in

Google Adwords: como se configura essa ferramenta

Google Adwords: como se configura essa ferramenta 1

Google AdWords é a ferramenta de publicidade construída pela Google. Por meio dessa você poderá exibir anúncios no seu blog, por exemplo, por meio de links que são patrocinados por alguma empresa. Em troca você ganha mais tráfego, e, em alguns casos rentabiliza o seu negócio com essas indicações.

Entretanto, é válido ressaltar que quem anuncia e quem disponibiliza o espaço para o anúncio não são os únicos a ter receita com a plataforma. Por exemplo, a própria Google também forma receita com o Google Adwords. Portanto, vamos falar um pouco sobre o adwords e entender um pouco sobre anúncios digitais.

Google Adwords: entendendo a ferramenta

Uma maneira simples e bastante notável de se fazer esses anúncios é  linkar essas propagandas entre os primeiros resultados das pesquisas orgânicas.

Como usar o google adwords de forma eficiente
Google Adwords

 

Para isso acontecer, basta você associar a publicidade a uma palavra-chave que normalmente é utilizada para buscar algo.

Google Adwords: como se configura essa ferramenta 1
Exemplo de adwords nas pesquisas

Se pensarmos um pouco anunciar dessa forma, como ilustrada a cima, é uma forma inteligente de realizar o marketing digital. Pois, dessa forma, você auxilia na exibição do que o usuário quer, logo no topo da página, evitando, assim, que o mesmo demore muito para encontrar um resultado de qualidade.

Entretanto, a utilização do Google Adwords não possui apenas essa aparência, bem como outras formas de anunciar, além da rede de pesquisa. Veja a seguir as variações dessa ferramenta.

Variações visuais do Adwords

Esses anúncios podem aparecer em forma de banners e vídeos, sempre em regiões que favoreça a rápida visualização desses itens. Além disso, os anúncios podem variar quanto a cor, quanto ao tipo de anúncio e se apresenta ou não a extensão de preço.

Indicação de cor

Todo anúncio feito pela Adwords possui uma cor azul. Essa diferença é feita justamente par a destacar a publicidade do restante dos resultados orgânicos. Além disso, abaixo do hiperlink, há uma etiqueta onde está escrito Anúncio.

Google Adwords: como se configura essa ferramenta 2
Indicação de cor e etiqueta

Na nova atualização do Google Adwords essa etiqueta é  verde. Mas nem sempre foi assim. Anteriormente, essa etiqueta aparecia com a cor amarela, pois essa cor remete a ideia de oferta paga. Entretanto, essa mudança ocorreu para ficar ainda mais fácil para o usuário a visualização do mesmo.

Anúncios Estendidos

Ainda falando sobre atualizações da ferramenta, a Google lançou outra atualização, em 2016, onde ficou estabelecido um novo padrão de anúncios para os resultados de pesquisas.

Google Adwords: como se configura essa ferramenta 3
Nova aparência dos anúncios

Dessa forma, os anúncios passaram a ser maiores, e por isso, ficaram conhecidos como anúncios estendidos. No modelo atual estão presentes:

  • 2 títulos com 30 caracteres
  • uma terceira linha com espaço para até 80 caracteres.

Outra característica dessa nova aparência publicitária é a responsividade dos anúncios. Isso porque esses se adaptam tanto ao desktop quanto ao mobile.

Extensão de Preço

Outra característica das novas atualizações do Google Adwords é o demonstrativo de preço dos anúncios. Dessa forma, por meio disso há um certa exclusão entre os sites, ou seja, sites não responsivo ou que não possui uma versão mobile, a extensão não funcionará.

Como funciona a Google Adwords?

A plataforma  da Google Adwords é simples e fácil de usar, por ser bastante intuitiva.

Por isso, vamos entender como ela funciona para podermos utilizar plenamente a ferramenta.

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa nada mais é do que a junção dos resultados de busca do Google e de sites parceiros de busca. Dessa forma, as publicidades são mostradas em regiões de destaque nos resultados de busca orgânicos.

Em via de regra as primeiras quatro posições são ocupadas por esses anúncios. Já os sites em que concorrem com os anúncios por meio das palavras-chave de alta concorrência, ocupam as 3 últimas posições.

Outros sites de pesquisa da Google, como a Google Play, também utilizam os Adwords, e portanto, fazem também parte da Rede de Pesquisa.

De acordo com a rockcontent há uma vantagem primordial em anunciar utilizando a rede de pesquisa: os anúncios são exibidos para pessoas interessadas. Ou seja, normalmente esses anúncios apareceram para pessoas que  já pesquisaram sobre o assunto, e dessa forma, há mais chances dos usuários clicarem no anúncio.

Rede de Display

A Rede de Display é um copilado de variados sites sobre diversos assuntos, podendo esses sites serem específicos no Google, tais como o Finance, Gmail, Blogger e Youtube. Além disso, essa rede engloba sites e aplicativos para mobile.

Anunciar utilizando a Rede de Display do Google, auxilia ao anunciante uma maior chance de alcançar muitos clientes com vários interesses e momentos diferentes no ciclo de compra, exibindo anúncios com diversos formatos: texto, gráfico, em vídeo ou rich media.

Dentre as inúmeras vantagens da rede de display, encontram-se:

  • Criar todos os tipos de anúncios: de texto, gráfico, interativo e em vídeo;
  • Colocar esses anúncios em sites que sejam relevantes para o produto e/ou serviço que será vendido;
  • Exibir esses anúncios para pessoas que provavelmente já estão ou ficarão interessadas;
  • Gerenciar e acompanhar seu orçamento, campanhas e resultados durante o processo, assim como também é feito na Rede de Pesquisa.

Google Adwords no YouTube (Youtube Ads)

Youtube tem sido a plataforma que mais se destaca dentre as plataformas disponíveis na internet, isso porque recebe em torno de 1 bilhão de visitas, sem falar nas inúmeras pesquisas diárias sobre o Youtube no motor de busca Google.

Esses usuários estão sempre a procura de entretenimento, informações, dicas e soluções para problemas. Dessa maneira, entendendo essa importância é que essa rede é considera por muitos como a segundo principal motor de busca.

Google Adwords: como se configura essa ferramenta 4
Adwords no Youtube

Esse impacto que o YouTube tem no cotidiano é muito influenciado pelo fato da ferramenta pertence ao Google, e, por isso, utiliza das técnicas de adwords de Rede de Display. Portanto, pode-se mostrar múltiplas formas de anúncios dentro do YouTube. Além disso, o anunciante pode escolher onde e quando um anúncio em vídeo será exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.

Podemos citar algumas formas de anunciar no Youtube, tais como:

Ativos gráficos

  • Banner padrão/bloco para várias finalidades (MPU, na sigla em inglês)
  • InVideo

Ativos de vídeo

  • In-Stream padrão
  • TrueView

Outros recursos

  • Masthead e expansível da página inicial (disponível apenas sob demanda, solicitando à equipe comercial do Google)
  • Rich Media

 

Obrigado por querer aprender sobre Google Adwords!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre Google Adwords.

20 Plantas de Sombra

20 Plantas de Sombra

10 Dinâmicas de grupo rápidas e engraçadas

10 Dinâmicas de grupo rápidas e engraçadas