A anuidade cartão de crédito é um tema que incomoda muitos consumidores. Sem dúvidas é uma das cobranças que mais incomoda na hora de pagar a fatura, mas será que ela é mesmo desnecessária?

Anuidade cartão de crédito
Anuidade cartão de crédito

O cartão de crédito é um instrumento de compras feito para facilitar a vida do consumidor e tornar a aquisição de bens de grande valor algo viável. As famosas bandeiras de cartão de crédito como visa, mastercard, Elo etc podem liberar o crédito junto a uma instituição bancária ou lojista que assuma total ou parcialmente a dívida.

Contudo muita gente considera a cobrança de anuidade algo abusivo que fere os seus direitos. Se você quer entender e quem sabe se livrar dessa cobrança, veja abaixo as informações mais importantes sobre o tema. Entenda!

Porque existe anuidade cartão de crédito?

A maioria dos serviços bancários, bem como as operações de crédito no Brasil são tarifadas. Se você tem uma conta corrente em algum banco sabe que o banco cobra um valor mensal pelas operações realizadas.

Assim também acontece com o cartão de crédito, a anuidade seria basicamente a taxa de cobrança para que as operações de crédito no cartão possam ser usadas. Por um lado faz sentido, afinal com o cartão a gente pode parcelar compras, cancelar ou devolver em até 7 dias, entre outras coisas.

Anuidade cartão de crédito

Os valores da anuidade devem variar de acordo com o tipo de cartão de crédito e o “pacote de benefícios” oferecido pela bandeira. Assim a tendência é que os cartões internacionais com programas de pontos e outras vantagens cobrem valores mais altos.

Mas, como todo mundo sabe a maioria das operadoras de cartão de crédito costumam abrir mão da cobrança de anuidade para manter o cliente em sua base de clientes. Use esse argumento na hora e da maneira certa.

Pagamento da anuidade é obrigatório?

O banco central autoria as instituições financeiras a cobrar pela utilização de serviços como o uso de cartão de crédito. Por isso, infelizmente para muitos a cobrança é legal e está prevista em lei.

Anuidade cartão de crédito

Muita gente acredita que ao ligar para contestar a fatura o valor da anuidade será abatido, e a gente sabe que isso não é verdade. O que pode ser feito é negociar descontos através de outros argumentos.

Você pode se recusar a pagar a anuidade do cartão, apenas nos casos de cobrança indevida. Ou seja se você tiver assinado contrato com isenção de anuidade e na fatura constar esse tipo de cobrança, aí sim a sua reclamação é devida. Caso contrário o valor pode ser cobrado na fatura seguinte e cobrado inclusive através de medidas judiciais.

Como tirar a anuidade do cartão de crédito?

Muita gente se faz essa pergunta, afinal a gente sabe que o valor da fatura as vezes nos pega de surpresa, e nessas horas qualquer valor a menos já ajuda. Os especialistas em finanças são unânimes em dizer que o melhor caminho para negociar os valores da anuidade do cartão de crédito é ligar para a financeira e conversar.

Para negociar os valores ou a isenção da anuidade é sempre bom ter bons argumentos como mais de um ano de utilização, faturas sempre pagas em dia etc. Assim você pode dizer que está pensando em cancelar, pois os gastos com o cartão estão excedendo o seu orçamento.

Ou melhor, usar um concorrente como justificativa. Por exemplo se você possui um cartão Visa e outro Mastercard. É só dizer que está querendo cancelar porque está pagando duas anuidades com cartões que te dão praticamente os mesmos benefícios.

Se você for cordial e educado com o consultor da financeira, com toda certeza você vai receber propostas vantajosas. A questão é saber como conversar com o representante, verbalizar a intenção de cancelar e explicar de maneira pensativa os motivos.

Eles tem metas para reter o cliente e contam com algumas ofertas para a permanência do cliente. Sem dúvidas você vai conseguir diminuição ou isenção total do valor.

Cartão de crédito sem anuidade

Outra dúvida comum para quem não gosta de pagar a temida anuidade do cartão de crédito é se existem cartões de crédito sem anuidade. A resposta é sim. Existem muitos cartões de créditos que oferecem anuidade zero durante um bom tempo.

Vale lembrar que na maioria desses casos, alguns benefícios do cartão são limitados, como descontos e pontos em clube de vantagens, milhas etc. Mas se engana quem pensa que a utilização do cartão está sendo gratuita.

As taxas que o seu banco cobra pela utilização da conta corrente e outros serviços em teoria já cobrem esses gastos. Mas claro que o seu gerente não vai te falar isso! As condições comerciais entre bandeiras e bancos são vantajosas para ambos os lados.

Se você gostou dessa matéria e chegou até aqui. Acredito que vai se interessar em ver também nossos outros artigos sobre cartões.