Auditoria de SEO: um tutorial básico para blogs e sites

A auditoria de SEO auxilia na manutenção da posição de um site exige nos motores de busca. Dessa forma, percebemos que manter  um site exige muito mais do autor do que simplesmente a confecção de conteúdo. É necessário cuidar da imagem do seu blog, bem como trabalhar para ampliar o seu alcance.

Para isso, a auditoria de SEO é elencada como um dos processos mais importantes para manter o seu blog no topo das pesquisas. Portanto, trouxemos um tutorial básico de Auditoria de SEO para blogs e sites.

O que é auditoria SEO

Auditoria de SEO

A auditoria de SEO é extremamente necessário para alavancar a posição do seu site nos resultados orgânicos no moto de busca. Dessa forma, podemos até dizer que SEO, tanto on-page quanto off-page, é a alma do negócio.

Mas o que é essa tal Auditoria de SEO?

De acordo com o Nautilos, a Auditoria de SEO é formada por várias analises que irão identificar quais estratégias você já utiliza ou não utiliza no seu site. A partir disso, será possível perceber quais dessas estratégias você está realizando corretamente ou não, e como melhorá-las .

Dessa maneira, se seu site está com um péssimo ranqueamento nas pesquisas ou recebe poucas visitas é melhor dar mais atenção as ferramentas e estratégias SEO, pois elas são as principais responsáveis pela sua colocação nas pesquisa orgânicas.

Para te ajudar a iniciar essa auditoria, trouxemos esse tutorial.

Pré- requisitos

Antes de iniciar a sua auditoria, observe os seguintes aspectos no seu blog:

  • Verificar o alcance do nome do seu negócio e a visibilidade de nome, do endereço e do telefone (NAP) desse.
  • Estudar a cidade do seu negócio e a geografia local.
  • Mergulhe profundamente no seu site ou blog.
  • Consiga dados úteis acerca das análises de competidores.

Tutorial de Auditoria de SEO

Para esse tutorial iremos analisar:

  1. A influencia das palavras chaves
  2. Como o Screaming Frog SEO funciona na auditoria de SEO?
  3. A busca do seu site nos motores de busca
  4. Análise da página do Google+

A influencia das palavras chaves na Auditoria de SEO

Uma das ferramentas que mais influenciam no ranqueamento do seu site nos motores de busca são as palavras chave. A partir dela, tanto o seu leitor quanto o motor de busca  tem uma noção do que se trata o conteúdo.

Embora o  Google não atribua um valor muito significativo as palavras-chave para a composição do ranking, o ranqueamento ainda é muito influenciado pelas palavras-chave temáticas.

Portanto, para dar uma maior atenção as palavras chave na Auditoria de SEO você precisará:

image01 4 300x95 6603928 5625541
SEMrush e a análise das palavras-chave
  1. Acessar o site SEMRUSH, adicionar o endereço do seu site e clicar em buscar

image18 3 300x249 3750143 3427629
Resultado das palavras-chave do seu blog
  • Em seguida, o site mostrará uma página com todas as palavras chave utilizadas no seu blog e as respectivas posições nos resultados orgânicos
  • Por fim, você pegará as palavras-chave encontradas nesse resultado e buscará em motores de busca para identificar seus concorrentes. Você pode aprimorar essa etapa analisando o ranqueamento dessas palavras-chave localmente. Para isso, basta adicionar após a palavra-chave o nome da cidade onde você está.
  • Além desse site, você pode utilizar a ferramenta Screaming Frog SEO para fazer esta e outras analises na sua Auditoria de SEO. Essa ferramenta de SEO simula o robot/crawler do Google indexando e analisando as suas páginas.

    Outrossim, esse software é perfeito para auditorias internas dos sites pois ele faz uma análise profunda do blog, e como resultado da análise, a ferramenta gera um relatório completo de diversos itens fundamentais para melhorar a experiência do usuário.

    Como o Screaming Frog funciona?

    A página inicial do programa mostra a sua primeira contribuição para a Auditoria de SEO: o status code.

    screaming frog seo visao geral 300x162 9552708 9869612
    Screaming frog SEO página inicial

    Após adicionar a url do seu site, o software retornará uma lista de códigos que representam os servidores que retornam para determinada função. Na lista aparecem vários, entretanto, precisaremos apenas observar os de número 404, que representa um erro.

    Esse erro é conhecido como “server not found”( ou servidor não encontrado). Além desse significa, esse erro é entendido também como “não foi encontrada imagens no seu site”.

    Page Titles

    Além disso, o Screaming Frog SEO analisa as Pages Titles. Há uma aba na página inicial que possui esse nome e ela mostrará todos os títulos dos posts do seu site, bem como o número de palavras utilizadas.

    O ideal para os títulos das páginas é em torno de 65 caracteres, isso porque títulos com caracteres a mais dificultam a visualização dos mesmo nos motores de busca. Se você tem dificuldade de medir essa quantidade, temos um post aqui sobre o plugin Yoast SEO que te auxilia nesse processo.

    Meta Description

    Nesse setor, você irá verificar o tamanho da sua meta description, que não pode exceder 125 caracteres, pelo mesmo motivo da page title: dificulta a visualização dos mesmo nos motores de busca. Há também abas destinadas aos títulos H1 e H2, que mostraram os mesmos atributos dos itens já citados.

    meta description screaming frog 300x152 6890058 8326937
    Meta descrição no Screaming Frog SEO

    Além disso, o Screaming Frog SEO te ajuda a criar um sitemap. Por meio da aba sitemap, você poderá clicar em CREATE XML SITEMAPS, e em seguida você terá seu sitemap formado.

    A busca do seu site nos motores de busca na Auditoria de SEO

    Para analisara  a visibilidade do seu site você também poderá pesquisar o mesmo nos motores de busca. Grande parte dos sites possui usuários de busca para o próprio site, entretanto, há a possibilidade que esses pesquisadores podem não estejam interessados no seu negócio,principalmente se não estiverem na mesma localização geográfica.

    image15 3 300x180 3997267 4458004
    Exemplo de busca

    O resultado da busca melhora se você tiver uma página no Google+, pois além de mostrar o local do seu negócio, também mostrará o site da empresa.

    Análise da página do Google+ na Auditoria de SEO

    Essa parte da Auditoria de SEO está intimamente relacionada com o SEO off-page, pois associa conteúdos fora do site, em especial o site do Google+. Você deverá verificar quais os conteúdos ligados ao Google.

    Você deverá verificar se existe na sua página do Google +:

    1. Descrição simples: investir em uma descrição amigável, que cative o seu público é a grande “sacada” para se destacar nesse setor. Portanto, fale de seu negócio, como ele surge e qual o seu objetivo.
    2. Ausência de excesso de palavras-chave: não precisa encher sua descrição com palavras-chave. Prese por descrever sua empresa e convencer o seu cliente do porque ele precisa tanto dos seus serviços.
    3. Atribuição de categoria apropriada: sempre haverá uma categoria para o seu negócio, seja educação, comidas e bebidas, etc. Essa parte é importante pois auxiliará seu cliente na busca ao serviço que ele realmente precisa.

    Obrigado por querer aprender Auditoria de SEO

    Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido Auditoria de SEO.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    CONTEÚDO RELACIONADO

    Este é um site do grupo B20