Oi pessoal, o texto de hoje é sobre Giroux e a educação. Espero que gostem!

Giroux e a educação

Giroux e a educação

Henry Armand Giroux nasceu em 18 de setembro de 1943, em Providence, Rhode Island, filho de Armand e Alice Giroux.

Giroux obteve seu título em doutorado na Universidade Carnegie Mellon,  no ano de 1977,  iniciando  assim, sua carreira de  professor universitário. O professor atuou na Universidade de Boston de 1977 a 1983 e depois, atuou também na Universidade de Miami, em Oxford, onde também atuou como diretor do Centro de educação e Estudos culturais.

De 1992 a 2004, atuou na Universidade Estadual da Pensilvânia, onde ele se tornou presidente da faculdade de Waterbury e também,  diretor de Fórum em Educação e Estudos Culturais de Waterbury.

Mudou-se para a Universidade de McMaster, em Maio de 2004, onde atualmente ocupa onde atualmente ocupa a presidência da universidade. Em  2005, a Universidade Memorial do Canadá concedeu-lhe um doutorado honorário em letras, onde ele mora atualmente com sua esposa.

Giroux é um crítico cultural e um dos teóricos fundadores da pedagogia nos Estados Unidos. Tornou-se mais popular  por seu trabalho pioneiro em pedagogia pública, estudos culturais, estudos relativos à juventude, o ensino superior, os estudos sobre mídia e teoria crítica. Como crítico, propôs reflexões sobre as teorias educacionais, escola e mais ainda, sobre os professores e seu papel no processo ensino-aprendizagem, bem como a influência dos mesmos nos alunos.

Sua obra teve como influência as teorias de Marx, mas principalmente de a de Paulo Freire, sendo  um defensor da democracia radical, da juventude e do neoliberalismo. Seus livros publicados são:

  • Currículo e Instrução: Alternativas na Educação – 1981
  • O currículo oculto e Educação Moral – 1983
  • Pedagogia Crítica, o Estado, ea luta para a Cultura – 1989
  • Cultura Popular, Formação e Vida Cotidiana. -1989
  • O pós-modernismo, Feminismo e Política Cultural – 1991
  • Entre Fronteiras: Pedagogia e Política em Estudos Culturais -1994
  • Estudos Culturais e Educação: para uma prática performativa – 1997
  • Além da Universidade Corporativa: Pedagogia, Cultura e Estudos Literários no Novo Milênio.

Giroux e a educação – Influência na Educação

Como crítico, Giroux formulou uma teoria educacional como instrumento de renovação, abordando questões de importância teórica, política e pedagógica, sugerindo  uma revolução no papel da educação escolar.

Seguidor das ideias de  Paulo Freire e Gramsci, sempre acreditou na importância de fazer do  ensino como uma forma de política cultural e, nesse sentido classificou a escola como um local onde a cultura da sociedade dominante é aprendida e prepara os alunos, não apenas para ingressarem no mercado de trabalho, mas para conformarem-se aos status que lhe são impostos, sendo assim  uma agente de controle social.

Giroux estudou ainda, a organização, a atuação da escola e o papel dos educadores, pois segundo o autor, é importante que os professores assumam a responsabilidade sobre o queensiname como devem ensinar,  tendo uma postura reflexiva, assumindo ainda, que são responsáveis na formação dos propósitos e no desenvolvimento da capacidade de pensar do  homem.

A esse modelo de professor reflexivo, é o que ele denominada de “Intelectual transformador”, partindo do principio que  toda atividade humana envolve alguma forma de pensamento, e não se pode  formar  uma atividade, na qual possa ser separar o funcionamento da mente.

Assim, caberia a esses professores intelectuais, não utilizar puramente a parte técnica e  sim, utilizar formas de pedagogia que incorporem interesses políticos,ideológicos, trabalhar o senso critico e as relações sociais, ou seja, para ser um  professor  intelectual  transformadordeve-se educar os estudantes para serem cidadãos.

Dessa forma, podemos refletir sobre como a  atual sociedade, vem impedindo que os nossos educadores, se tornem intelectuais transformadores, sem poderem assumir todo o seu potencial como professores. Já que, desta maneira  seriam um canal para  despertar interesse e, abordar as questões econômicas, políticas e sociais dentro e fora das escolas.

FIM

Está gostando dessa série sobre filósofos e sua influência na educação? Semana que vem tem mais. Não deixe de aproveitar, ok?

Ah, aproveita e compartilha este texto com aquele seu amigo que precisa conhecer mais sobre Giroux.

Você também pode gostar de:

Durkheim e a educação

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.