Como diminuir o tamanho da sua foto

Se você quer saber como diminuir o tamanho da sua foto está no lugar certo. Aqui você vai aprender o passo a passo sobre como diminuir o tamanho da imagem deixando ela em tamanho aceitável para publicar em qualquer lugar.

Muita gente que não tem tanta prática com internet se depara com alguns problemas quando precisa fazer um upload de uma foto ou arquivo em determinados sites.

Como diminuir o tamanho da sua foto
Como diminuir o tamanho da sua foto

A famosa frase “ O arquivo é grande de mais” costuma aparecer para complicar a vida de muita gente. Mas não precisa mais se preocupar. Aprenda tudo agora!

O que é um tamanho de arquivo de imagem?

As imagens são compostas por vários pontos chamados pixels, e cada um deles tem uma cor, representada como uma combinação de três cores básicas (vermelho, verde e azul).

Para armazenar cada um desses pixels, geralmente são utilizados 3 bytes (24 uns ou zeros). Quando uma imagem é grande, pode ter milhões de pixels, e isso significa que armazenar todas as informações de uma imagem como essa em um computador ou em qualquer dispositivo ocupará muito espaço de armazenamento por conter mlhõesde bytes..

Quando uma câmera ou celular diz que tira fotos de 10 megapixels, significa que cada foto possui 10 milhões de pixels (mega = milhão). E ter 10 milhões de pixels significa que são necessários 30 milhões de bytes (ou 30 megabytes) para armazenar essa foto (que é muito espaço!).

Como diminuir o tamanho da sua foto
Como diminuir o tamanho da sua foto

Se você deseja enviar esta foto (ou muitas fotos) para um amigo por e-mail, ele precisará transferir no mínimo 30 megabytes de dados e levará um tempo para carregá-la e muito para que o destinatário faça o download mais tarde.

Como posso reduzir o tamanho do arquivo de imagem?

Existe alguma solução? Sim, existem duas soluções principais. Uma delas é a compactação da imagem: a compactação reduz o tamanho do arquivo sem precisar redimensionar a imagem, mas esse processo sofre perdas, muitas vezes irreparáveis na qualidade da imagem, pois ela sofre com o aumento da compactação e a perda de dados importantes da imagem.

A outra solução é redimensionar sua foto, diminuindo o número de pixels necessários para armazenar a imagem, o que reduz o tamanho do arquivo proporcionalmente. Reduzir o tamanho da imagem não reduz a qualidade da imagem, embora possa perder alguns detalhes muito pequenos se eles se tornarem muito pequenos.

As fotos tiradas com celulares e câmeras modernas geralmente têm mais de 6 milhões de pixels, enquanto a maioria dos celulares, tablets, notebook ou tela de TV tem apenas 1,5 milhão de pixels, o que significa que você acaba vendo uma versão redimensionada da imagem (você só usa a imagem completa se você imprimir).

Portanto, se você redimensionar sua imagem, diminuindo sua largura e altura para metade, sua imagem terá o mesmo número de pixels que as telas que a exibirão, para que você não perca nenhuma qualidade ou detalhe, mesmo olhando na sua imagem no modo de tela cheia.

Como diminuir o tamanho da sua foto
Como diminuir o tamanho da sua foto

Lembre-se de que, se você tiver uma foto grande, poderá reduzir o tamanho do arquivo, redimensionando-o até cerca de 1900 por 1100 pixels e obtendo uma imagem JPG com apenas um pouco de compressão (cerca de 95% de qualidade). Com isso, você obtém uma imagem versátil e de ótima qualidade, que pode ser enviada a qualquer pessoa sem levar muito tempo ou gastar muita largura de banda no seu plano de internet ou dados móveis.

Imagem original reduzida – 385x256px
300KB Rezido – 266x177px
50 KB (84% menos!)

Para reduzir o tamanho de uma imagem você pode usar algum software no seu celular ou computador. E não precisa ser photoshop ou qualquer outro programa de edição, pois o próprio paint se encarrega de fazer essas reduções e ainda converte o modelo do arquivo dando mais versatilidade e tranquilidade na hora de upar sua foto na web.

Como diminuir o tamanho da sua foto e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais com nossa ajuda e quer aprender com ainda mais dicas, aproveite para ler o nosso artigo sobre:
Dicas: Plano de aula EJA alfabetização e letramento
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20