a esta interessante atividade.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Os Requisitos para os Jogos das Fichas

Esta é uma brincadeira simples, que pode ser aplicada desde os ensinos mais básico do ensino fundamental, até turmas nos últimos anos deste período. A ideia aqui é fazer com que eles se divirtam aprendendo, o que em caso de turmas cujo o ritmo esteja mais lento ou até mais difícil, elas sejam de capazes de quebrar a pressão, e assim aprender a tabuada como se deve.

Veja o que você precisa para aplicar o jogo em sala de aula.

Fichas

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental.
  • Idade: crianças à partir dos 7 anos de idade.
  • Recursos: o professor deve confeccionar fichas redondas com símbolos de vezes, igual e números de 0 a 9. As fichas podem ser de papel, goma EVA, ou qualquer outro material.
  • Objetivo: através de um jogo totalmente lúdico, aprender a tabuada.

Passo a passo:

  1. O professor separa duplas
  2. Distribui as fichas
  3. O aluno deve pegar 2 números sem ver, e dividir um pelo outro e anotar o resultado
  4. Vence que acertar mais.

Caso perceba que os alunos estão conseguindo aprender com mais facilidade através das fichas, proponha cálculos maiores, e para turmas mais avançadas, pode-se até mesmo preparar equações simples, caso valha o desafio. Se achar válido, avise com antecedência do jogo, para que os alunos comecem a praticar e se preparar para os estudos. Não deixe de testar as possibilidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.