Filtros e Anéis – Capítulo 28

Neste capítulo, aprenderemos sobre os principais filtros e anéis da lente e em que circunstâncias eles deverão ser utilizados.

Vamos iniciar com o filtro. Antes de discuti-los, lembre-se do diâmetro da lente em questão e de onde aparafusá-la.

Para achar o diâmetro da lente, procure o símbolo do diâmetro em sua frente, seguido pelo milímetro.

Filtros
Filtros

Em outros casos, como em lentes Nikon, esta informação não está na frente. Sendo assim, para descobrir o diâmetro da lente, encontre o número de milímetros na parte traseira da tampa frontal incluída.

O filtro é basicamente uma “mini lente” usada na frente das lentes da câmera. Eles geralmente têm algum efeito na foto. Vamos entender os principais.

Principais tipos de Filtros

Saber onde encontrar o diâmetro da câmera é importante para conseguir comprar os filtros que são compatíveis, assim é só pesquisar o nome do filtro e seu diâmetro.

Filtro UV (Ultraviolet – Ultravioleta):

Em teoria, os filtros UV podem bloquear os comprimentos de onda UV, melhorando assim a fidelidade das cores visíveis.

Seus efeitos foram muito úteis em fotografia de filme analógico, pois podia tornar as cores mais realistas, pois o filme era muito sensível à interferência dos raios ultravioleta.

Porém, na fotografia digital, com o aprimoramento dos sensores CCD e CMOS, a sensibilidade foi bastante reduzida e, na verdade, ela não existe mais.

Hoje, o único uso real dos filtros UV é reduzir os tons de azul na cena e aumentar ligeiramente os tons de amarelo.

Não só nos filtros UV, mas também em todos os tipos de filtros, um aspecto extremamente importante a ser avaliado é a sua qualidade. Mesmo a lente mais simples com qualidade óptica média custa um valor relativamente alto.

Filtro CPL (Circular Polarizer – Polarizador Circular):

O CPL filtra a passagem da luz polarizada em uma direção específica. Possui um anel giratório que de acordo com sua rotação, a luz polarizada será filtrada para um determinado ângulo.

A intensidade da polarização é controlada pelo ângulo relativo entre o filtro e a fonte de luz incidente. O resultado do CPL pode ser positivo ou negativo. O número de filtros varia de acordo com sua construção.

Com o filtro CPL, além da perda de 1 a 2 f / stop, temos dois efeitos principais.

O primeiro é a saturação da cor. Ele é o queridinho dos fotógrafos de paisagem.

Inclusive nas fotografias perfeitas que vemos do céu, na maioria dessas fotos, os filtros CPL são usados ​​para esse fim.

O segundo efeito é uma redução acentuada nos reflexos em superfícies não metálicas, como vidro e água.

Por exemplo, esta função é útil quando você deseja tirar fotos subaquáticas em vez de mostrar principalmente o reflexo do céu.

Filtro ND (Neutral Density – Densidade Neutra):

O filtro ND é basicamente usado para reduzir a quantidade de luz que chega ao sensor.

Como alguns fotógrafos reclamam que certos lugares são muito escuros para tirar boas fotos, isso parece um pouco estranho.

Mas há uma explicação: Sabe aquela cachoeira linda, com água escorregadia, parecendo uma pintura?! Esse efeito é chamado de “véu de noiva”, e seu nome é devido à semelhança entre o formato da água e o véu de noiva.

Filtro CS (Cross Screen – Tela Cruzada):

CS também é comumente referido como um filtro “estrela”. CS faz com que os pontos de luz mais brilhantes na foto criem vários pontos para torná-los parecidos com estrelas.

Dependendo do tipo, o filtro pode criar mais ou menos pontas. Os mais comuns são 4, 6 ou 8 habilidades. Este filtro é principalmente usado em fotos noturnas e de Natal.

Filtro IR (Infrared – Infravermelho):

Este não é qualquer filtro. À primeira vista, parece com qualquer outro, em que você só precisa parafusá-lo na frente da lente para produzir uma bela foto infravermelha.

Infelizmente, as coisas não são tão simples. A luz infravermelha existe em nossa vida diária, mas nossos olhos não podem vê-la. Teoricamente, o espectro visível do sensor da câmera é maior do que o nosso e ele pode “ver” ultravioleta e infravermelho.

Com o aprimoramento dos sensores CCD e CMOS, essa sensibilidade cai drasticamente tanto no ultravioleta quanto no infravermelho. Há um filtro interno, especialmente em sensores mais novos, que pode bloquear a luz infravermelha quase completamente.

Com esta trava no sensor, ao usar o filtro infravermelho acoplado à lente, a única coisa que aparecerá é uma imagem totalmente preta. O filtro infravermelho bloqueia todo o espectro visível ao olho humano e só permite que a luz infravermelha passe e alcance o sensor.

Existem outros tipos de filtros, como modificação de cor, correção de balanço de branco e vários outros efeitos. Eles não foram mencionados aqui porque são quase inúteis na era da fotografia digital.

Tipos de anéis

Agora que você já sabe quais são os principais filtros e para que eles servem, apresentaremos os anéis.

Anel Aumentador (Step-Up Ring):

Este anel aumenta o diâmetro original da lente, permitindo-nos usar um filtro de maior diâmetro em uma lente de menor diâmetro.

Eles existem em quase todos os tamanhos, de 52 mm a 67 mm, de 58 mm a 62 mm e assim sucessivamente. Eles geralmente são muito mais baratos do que os filtros, o que torna muito conveniente usar um único filtro em várias lentes diferentes.

Anel Redutor (Step-Down Ring):

A função desse anel é exatamente a mesma do anel aumentador, só que ao contrário.

Suponha que o diâmetro do filtro seja 49 mm e haja duas lentes: uma lente tem um diâmetro de 49 mm e a outra lente tem um diâmetro de 55 mm.

Como o diâmetro da primeira lente e do filtro são iguais, ambos têm 49 mm, eles são muito adequados. No entanto, um filtro de 49 mm não é adequado para lentes de 55 mm. Para a adaptação, será utilizado um anel redutor de 55 mm a 49 mm.

Anel Inversor (Reverse Adapter Ring):

Este anel é usado para montar a lente invertida na câmera, então você não precisa segurá-la. Por um lado, sua baioneta de montagem deve ser a mesma da câmera, por outro lado, o diâmetro frontal da lente invertida deve ser o mesmo.

Perguntas frequentes sobre filtros e anéis

Quais são as melhores marcas de filtros?

As mais recomendadas são: Hoya, Tiffen e B+W.

Vale a pena comprar um filtro muito barato?

Com certeza não. Além de não produzir o efeito desejado, também reduz a qualidade da imagem.

Qual anel possui uma baioneta de montagem macho de um lado e fêmea do outro?

 O anel Conversor

Esperamos ter tirado suas principais dúvidas. Continue aqui para ver outros assuntos relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20