Gabinete de PC – Caracterização, importância e critérios de compra

0

O gabinete do PC é onde fica acondicionado o corpo do computador. Sem dúvida, para quem vai comprar um desktop, a escolha do gabinete é uma questão importante. O computador é uma ferramenta ímpar de trabalho e de lazer na vida do docente. Seja para criar o material de aula ou para subir as notas, nas escolas já com sistemas digitais, ou para lazer. Por isso, vamos entender primeiro o que é um gabinete e depois como escolher um bom gabinete. Vamos lá?

Gabinete de PC - Caracterização, importância e critérios de compra
Gabinete de PC – Caracterização, importância e critérios de compra

Gabinete PC – O que é?

O gabinete, também é conhecido como torre, caixa, unidade de sistema, unidade base ou chassi. O gabinete é uma caixa retangular que acondiciona e sustenta os componentes do computador. Os componentes que o gabinete comporta são o drive óptico, placa-mãe, Processador, HD, Placa de vídeo, memória RAM, fonte de alimentação.

O gabinete como já dizemos é uma caixa retangular. Ele é normalmente preto, mas que pode ser customizadas em lojas especializadas ao gosto do cliente. Daí você pode imaginar até onde a criatividade pode levar à criação dos HDs mais incríveis. Eles são comumente pintados com uma tinta eletrostática externamente e as vezes também na parte interna. Essa tinta é importante por ser resistente à abrasão, corrosão, produtos químicos, umidade, ao calor e ao frio.

Gabinete PC – Quais as suas principais funções

Ele possui botões de liga e desliga, luzes de LED para indicar se está ligado ou não, além de outros indicadores. O “esqueleto” possui um local de fácil acesso para ligá-lo à energia e locais de fácil acesso para conectar a outros acessórios, como caixas de som, HDs e pendrives, CDs ou DVDs, entre outros. A ideia é melhorar a experiência do usuário o máximo possível.

Por esse motivo, um gabinete com qualidade ruim pode prejudicar todo o funcionamento e desempenho de um computador. Dessa forma, é indicado investir na qualidade do gabinete para garantir o bom desempenho do computador como um todo. Um primeiro passo para isso é conhecer quais as importâncias dele no dia a dia.

Gabinete PC – Porque é importante?

O gabinete é o “esqueleto” do computador, como já falamos.

Como um “esqueleto” ele tem uma série de importâncias para o computador. Vamos falar agora quais são elas.

Proteção contra impacto

Como o esqueleto dar para os nossos órgãos, o gabinete protege os componentes do computador de impacto que possa acontecer no uso diário da máquina. Sabemos que batidas aleatórias podem acontecer o tempo todo e se os componentes do PC estivessem expostos a possibilidade de danificá-los seria muito grande, não concordam?

Proteção contra a poeira

Numa casa, escritório, escola ou em qualquer lugar a poeira é um vilão sempre presente. Outra função importante do esqueleto do computador é exatamente proteger todos os componentes da exposição direta à poeira ou qualquer outra substância. A ideia é evitar o contato facilitado com a parte interna do computador.

Proteção contra o acesso direto de crianças e animais

Sabemos que é muito difícil de controlar 100% do tempo crianças e animais. Sempre eles podem quebrar algo e até se machucar por curiosidade ou por acidente, é normal. Por isso, que é importante isolar e acondicionar de modo seguro os componentes do PC que poderiam ser facilmente acessados. Aí é que entra mais uma vez o super gabinete. Ele evita que os componentes estejam expostos, mas sim protegidos de qualquer interferência externa.

Ventilação

O computador quando está em funcionamento produz calor. E esse calor quando não dissipado corretamente pode comprometer o bem funcionamento do computador. Por isso, é importante escolher o gabinete do computador que permita que essa dissipação ocorra de forma ótima.

Gabinete PC – Quais os tipos?

Normalmente os gabinetes são feitos de materiais resistentes e com capacidade de proteger os seus componentes internos. Dessa forma, os materiais mais comumente usados são o alumínio, o aço e o plástico. No entanto, você pode encontrar versões feitas de vidro, plástico e até madeira, legal né?

gabinete PC - capa

Existem alguns tipos de gabinete que vamos mostrar agora para você. É interessante saber quais existem para ter maior propriedade de escolher na hora da compra de modo que ele atenda a sua demanda.

O tipo de Gabinete vai depender da placa mãe que ele vai comportar. Então, é recomendado que ele seja o componente escolhido quando todos os outros já estejam resolvidos. A partir do momento que você sabe o tamanho dos componentes, você vai poder escolher o gabinete que melhor se adéqua a sua demanda de espaço.

Desktop

O gabinete desktop ele tem uma disposição horizontal. Essa disposição é fantástica para quem quer ganhar espaço. Você pode colocar a tela do computador em cima dele e ocupar assim pouquíssimo espaço na sua mesa.

Entretanto, ele tem alguns pontos fracos. O primeiro é que ele tem pouco espaço para adicionar novas peças ao seu conjunto de componentes. A segunda e última é que ele é mais difícil de encontrar manutenção.

Mini – torre

Esse tipo de gabinete é outro que prioriza ocupar pouco espaço, apesar de ocupar mais espaço que o anterior.

Ele é um modelo vertical mais fino que utiliza como padrão de fonte e placa mãe a ATX. Esse tipo de torre, assim como o gabinete anterior é limitado quanto a espaço para adicionar periféricos.

Torre

Esse tipo de “esqueleto” é semelhante ao anterior. Ele é um gabinete vertical, mas de proporções maiores que a Mini – torre.

Nesse tipo de gabinete você perde em espaço externo, mas internamente a ventilação é maior, assim como há mais espaço para componentes. Portanto, é indicada para servidores de rede e placas que necessitam de uma maior demanda de resfriamento. Elas também usam fonte de alimentação ATX.

SFF (Small Form Factor)

Esse tipo de “esqueleto” é legal porque pode ser utilizado tanto vertical como horizontal.

O nome indica que ela tem um tamanho reduzido. Ela utiliza fonte de alimentação SFX.

Full Tower

Esse é o gabinete “jumbo”. Ele é que o espaço é o seu espaço. São até chamadas de usinas de força e por isso são utilizadas para computadores gamers.

Logicamente que você precisa de espaço para colocar no seu espaço de uso do computador.

Gabinete PC – Como escolher?

Para escolher um bom gabinete é necessário saber quais critérios devem ser considerados na hora da compra e quais consequências para desempenho do PC cada um deles pode ter.

A primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer para quê você vai usar o computador e que tipo de demanda dos componentes elas exigem. Você vai usar mais para redigir documentos e atividades? Ou você vai precisar de uma placa de vídeo mais robusta para trabalhar com vídeos ou jogos? Converse com especialista da área para definir suas prioridades.

Depois de saber quais componentes vão ser necessário, você vai ter informações para procurar o gabinete que vai atender suas demandas de espaço interno, externo e de refrigeração. Uma dica é que você pode encontrar nas especificações dos gabinetes orientações dos tamanhos dos principais componentes que podem inviabilizar a compatibilidade do “esqueleto” com os componentes.

Gabinete PC – Onde comprar

Sabendo de tudo isso que a gente falou aqui fica mais fácil decidir ou ter uma noção de como selecionar o gabinete ideal. Como já falei antes, sempre consulte um especialista. Só ele tira as suas dúvidas e pode te ajudar a montar um computador harmonioso e que te atenda a sua demanda de uso.

Sobre onde comprar um Monitor, você tem muitas lojas especializadas tanto físicas como online. Se você já sabe qual o modelo de gabinete que você quer, em lojas online confiáveis você pode encontrar preços muito mais amigáveis. Sempre lembre de dar uma conferida no Reclame aqui. Ele te ajuda a saber se a loja é confiável ou não.

Uma boa sugestão de loja online para você escolher o gabinete de qualidade para montar o seu computador desktop é a loja Inforparts. Ela é especializada na montagem de computadores Desktops e atende a uma variedade boa de marcas conhecidas no mercado.

Na InfoParts você encontra os componentes mais básicos aos mais arrojados.

Você encontra tudo que você precisa independente da sua demanda e orçamento.

Canais de contato InfoParts

Horário de atendimento – segunda a sexta: 08:00 às 12:00 e 13:30 às 18:00

Whatsapp – (48) 98869-3552

Atendimento SAC: (48) 3181-0361

Email – [email protected]

Facebook

30 Perguntas Pessoais 12

Instagram

Os 8 aplicativos mais usados em 2018 29

Youtube

30 Perguntas Pessoais 16

Espero que as informações tenha sido úteis e lembre sempre de consultar um especialista!

Fim do post sobre Gabinete PC

Obrigada por ter acompanhado mais este post do Demonstre. Comente se ajudou!

Veja também: https://demonstre.com/10-tutoriais-de-artesanato-com-reciclagem/