Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Filosofia da Educação” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Filosofia da Educação, mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Filosofia da Educação

A filosofia e educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia.

Com base nos estudos da filosofia da educação podem ser desenvolvidas formas e métodos que podem mudar o cotidiano da sala de aula, para que os alunos aprendam mais em menos tempo.

Introdução ao Estudo da Filosofia da Educação

A filosofia sendo o próprio pensamento, abre um campo onde a liberdade de expressar uma criação do pensamento para a educação livre. A educação como atividade prática tem condições externas com determinações econômicas sociais, decorrente da política em geral especialmente econômica e educacional.

A filosofia da educação tem uma função reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.

Fundamentos da Filosofia na Educação

A filosofia tem como principal fundamento na educação colocar em prática a capacidade de cada um de sua livre expressão sobre o que pensa e acha em relação a diversos acontecimentos.

Sendo que toda pessoa é capaz de ter uma concepção de mundo, o estudo da filosofia faz com que o homem passe a compreender seu modo de pensar e desenvolve uma consciência crítica pela experiência de vida distinguindo das ideologias dominadoras.

Vídeo Sobre a Introdução ao Estudo da Filosofia da Educação:

Relação entre as Disciplinas Filosóficas

A medida que as ciências particulares, como a física, a química e a biologia, foram aumentando em número, canalizando cada vez mais recursos e desenvolvendo metodologias altamente individualizadas, conseguiram descrever e explicar os aspectos fundamentais do mundo em que vivemos.

Alguns filósofos pensam que existem áreas de investigação que são radicalmente diferentes das que pertencem às ciências particulares, como, por exemplo, a investigação sobre a natureza de Deus, sobre o “ser em si” ou sobre qualquer outra coisa do gênero.

Outros filósofos tentaram de várias maneiras encontrar uma área remanescente de investigação em filosofia que estivesse mais próxima dos desenvolvimentos mais recentes e sofisticados das ciências naturais.

Teoria e a Pratica Educacional

A filosofia da educação, perfeitamente prescindível, tem muita dificuldade em se afirmar, considerando-se que, para instituir uma pedagogia científica ou uma ciência da educação, o que é preciso, precisamente, é banir toda a atitude filosófica e assim terá de ser a pedagogia que se quiser científica.

Vídeo Sobre a Relação entre as Disciplinas Filosóficas:

Ideologia e Educação

A ideologia positivista, então dominante, continua a defender-se a sua tese crucial, segundo a qual só é válido o conhecimento científico e não há sequer outro tipo de conhecimento que não seja o científico.

A partir da ideologia a educação passa a ser tarefa exclusiva da ciência, até porque, e ainda sob a influência do positivismo, a filosofia morreu.

Vídeo Sobre a Ideologia e Educação:

Gêneses de Filosofia

As passagens têm uma longa e complexa história de interpretação. Até a última metade do século XIX, elas eram vistas como um contínuo uniforme: descrevendo as origens do mundo e mostrando uma pintura mais detalhada da criação da humanidade.

Estudos modernos observaram o uso de nomes distintos para Deus nas narrativas e concluíram que estes textos possuem origens distintas,

Evolução de Ideologia

O francês Auguste Comte, criador da doutrina positivista, compartilha da definição de Destutt de Tracy: a ideologia é uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das ideias a partir da observação do homem no seu meio ambiente. Já o francês Émile Durkheim usa o termo de maneira distinta. Para Durkheim, os fatos sociais são considerados objetos únicos de estudo da sociologia.

Na perspectiva durkheimiana, as ideias e valores individuais (ou seja, a ideologia) são irrelevantes porque os fatos sociais são manifestações externas, isto é, estão fora e acima das mentes de cada sujeito que integra a sociedade. Portanto, para Durkheim,a ideologia é negativa porque nasce de uma noção “pré-científica” e, por isso mesmo, imprópria para o estudo objetivo da realidade social.

Vídeo Sobre Gêneses e Evolução do Conceito de Ideologia:

A Significação Ideológica do Processo Educativo

Se a educação é uma filosofia de vida para se alcançar à felicidade em todas as instituições, onde se desenvolve o lado físico, intelectual e afetivo, através de uma pedagogia criadora de cultura e conhecimento didático.

Sendo assim logo, podemos afirmar, que educação é a própria conduta de vida moral e ética, tendo como concepção a formação plena do homem e da mulher. Ideologia é um conjunto de idéias e de representações, que certos grupos impõem como uma verdade acabada e universal. Uma dicotomia entre a forma de pensar e atual, trazendo uma concepção negativa da própria ideologia.

Ideologia da Educação Brasileira

A educação brasileira é assustada com modelos educacionais que visam o repasse da ideologia da classe dominante através das escolas e os seus projetos pedagógicos, verdadeiros comprimidos educacionais alienadores, pois o conhecimento elaborado hoje é ideologia e a filosofia educacional das escolas também é ideologia.

Vídeo Sobre a Significação Ideológica do Processo Educativo:

Correntes da Filosofia da Educação da Atualidade

Sem estabelecer uma cronologia para elencar as correntes, partimos da Grécia antiga, que se enquadra entre as primeiras sociedades do mundo ocidental – é necessário lembrar que no oriente, existem sociedades muito mais antigas que a grega.

No decorrer dos tempos tivemos correntes filosóficas como: Idealismo, Materialismo, Escolástica, Racionalismo, Empirismo, Pragmatismo, Fenomenologia, Existencialismo e o Pós-modernismo.

As Tendências da Filosofia Atual

O Essencialismo é uma doutrina filosófica segundo a qual os particulares (pessoas, cadeiras, árvores, números, etc.) têm pelo menos algumas propriedades essencialmente. Um particular tem uma certa propriedade essencialmente quando esse particular não poderia existir sem ter essa propriedade.

Progressismo é um conjunto de doutrinas filosóficas, éticas e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e social, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.

Fenomenologia é uma metodologia e corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua “significação”.

Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuírem profundas diferenças em termos de doutrinas, partilhavam a crença que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ser humano individual.

Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa “caminho entre as ideias”.

Vídeo Sobre as Correntes e Tendências da Filosofia da Educação da Atualidade:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Filosofia da Educação com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.