Fred Astaire – Melhores filmes

1

Fred Astaire, foi um excepcional ator. Ganhou em torno de nove Prêmios Emmy, incluindo um de melhor ator. Publicou sua autobiografia, intitulada Steps in Time (1959) e fez seu último filme musical em 1968. Nesta época, quando estava fora dos estúdios, não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam.

Fred Astaire – Melhores filmes

Ele foi um grande fã de corridas de cavalos,  e dentre seus casamentos, está o de 1980, quando se uniu matrimonialmente com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele. Para se ter uma ideia do que esse ator realizou, nos acompanhe em sua breve história.

Quem foi Fred Astaire

Fred Astaire, é o nome artístico de Frederic Austerlitz Jr. Ele nasceu em 10 de maio de 1899 em Omaha, Nebraska, Estados Unidos. Foi um ator e dançarino estadunidense de origem judaica. Era filho de Frederic e Ann Austerlitz, sendo que seu pai era austríaco, e chegou aos E.U.A. em 1892. Sua mãe porém, era descendente de alemães, nascida também nos Estados Unidos.

O astro,começou a estudar dança aos quatro anos, iniciando sua carreira profissional, aos sete anos de idade (1907) ao lado da irmã, Adele, um ano mais velha, em uma casa de shows de Nova Jersey. Logo seriam considerados a melhor dupla infantil do show bussines, e em 10 anos já haviam conquistado a Broadway, trabalhando em três números ao mesmo tempo.

Ele ganhou fama internacional na Broadway, e foi para Hollywood (1933) onde estreou no cinema com: “A Alegre Divorciada (1933)”, e nos seis anos seguintes fez dupla com Ginger Rogers (1911-1995), estrelando juntos dez filmes, entre os quais Top Hat (1935) e Swing Time (1936). Os dois formavam uma parceria impecável (Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele, explicou certa vez um diretor de estúdio).

Sucessos de  Fred Astaire

Hollywood tinha razão ao lhe conferir um Oscar especial em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema. Ginger Rogers, claro, foi quem lhe entregou o prêmio. Fred Astaire ançou também com Rita Hayworth, Judy Garland, Cyd Charisse e Audrey Hepburn. Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que faleceu em 1954, durante as filmagens de Papai Pernilongo (1955). Com ela, teve dois filhos, Fred e Ava.

Depois de seu último grande musical, Silk Stockings (1957), participou de filmes de outros gêneros e trabalhos para a TV, onde brilhou em quatro especiais: An Evening with Fred Astaire (1958), Astaire Time (1960), Hollywood Palace (1966) e The Fred Astaire Show (1968).

Durante sua carreira introduziu inovações coreográficas para câmera que criaram um novo e revolucionário conceito para a dança nos filmes, assim como seu estilo pessoal, um modelo de classe e elegância masculina. O arquiteto americano Frank O. Gehry projetou um edifício em Praga, República Tcheca, em homenagem ao casal Fred & Ginger. O edifício toma a forma do casal e parece mostrá-los em plena dança.

Fred Astaire faleceu de pneumonia em Los Angeles em 22 de junho de 1987. Encontra-se sepultado em Oakwood Memorial Park, Chatsworth, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. Ele deixou uma inconfundível marca na história do Cinema e foi um consagrado artista de musicais, shows e TV, cujo sucesso, pouco igualado, virou lenda no cenário artístico.

Fred Astaire – Melhores filmes

Confira abaixo, alguns dos melhores filmes com  Fred Astaire

O Picolino (1935) – Fred Astaire

Esse filme ocupa a 15ª colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, feita pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.

Sinopse do filme: Picolino – Fred Astaire

Em Londres, Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado para fazer um show.

Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo. Logo os dois começam a se apaixonar. Mas um certo mal-entendido pode colocar tudo a perder.

Prêmios:

  • Indicado ao Oscar de 1936 nas categorias de melhor filme, melhor direção de arte, melhor canção (Cheek to Cheek) e melhor sequência de dança.

Curiosidades:

  • Foi o filme mais bem sucedido da parceria entre Fred Astaire e Ginger Rogers, e o segundo da carreira dele (atrás apenas de Easter Parade). É sempre lembrado pelo clássico número de dança “Cheek to Cheek”, que também rendeu o apelido dado por Astaire a Ginger, “Feathers” em português “Penas”, graças ao vestido usado no número.
  • O roteiro foi baseado em peça teatral de Alexander Faragó e Aladar Laszlo.

Ficha Técnica – Picolino- Fred Astaire

Título: O Picolino
Título Original: Top Hat
Ano: 1935
Direção: Mark Sandrich
Roteiro: Sándor Faragó, Aladar Laszlo, Károly Nóti, Allan Scott, Dwight Taylor
Gênero: Comédia/Musical/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco

Fred Astaire Jerry Travers
Ginger Rogers Dale Tremont
Edward Everett Horton Horace Hardwick
Helen Broderick Madge Hardwick
Erik Rhodes Alberto Beddini
Eric Blore Bates
Lucille Ball Vendedora de flores
Leonard Mudie Vendedor de flores
Gino Corrado Gerente do hotel de Veneza
Edgar Norton Gerente do hotel de Londres
Dennis O’Keefe Passageiro no elevador

Motivos para assistir o filme: Picolino

Um bom motivo para assistir o filme Picolino, é devido ao seu esplêndido musical. O filme é também bastante divertido e vale a pena assisti-lo.

Ritmo Louco (1936) – Fred Astaire

Em 1999 Ritmo Louco foi colocado como um dos 100 melhores filmes pela Entertainment Weekly. Em 2004, foi selecionada para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso.

Sinopse do filme: Ritmo louco

Lucky Garnett (Fred Astaire) é um dançarino e jogador. Ele está noivo e precisa conseguir dinheiro para o casamento. Mais precisamente $25.000 dólares que perdeu apostando com o juiz, que lhe informa que eles só poderão se casar com o dinheiro em mãos.

Para isto viaja para Nova York, onde acaba se envolvendo com a professora de dança Penny, que sonha em melhorar de vida com sua arte.

Prêmios:

  • Venceu o Óscar de 1937 na categoria de melhor canção original, por The Way You Look Tonight, composta por Jerome Kern e Dorothy Fields.

Curiosidades:

  • A ideia da dança das sombras no número “Bojangles of Harlem” aconteceu de forma inusitada: O coreógrafo Hermes Pan ensaiava com Fred Astaire quando três luzes diferentes iluminaram o ator e produziram três sombras.
  • Os atores e dançarinos tiveram que ensaiar por mais de 350 horas para as filmagens. Para a cena de “Never Gonna Dance”, foram preciso 47 tomadas em um único dia para ficar perfeito, os pés de Ginger Rogers chegaram a sangrar.
  • Esta foi a sexta parceria entre Rogers e Astaire e a preferida dela e também da crítica.
  • Pouco tempo depois o filme também foi colocado como o 90° melhor filme americano de todos os tempos pelo American Film Institute.

Ficha técnica do filme Ritmo louco

Título: Ritmo Louco
Título Original: Swing Time
Ano: 1936
Direção: George Stevens
Roteiro: Erwin S. Gelsey, Howard Lindsay, Allan Scott
Gênero: Comédia/Musical/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Ritmo louco

Fred Astaire John Lucky Garnett
Ginger Rogers Penny Carroll
Victor Moore Pop/Everett Cardetti
Helen Broderick Mabel Anderson
Eric Blore Gordon
Betty Furness Margaret Watson
Landers Stevens Juiz Watson
Georges Metaxa Ricky Romero
Olin Francis Muggsy
Pierre Watkin Al Simpson
Gerald Hamer Eric Lacanistram
Frank Jenks Red
Abe Reynolds Schmidt, alfaiate
Edgar Dearing Policial
Fern Emmett Criada dos Watson

Por qual motivo devo assistir?

É um filme que inspira, por  sua arte e beleza. Pode ser assistido como aprendizado musical.

Melodia da Broadway de 1940 (1940) -Fred Astaire

Este é o único filme em que Fred Astaire e Eleanor Powell trabalharam juntos, os dois são considerados os maiores dançarinos de filmes musicais da época.

Sinopse do filme: Melodia da Broadway

Johnny Brett (Fred Astaire) e King Shaw vêm tentando fazer sucesso como uma dupla de dança em Nova York.

O produtor Bob Casey quer um novo parceiro para a estrela da dança Clare Bennett (Eleanor Powell), ele escolhe Johnny Brett, mas Johnny acha que o produtor é na verdade um cobrador e fala que King Shaw é que é o verdadeiro Johnny Brett, que deve dinheiro.

Devido a essa confusão o homem errado ganha o papel principal em um show da Broadway.

Curiosidades:

  • Fred Astaire teria se sentido intimidado por Eleanor Powell, pois ela era uma das poucas dançarinas capaz de alcançar seu desempenho. Powell disse mais tarde que o sentimento era mútuo.
  • Este foi o quarto e último filme da série Broadway Melody, que começou com o filme Melodia da Broadway lançado em 1929, e foi seguido por Melodia Da Broadway de 1936 e Melodia Da Broadway de 1938
  • Melodia da Broadway de 1940 é colocado como um dos 100 maiores musicais de todos os tempos pelo American Film Institute

Ficha técnica do filme : Melodia da Broadway

Título: Melodia da Broadway de 1940
Título Original: Broadway Melody of 1940
Ano: 1940
Direção: Norman Taurog
Roteiro: Leon Gordon, George Oppenheimer
Gênero: Musical/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Melodia da Broadway

Fred Astaire Johnny Brett
Eleanor Powell Clare Bennett
George Murphy King Shaw
Frank Morgan Bob Casey
Ian Hunter Bert C. Matthews
Florence Rice Amy Blake
Lynne Carver Emmy Lou Lee
Ann Morriss Pearl
Trixie Firschke Juggler

Por qual motivo devo assistir Melodia da Broadway?

Superação e muita dança para viver e mostrar.

Bonita Como Nunca (1942) -Fred Astaire

Uma noiva exigente e um dançarino competente, onde irão parar?

Sinopse do filme: Bonita como nunca

Robert “Bob” Davis (Fred Astaire) é um bailarino americano, que está à procura de um emprego em Buenos Aires depois de perder o seu dinheiro. Xavier Cugat, um amigo de Bob o convida para dançar em um casamento, a fim de chamar a atenção do pai da noiva.

As quatro filhas de Acuña estão se preparando para o casamento da mais velha, pois segundo a tradição familiar as mais velhas se casam primeiro. A bela Maria (Rita Hayworth), que é a próxima a se casar, é notoriamente exigente com seus pretendentes.

Prêmios:

  • Foi indicado ao Oscar de 1943 nas categorias Melhor Som, Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora – Musical

Ficha técnica do filme

Titulo: Bonita Como Nunca
Titulo Original: You Were Never Lovelier
Ano: 1942
Direção: William A. Seiter
Roteiro: Delmer Daves, Ernest Pagano, Michael Fessier
Gênero: Musical/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Bonita como nunca

Fred Astaire Robert
Rita Hayworth Maria Acuña
Adolphe Menjou Eduardo Acuña
Barbara Brown Delfina Acuña
Adele Mara Lita Acuña
Gus Schilling Fernando
Isobel Elsom Maria Castro
Leslie Brooks Cecy Acuña
Larry Parks Tony – namorado de Lita

Por qual motivo devo assistir Bonita como nunca?

Um filme romântico, com seu charme para gostos finos!

Tudo Por Ti (1943) – Fred Astaire

Considerado por muitos o filme mais realista e bem estruturado de Fred Astaire, este musical conta com maravilhosas coreografias de dança e uma divertida apresentação de Fred cantando “One for My Baby”.

Sinopse do filme: Tudo por ti

Fred Astaire interpreta Fred Atwll, um renomado herói de guerra que está passando seus dias de civil de Nova Iorque. É lá que ele encontra a bela fotógrafa Joan Manion, que trabalha para uma revista local.

O clima de simpatia entre os dois recém-amigos torna-se logo uma bonita paixão, mas Joan não faz a menor idéia de que Fred é considerado um grande herói americano…Foi indicado pela Academia aos prêmios de Melhor Músicas e Melhor Trilha Sonora.

Ficha técnica do filme

Título The Sky’s the Limit (Original)
Ano produção 1943
Dirigido por Edward H. Griffith
Estreia 13 de Julho de 1943 ( Mundial ) Outras datas
Duração 89 minutos
Classificação  
Gênero Comédia Musical Romance
Países de Origem Estados Unidos da América

Elenco do filme Tudo Por Ti

Fred Astaire                                                                Fred Atwell

Joan Leslie                                                               Joan Manion

Arthur Stuart Hull                                                       Sir Charles

Brandon Beach (I)                                              Officer at Dinner

Clarence Kolb                                                      Harvey J. Sloan

Ed McNamara                                               Mac, First Bartender

Elizabeth Patterson                                                    Mrs. Fisher

Eric Blore                                                    Jackson, Phil’s Butler

FerrisTaylor                                                                          Cook

Georgia Caine                                                           Charwoman

Henri DeSoto                                                              Headwaiter

Jack Carr (I)                                                                   Customer

Joseph E. Bernard                                              Third Bartender

Marjorie Gateson                                             Canteen Hostess

Peter Lawford                                                 Naval Commander

Ralph Bucko                                                                    Cowboy

Richard Davies                                                     Richard Merlin

Robert Anderson (V)                                                         Officer

Robert Benchley                                                    Phill Harriman

Robert Ryan                                                      Reginald Fenton

Roy Bucko                                                                      Cowboy

Por qual motivo devo assistir : Tudo por ti?

Esse filme mostra, como uma simples amizade poderá evoluir para um grande amor.

Núpcias Reais (1951) – Fred Astaire

Uma difícil escolha, entre seguir uma carreira artística, ou entregar-se à uma paixão. Núpcias reais é um filme com muitas surpresas.

Sinopse do filme: Nupcias reais- Fred Astaire

Tom e Ellen são irmãos dançarinos que vão se apresentar em Londres no período do casamento real. No navio para a Inglaterra, Ellen encanta o Lorde John Brindale. Em Londres, Tom conhece Ann. Eles ficam indecisos entre as paixões e a vida artística.

Ficha Técnica do filme: Nupcias reais

Título Royal Wedding (Original)
Ano produção 1951
Dirigido por Stanley Donen
Estreia 23 de Março de 1951 ( Mundial ) Outras datas
Duração 93 minutos
Classificação  
Gênero Comédia Musical Romance
Países de Origem Estados Unidos da América

Elenco do filme: Núpcias reais

Fred Astaire                   Tom Bowen

Jane Powell (I)               Ellen Bowen

Albert Sharpe               James Ashmond

Jack Chefe                    Ship’s Officer

James Gonzalez          Ship Passenger

Por qual motivo devo assistir: Núpcias reais

Esse filme mostra que o amor, poderá surgir a qualquer momento. Por algumas vezes,difíceis escolhas precisam ser feitas por não ser possível, conseguir tudo na vida.

Fim

Termina aqui mais uma lista de melhores filmes, agora com Fred Astaire. Se você está nos acompanhando, e quer saber mais sobre filmes antigos, os quais foram sucesso através dos tempos, continue nos acompanhando, pois traremos muito mais. Você pode também conferir algumas listas que já estão disponíveis.

Um super abraço, e até breve!