Gênero textual notícia – atividades

0
471
Gênero textual notícia - atividades 3

Hoje vou falar e oferecer atividades com o gênero textual notícia, confira:

Gênero textual: notícia

A notícia faz parte do gênero textual descritivo, e é um tipo de gênero jornalístico.

gênero textual notícia

As atividades com notícias são importantes, já que estas são fontes diárias de conhecimento, que possibilitam incluir as pessoas no quotidiano da sociedade e de fornecer informações para auxiliar no desenvolvimento da cidadania.

Como gênero textual, as notícias podem se encaixar entre os textos descritivos pois têm por objetivo passar ao leitor uma análise detalhada da situação, do local e do ambiente.

Elas são, também, um gênero jornalístico, não-literário, que procura passar ao receptor da mensagem uma informação, sobre acontecimentos reais, de maneira impessoal e objetiva.

Antes de iniciar as atividades com notícias, é importante conhcecer mais sobre seus elementos:

Estrutura do gênero textual: notícia

MANCHETE:principal chamada, que atrai o público para ler a notícia.

TÍTULO: frase curta e objetiva, que deve resumir a ideia da mensagem, e instigar o leitor a continuar a ler o texto. É possível utilizar elementos visuais para chamar mais atenção, como cores e letras diferentes.

LIDE: o primeiro parágrafo, que deve introduzir o leitor à notícia e expor as principais informações: Quando?O que? Como? Quem? Onde? Por quê?

CORPO: é o conteúdo da notícia, propriamente dito. Deve explicar os fatos de maneira descritiva e impessoal.

Para auxilia-lo a estudar esse textual com seus alunos, separamos 6 atividades simples, para serem desenvolvidas em sala de aula.

Atividades com o gênero textual notícia

Essas dinâmicas são indicadas para alunos da 7ª a 9ª séries.

Sugere-se que todas as atividades com notícias sejam realizadas em grupos ou em duplas, caso contrário, se tornarão extensas e cansativas, tirando o objetivo de instigar a turma ao debate e proporcionar o aprendizado.

Fake News – Atividades com o gênero textual notícia

As fake News têm ganhado muita atenção, recentemente, devido ao fato de essas notícias “criadas” e sem credibilidade influenciarem em acontecimentos sociais importantes, como eleições.

Antes de começar essa atividade, é importante que o professor faça uma breve introdução sobre o assunto, situando os estudantes.

Material para atividade com o gênero notícia:

– Folhas;

– Revistas para recortar imagens e letras (caso queiram);

– Canetinhas, canetas e lápis.

Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:

Essa atividade com notícia consiste em separar os alunos em grupos – dependendo do número de alunos da turma, com 4 ou 5 alunos, ou até mesmo trios – e pedir que eles elaborem notícias.

O professor irá selecionar quais grupos deverão criar fake News e quais irão criar notícias reais, a partir de informações veiculadas em grandes jornais.

Os alunos deverão criar uma manchete para a notícia, o resumo e descrever o fato em si, com poucas palavras.

Cada grupo contará sua notícia para os demais, na frente da turma, e os demais grupos deverão votar se acham que é verdadeira ou falsa – as pontuações podem ser anotadas pelos professores no quadro.

No final, os alunos deverão verificar se acertaram ou erraram, e debater o que os levou a acreditar ou não na veracidade das notícias, e os impactos que elas poderiam causar na sociedade.

Análise da notícia – Atividades com o gênero textual notícia

Essa atividade têm o objetivo de explorar o gênero textual descritivo, e a notícia como gênero não-literário jornalístico.

Material para atividade com o gênero notícia:

– Apresentação virtual, elaborada pelo professor, com notícias retiradas da web.

Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:

O professor deverá separar algumas notícias curtas, de temáticas diferentes, como colunas sociais, fatos da comunidade, acontecimentos internacionais, e coloca-las em uma apresentação em forma de slides, para projetar para a turma.

Juntamente com os alunos, irá ler e analisar cada notícia, identificando os elementos que compõe o gênero textual, e analisar como eles são alterados de acordo com o tema explorado em cada texto, a fim de concluir as diferentes possibilidades de se explorar o mesmo gênero de texto.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Elaboração de um jornal da turma – Atividades com o gênero textual notícia

Por mais que os jornais físicos não sejam tão populares entre os jovens, analisar sua estrutura é uma ótima maneira de aprender sobre o gênero descritivo e como as técnicas para elaborar notícias podem influenciar os leitores.

Material para atividade com o gênero notícia:

– Folhas A4;

– Canetinhas ou canetas coloridas;

– Revistas para retirar imagens;

Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:

Para essa atividade com notícia, os alunos irão, conjuntamente, elaborar a capa para o jornal da turma.

O professor deverá separar a turma em grupos, que serão responsáveis por diferentes partes do jornal. A estrutura, com cada parte que será realizada, e o título, deverão ser escolhidos conjuntamente, por votação dos grupos, a partir de sugestões que eles farão.

As seções da capa serão:

  • Notícia principal – tema social
  • Notícias que ficarão distribuídas na página:
    • Coluna social
    • Meio Ambiente
    • Economia
    • Divulgação de produto/patrocinador
    • Internacional

Com a conclusão do trabalho, o professor deverá levar os textos e organizá-los, de maneira simples, em uma única folha, em modelo digital, no computador.

Para isso, pode fotografar os trabalhos com o celular e inseri-las de maneira simples em um aplicativo de edição, como o Paint.

Na próxima aula, levará o jornal para os alunos, que voltarão a se reunir nos grupos e irão analisar as notícias, discutir sobre como as elaboraram – seguindo o gênero textual –  e analisar elementos de um texto discursivo em cada uma delas.

Correção de notícia – Atividades com o gênero textual notícia

Corrigir o trabalho de profissionais pode parecer uma tarefa um tanto audaciosa, mas é interessante, pois, com ela, os alunos perceberão que a escrita comercial não é complicada, além de ajudar a desenvolver a compreensão e construção de textos e a entender mais sobre o gênero descritivo.

A atividade consiste em pegar notícias de jornais ou revistas e distribuir para duplas; se a sala for muito grande, poderão ser formados trios, para o trabalho não ser muito demorado.

Material para atividade com o gênero notícia:

– Recortes de notícias de jornais ou revistas;

Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:

As notícias deverão ser repetidas entre as duplas, de forma que 3 a 4 duplas recebam a mesma notícia, ou seja, em uma turma de 30 alunos, serão 5 notícias, distribuídas para 3 duplas cada uma.

Cada dupla receberá um recorte de notícia, que pode ser de jornal, revista, ou da internet, fornecido pelo professor – sugerimos que sejam notícias curtas, pois é mais fácil para trabalhar, e de assuntos genéricos, como meio ambiente, acontecimentos, para evitar discussões que possam tirar o foco dos alunos.

O trabalho será analisar a notícia e reescrevê-la com as palavras dos alunos, da maneira que, para eles, pareça melhor para compreender ou para explicar o ocorrido.

Após, o professor deverá ler as notícias e pedir para os grupos exporem quais as modificações feitas, debatendo com a turma se o texto ficou mais claro, o que poderiam modificar, se a adequação ao gênero textual ficou adequada, de maneira a estimular os alunos a compreenderem e melhorarem o texto, e elogiando-os com as modificações positivas ou boas sugestões.

Comparação de textos – Atividades com o gênero textual notícia

Material para atividade com o gênero notícia:

– Textos diversos de notícias, da internet ou meios físicos.

Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:

Para essa atividade com notícias, o professor deverá solicitar aos alunos, em grupos, que encontrem duas fontes diferentes que noticiem o mesmo fato, de preferência, que sejam retiradas da internet.

Se a escola possuir ambiente virtual para exercícios e debates, eles poderão colocar as notícias na página e interagir pelo meio virtual.

Caso sua escola não possua, a sugestão é que eles elaborem uma apresentação curta de slides, apenas para poder projetar as notícias para a turma.

O objetivo é analisar as diferentes maneiras de retratar o mesmo assunto, e como a descrição sobre um mesmo acontecimento é influenciada pelo ponto de vista individual.

Comparação entre meios diferentes – Atividades com o gênero textual notícia

Nessa atividade, o professor deverá apresentar a mesma notícia sobre um fato, transmitida por meios diferentes: jornal físico e jornal da web, jornal físico e vídeo, jornal da web e vídeo, etc.

Sugere-se que sejam captadas as veiculações pelos meios diferentes, e apresentadas para toda a turma.

Material para atividade com o gênero notícia:

– Fontes diferentes da mesma notícia: recorte de jornal, de revista, vídeo online, matérias online.

Desenvolvimento da atividade com o gênero textual notícia:

O professor fará a apresentação da notícia; caso seja texto, deverá ler, junto com os alunos, e, se houver um vídeo, exibir para que todos assistam.

Após, instiga o debate, pedindo aos alunos que percebam as diferenças entre as veiculações, o enfoque dado aos acontecimentos, sempre relacionando com o gênero descritivo e como ele deve ser, por exemplo, analisando se realmente há a imparcialidade que o gênero exige.

Esse trabalho também poderá ser realizado em ambiente virtual, caso a escola proporcione essa opção para os estudantes.

Concluindo as atividades sobre notícia

Esperamos que essas atividades com notícia auxiliem o professor no desenvolvimento do trabalho de análise de gêneros textuais, como uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino – nos quais os alunos pouco participam com seu conhecimento.

É importante que seja sempre observado o respeito, o bom diálogo e que o professor busque elementos positivos em todos os comentários, para que o estudante perceba sua evolução e se sinta cada vez mais instigado a aprender.

Boas aulas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.