Atualmente, a internet ocupa quase que 50% do nosso tempo, seja ele livre ou não. Entretanto, essa ferramenta não é de todo má. Diversas pessoas a usam para trabalhar, ou até mesmo estudar.

Como criar um blog

A pergunta Como criar um blog? paira nos pensamentos de muitos profissionais. Essa atividade de criação não é uma atividade exclusiva de designers gráficos ou programadores. Embora para esse grupo seja mais fácil essa atividade, existem inúmeros outros especialistas de áreas mais diversas que utilizam a internet para difundir seus trabalhos e conhecimentos.

Os professores são uma desses especialistas que têm buscado na internet, a partir da criação de blogs, um espaço para continuar a repassar seus conhecimentos aos alunos e ajudá-los fora da sala de aula. Entretanto, nem todos os professores são iniciados ou dominam essa ferramenta tão importante que é a internet. Dentro desse contexto, construímos um breve tutorial sobre a criação de blogs para ajudar professores de diversas disciplinas a expandirem seus horizontes de ensino. E para o desenvolvimento desse blog.

    Nichos de Blog – Como criar um blog

A criação de um blog garante ao autor a maior visibilidade e reconhecimento do seu trabalho, bem como proporciona o desenvolvimento pessoal do mesmo. Para isso, se faz necessário definir os objetivos do blog, bem como o tema das publicações. Nesse caso, já que serão professores que irão criar os seus blogs o tema terá envolvimento com sua área de formação. Dessa forma, se for um professor formado em biologia, por exemplo, as publicações e o blog serão voltados para a biologia.

A partir disso, você poderá pensar se o seu blog será voltado só para publicações sobre os conteúdos, ou só resumos das matérias, ou algo mais voltado ao planejamento de aulas, sendo assim mais endereçado aos professores, no último caso.

Um conselho super válido nesse processo de descoberta do nicho para criação de um blog é continuar fazendo o que você já domina. Por exemplo, se você já atua na sala de aula já está mais familiarizado com os conteúdos específicos e com o planejamento de aula, e assim, estará apto e se sentirá mais à vontade em gravar aulas ou escrever sobre o conteúdo.

Plataformas de blog – Como criar um blog

Após a escolha de seus objetivos e conteúdos, o próximo passo para desvendar o universo de como criar um blog é a escolha da plataforma onde você você possa “deixar” seus posts disponíveis para visualização. Essas plataformas também são conhecidos como sistemas de gerenciamento de conteúdos ou simplesmente CMS.

Aqui encontramos uma grande quantidade de plataformas, desde plataformas pagas a gratuitas, e outras que necessitam de um conhecimento mais específico de programação. Iremos destacar algumas das melhores plataformas para você criar um blog.

WordPress – plataformas de blog:

O WordPress é a primeira plataforma que vem à mente quando o assunto é criação de blog. Esse possui uma interface simples e intuitiva, pois não necessita de conhecimentos específicos, como programação, para gerenciar e postar o conteúdo. Essa plataforma possui sua versão gratuita, mas também disponibiliza uma versão paga, que possui outras ferramentas mais específicas da programação. Dessa forma, este CMS é bastante atrativo porque bastantes temas e plugins para modificar a layout do seu blog, uma otimização intuitiva de SEO, além da facilidade de utilização.

Joomla – plataformas de blog:

O Joomla é outra plataforma de blogs muito parecido com o WordPress, tanto na interface quanto pela facilidade de manipulação do CMS. Entretanto, um ponto positivo para essa plataforma é a adaptação da língua.

Drupal – plataformas de blog:

Por último citamos o Drupal, uma plataforma para criação de blogs um pouco mais sofisticada pois exige conhecimentos de programação, e por esse motivo que ele é bastante utilizado por desenvolvedores de web.

  Serviços de hospedagem – Como criar um blog

O funcionamento de um site depende de um lugar disponível para que ele possa ser “fixado”. Esse local é chamado de servidor. Por servidor entendemos um computador especializado em guardar arquivos e deixá-lo a disposição para que outras pessoas possam utilizar esses arquivos. Já os navegadores, como o Google Chrome, são responsáveis por ler esses arquivos guardados e mostrá-los.

Existem diversas empresas que oferecem o sistema de hospedagem de sites.  E antes de você encontrar a resposta para a pergunta Como criar um blog, caro professor, é necessário ter em mente alguns requisitos para a obtenção de um servidor para hospedar seus blog.

Antes de tudo se questione:

  • Quanto tráfego você espera ter?
  • Quão rápido é a instalação e configuração?
  • Tem suporte?
  • Quais recursos você terá para ter um blog de sucesso?
  • Qual o custo?

Após adquirir essas respostas você poderá escolher sem medo o melhor serviço de hospedagem. Os serviços de hospedagem oferecidos, normalmente se dividem em dois: compartilhado ou em cloud (nuvem). Na primeira o  servidor hospeda mais de um site, e são analisados algumas variáveis como : espaço em disco, RAM, largura de banda. Esse modelo é perfeito para sites menores, e o custo é mais barato, quando comparada com a hospedagem em nuvem, e possui uma instalação mais intuitiva. Já no segundo tipo de hospedagem é indicados para sites maiores, possuindo um custo maior, porém com auto instalação, recursos de IP, dentre outras vantagens.

Registro do nome de domínio – Como criar um blog

O registro de domínio é uma parte muito importante no processo de como criar um blog. Essa parte diz respeito ao nome e endereço do blog. A escolha do nome do blog deve está intimamente ligada ao conteúdo do mesmo. Já o nome do domínio é uma parte fixa que compõe o endereço do blog, e possui uma variedade de escolha, que giram em torno de 12 ou mais opções, como br., org., net., dentre outros.

O domínio é uma parte essencial para um blog pois é a partir dele que se faz a ponte de ligação entre o site e o servidor que hospeda o bog. Dessa forma, se o nome de domínio não existir a população em geral não saberá da existência de seu blog pois não passará de uma combinação de números( IP do navegador ).

Configure a plataforma do seu blog – Como criar um blog

O próximo passo para desvendar a pergunta “como criar um blog?” é explorar a plataforma escolhida e descobrir as diversas funções dessa que possam te auxiliar na publicação de conteúdos e manutenção do blog.

Aqui vamos demonstrar os primeiros passos nas três plataformas apresentadas neste post. Começando pelo WordPress. Acesse  o site e realize o login, e em seguida vá até o painel do administrador, que pode ser acessado diretamente pelo link seudominio.com.br/wp-admin no navegador. Depois do acesso, você poderá customizar seu blog de graça, e para isso, basta ir na seção de aparência, onde será possível escolher temas e modificar o visual do blog. Já os plugins, são uma grande biblioteca de extensões que auxiliam na ampliação das funcionalidades do seu blog.

Alguns plugins que podem ajudar a melhorar o seu blog:

Citamos abaixo alguns dos plugins mais utilizados e suas funções:

  • Yoast SEO: otimização de seus posts com mais facilidade com as técnicas de SEO.
  • Akismet Anti-Spam: manterá sua sessão de comentários limpa e livre de spam.
  • Jetpack: recursos relacionados ao desempenho e segurança estatísticas.

    Publicando o primeiro post – Como criar um blog

Por fim, podemos sabemos como criar um blog, e poderemos postar no mesmo. No WordPress, após acessar o painel do administrador, na barra esquerda clique em páginas, e aparecerá uma opção de Adicionar um novo post, onde deve ser inserido o texto do post. Já no Joomla, após acessar o painel do administrador clique em Artigos, e em seguida em Novo. Por último, no Drupal, clique em Content, e por fim em Add content. Depois desse processo, basta escrever o texto e postar.

Mesmo sabendo como criar um blog e dominando todas as técnicas o sucesso do blog demora um pouco, o que requer do professor paciência e dedicação.

Obrigado por querer aprender a criar seu blog!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido a criar um blog.