A utilização do SEMRush e o aumento do tráfego no seu blog

SEMRush é uma ferramenta utilizada para monitorar e implementar o tráfego de conteúdo e acesso em seu blog. A implementação dessa ferramenta auxilia a potencializar outras estratégias, que também tem como finalidade aumentar a popularidade do seu conteúdo, tais como SEO.

SEMRush

Dentro do universo do Marketing Digital existem diversas ferramentas para alavancar um blog nos motores de busca e deixá-lo popular. O SEO é uma dessas estratégias, bem como a utilização de palavras-chave e o monitoramento de tráfego de conteúdo e acesso ao blog.

semrush logo review 300x169 7055825 9455337

Sobre esse último: como monitorar quem acessa seu site já que você não possui esses dados facilmente? O SEMRush é a solução para esse impasse. Além disso, o aplicativo ainda auxilia no monitoramento das palavras-chave.

O que é?

SEMRush é uma ferramenta paga, e fornece dados relevantes de tráfego no seu site, além de disponibilizar dados sobre SEO e analise das palavras-chave. Mas qual a diferença dessa ferramenta para as demais, como a Ubersuggest?

https://youtube.com/watch?v=VkT5VJ9iRjs

Enquanto a ubersuggest faz o mesmo tipo de análise para o seu blog, o SEMRush faz essa análise  tanto para o seu blog quanto para o dos blogs concorrentes. Para isso, no painel de pesquisa você poderá pesquisar por qualquer domínio e achará esses dados sobre ele.

Como funciona a ferramenta?

Essa plataforma é bem intuitiva. Então, para começar a usá-la primeiramente é necessário criar um conta, e logar no site. Por fim, encontrará essa configuração.

Painel inicial do SEMrush 300x145 3417371 9149295
Página inicial do SEMRush

Basicamente você terá nessa tela:

  • Barra de busca no topo: onde será possível buscar os dados por domínio ou por palavra-chave. Os resultados aparecerão distribuídos em painéis.
  • Barra lateral: onde você encontrará as opções de análise.

Analisando domínios

Para obter dados de domínios basta ir até a barra de busca no topo e digitar o domínio que  você quer, mas sem colocar o htpps:// e www., e selecione o país de origem do site. Em seguida, o SEMRush exibirá dados sobre esse site. Usamos como exemplo o domínio do hubspot.com, e encontramos esses resultados.

Visão geral da hubspot.com no SEMrush 787x371
Teste no SEMRush

Nesses resultados é possível observar dados referentes a links pagos, backlinks, pesquisa orgânica e palavras-chave.

Resultado de pesquisa orgânica

Com relação ao tráfego orgânico podemos observar as seções de resultado:

  • Principais palavras-chave orgânicas: mostrará as principais palavras-chave procuradas nos motores de busca, como Google, que levam a um site. Isso é muito importante visto que será possível entender o que mais traz tráfego para o domínio em questão.
  • Distribuição por posição orgânica: nessa seção é mostrado um gráfico onde mostrará quantas palavras-chave seu conteúdo rankeia em cada posição.
  • Principais concorrentes orgânicos: essa parte mostra os principais concorrentes para as mesmas palavras-chave que as suas.
  • Mapa de posicionamento competitivo: mostra os principais concorrentes em forma de gráfico, onde cada concorrente se encontra em uma bola diferente. Nesse gráfico há as coordenadas “palavras-chave orgânicas” e “tráfego orgânico”.
Painel do SEMrush com visão geral de dados orgânicos 787x374
Dados obtidos

Cada espaço desse pode ser expandido para melhor visualização e detalhamento de dados, bastando clicar em visualizar relatório completo.

Quando estendemos um dos resultados, por exemplo o resultado de palavras-chave orgânicas, podemos observar com detalhes quais os post que foram ranqueados, quais as palavras-chaves relacionadas a esses, suas variações e posições.

Resultado de pesquisa paga

Assim como o resultado da pesquisa orgânica, no resultado da pesquisa paga você obterá as mesmas seções.

Backlinks

Os backlinks desenvolvem um função primordial para a reputação de um blog: eles identificam para o motor de busca a autoridade de um site. Dessa forma, links que originalmente pertencem ao seu blog, e que possuem autoridade alta aumentam sua credibilidade.

No SEMRush existe uma seção destinada a mostrar os backlinks, quantos e quais domínios linkaram você. Portanto, é possível identificar de onde cada link vêm e para onde vão. Além disso, os relatório da plataforma mostra as mais importantes âncoras usadas. As âncoras nada mais são do que os textos os quais o seu texto faz conexão.

Outrossim, o SEMRush indica que tipo de backlink foi utilizado, se foi apenas texto, ou imagem. Isso é muito importante pois ajuda a identificar que tipo de mídia é mais popular no seu blog.

Análise de palavras-chave

Por meio do SEMRush também é possível analisar as palavras-chave e seus valores. Os valores podem ser taxas por meio do seu custo em Adwords, da dificuldade de ranqueamente, dentre outros.

Para fazer essa análise basta digitar no campo de busca a palavra que você deseja pesquisar. Em seguida, será gerado um relatório que analisará como essas palavras-chave se comportariam em seu blog.

Outras ferramentas

O SEMRush também possui outras ferramentas que possibilitam a análise de outros atributos, como a análise dos textos de anúncio e keyword magic tool.

Textos de anúncios

Esse espaço é destinado a quem utiliza o GoogleAds em seu site. Ele mostra, por meio de um relatório, os anúncios que possuem um link maior com os conteúdos disponíveis em seu blog. Portanto, essa ferramenta auxiliará você a elaborar melhor seus anúncios.

Keyword magic tool

Esse ainda está em teste na plataforma, entretanto, essa parte do SEMRush é imprescindível para melhorar as estratégias de escolha de palavras-chave. Para utilizar essa ferramenta, basta digitar uma palavra no espaço de busca, e a ferramenta de dá variações para a palavra.

Essa escolha realizada pela ferramenta auxiliará a aumentar o volume de busca do blog, e se baseia justamente no volume de busca, no percentual de dificuldade de ranqueamento da palavra e da densidade competitiva.

SEO Content Template

Esse espaço é destinado a quem está dando os primeiros passos na produção de conteúdo no universo blog. Essa ferramenta auxilia na produção de conteúdo e precisa agilizar esse processo.

SEO Content Template do SEMrush 787x431 300x164 4775890 4738728
SEO content template no SEMRush

Isso porque a mesma permite que você crie conteúdo otimizado para SEO a partir das palavras-chave que você deseja, oferecendo um modelo baseado nos melhores resultados do Google. Para realizar isso basta escolher uma palavra-chave, selecionar o local e  língua. Depois disso o próprio aplicativo irá gerar um modelo com os dados fornecidos.

Obrigado por querer aprender sobre SEMRush

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre SEMRush.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20