Veja agora, online, o filme Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel

Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel

Preparado para aproveitar este filme antigo maravilhoso?

https://i.vimeocdn.com/video/774553543_1280x1840.jpg?r=pad

Veja antes a sinopse: Un Chien Andalou é um clássico filme surrealista de vanguarda européia da cooperação do diretor Luis Buñuel e Salvador Dali. O filme mudou a forma como as pessoas faziam filmes. O mais famoso é a cena do olho de uma mulher sendo cortado com uma faca.

Filme de: Luis Buñuel

Confira a sinopse de Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel

Un Chien Andalou é um clássico filme surrealista de vanguarda européia da cooperação do diretor Luis Buñuel e Salvador Dali. O filme mudou a forma como as pessoas faziam filmes. O mais famoso é a cena do olho de uma mulher sendo cortado com uma faca.

Veja agora o filme Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel online:

source
Obs: por algum acaso o filme não está funcionando como deveria? Nos avise nos comentários que corrigiremos o mais rápido possível!

Ficha técnica Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel:

Ficha técnica
Título Un Chien Andalou (Original)
Ano produção 1929
Dirigido por Luis Buñuel e Salvador Dalí
Estreia 6 de Junho de 1929 ( Mundial )
Duração 16 minutos
Gênero Drama – Fantasia
Países de Origem França
Roteiro Luis Buñuel e Salvador Dalí
Produção Luis Buñuel e Pierre Braunberger
Elenco
Luis Buñuel  man in prologue
Fano Messan Hermaphrodite
Jaime Miravilles Fat Seminarist
Marval Seminarist
Pierre Batcheff Man as Pierre Batchef
Robert Hommet Young Man
Salvador Dalí Seminarist
Simonne Mareuil Young girl as Simonne Mareuil

Curiosidades Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel:

  • Na estréia de Paris, Luis Buñuel se escondeu atrás da tela com pedras nos bolsos por medo de ser atacado pelo público confuso. Nada disso aconteceu. Na verdade, o público adorou seu enredo misterioso e incompreensível.
  • Luis Buñuel contou a Salvador Dalí sobre um sonho no qual uma nuvem cortava a lua ao meio “como uma lâmina de barbear cortando um olho”. Dalí respondeu que tinha sonhado com uma mão cheia de formigas. Destes dois sonhos nasceu este filme.
  • O padre sendo arrastado com o piano é Salvador Dalí.
  • David Bowie começou todos os shows em sua turnê “Station to Station” de 1976 mostrando este filme. (Se você já ouviu um público gemer na cena de abertura, imagine um auditório inteiro, a maioria dos quais, sem dúvida, o viu pela primeira vez.)
  • O filme contém várias referências a Federico García Lorca (que estava apaixonado por Salvador Dalí) e outros escritores da época. Os burros podres são uma referência ao romance “Platero y yo” de Juan Ramón Jiménez, que Luis Buñuel e Dalí detestavam.
  • Durante a cena da bicicleta, a mulher que está sentada em uma cadeira durante a leitura joga o livro de lado. A imagem que mostra quando se abre é uma reprodução de uma pintura de Johannes Vermeer. Vermeer era um pintor holandês muito admirado por Salvador Dalí, e Dalí frequentemente referenciava Vermeer em suas próprias pinturas.
  • As duas principais estrelas do filme, Pierre Batcheff e Simone Mareuil, cometeram suicídio alguns anos após o lançamento do filme. A morte de Batcheff foi por uma overdose aos 24 anos e Mareuil por autoimolação em uma praça pública aos 55 anos.
  • Dizem que a navalha que corta o olho é a primeira cena já filmada por Buñuel, segundo o colaborador e roteirista Jean-Claude Carrière no documentário de 2008, The Last Script: Lembrando Luis Buñuel. Este documentário pode ser encontrado nos Recursos Especiais do DVD da Coleção Criterion do Anjo Exterminador.
  • Em 1960, uma trilha sonora foi adicionada a este filme, sob a direção de Luis Buñuel. Buñuel usou a mesma música em discos fonográficos tocados nas exibições de 1929 – trechos de “Liebestod” de “Tristan und Isolde” de Richard Wagner e dois tangos argentinos.
  • Premiere votou este filme como um dos “Os 25 filmes mais perigosos”.
  • No álbum “Doolittle” de The Pixies, a música “Debaser” é baseada neste filme. Repetidamente ao longo da música, a linha “I’m un chien andalusia” pode ser ouvida pelo vocalista Frank Black.
  • Diz a lenda que a mão cortada usada na cena de rua era uma mão real, e Dali convenceu um homem a cortá-la em troca de dinheiro suficiente para comprar o almoço.
  • Incluído entre os “1001 filmes que você deve ver antes de morrer”, editado por Steven Schneider.
  • Depois de editar o filme, Luis Buñuel e Salvador Dalí não sabiam o que fazer com ele. Um conhecido apresentou Buñuel a Man Ray, que acabara de terminar Les mystères du Château de Dé (1929) e procurava um segundo filme para completar o programa. Os dois filmes estrearam juntos no Studio des Ursulines.
  • Foi escolhido pela revista Premiere como um dos “100 filmes que agitaram o mundo” na edição de outubro de 1998. A lista classificou os filmes mais ousados ​​já feitos.
  • O filme está incluído na lista “Great Movies” de Roger Ebert.
  • Na revista “New York Magazine” de Pink Flamingos (1972), eles o chamaram de “Além da pornografia … o filme americano mais próximo do ‘Cão Andaluz’ de Bunuel.”
  • Foi escolhido pela revista Entertainment Weekly como um dos “100 Novos Classics ranking como # 74 na edição de 20 de junho de 2008. A questão classificou os maiores filmes dos últimos 25 anos.

Quais as razões para ver Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel:

  • “Um Cão Andaluz” é a contundente estreia do diretor espanhol Luis Buñuel, filmado em colaboração com Salvador Dalí. Suas imagens além da realidade abriram as portas para o grupo dos Surrealistas, liderado pelo poeta André Breton.
  • O filme desfila imagens que provocam o espectador ao apresentar situações completamente fora do comum.

Trailer do Um Cão Andaluz (1929) – Un Chien Andalou (1929) – Luis Buñuel:

Obrigado por ter visto o filme!:

Espero de verdade que você tenha gostado do filme online. Ficamos super contentes em conseguir mais este filme para o acervo do Demonstre.

source

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.