Como fazer otimização de conteúdo?

Otimização de conteúdo é uma das chave para se  destacar no mundo do blog. Dessa forma, podemos depreender que não apenas o layout do site que atraí, mas também o conteúdo relevante e de qualidade.

Por isso, hoje te ajudaremos a como fazer otimização de conteúdo para o seu blog.

Como fazer otimização de conteúdo?

As várias formas de compartilhar conhecimento, nas redes sociais, como Instagram e Facebook, acabam por bombardear os leitores, ao mesmo tempo que esse conteúdo é sempre propagado sempre muito rápido.

0aa8795117d8ccdc3a2b65d25016074d 300x172 8251743 2601560

Dessa maneira, a chuva de conteúdos acaba por sobrecarregar o leitor com informações que muita das vezes não são úteis, ou não passam de fake news. Isso porque falta uma curadoria de conteúdo por parte do leitor, entretanto, este já é sobrecarregado com outros setores da vida, e não sobre tempo para isso.

https://youtube.com/watch?v=TS0atyiwZpI

Entretanto, tudo mudaria se fosse feito uma curadoria de conteúdo por parte dos produtores de informação. E é aí que entra a otimização de conteúdo. Portanto, se você quer ter uma relevância positiva no seu blog combine excelentes estratégias de SEO com um conteúdo de qualidade.

Formas de otimizar o conteúdo

Existem alguns critérios objetivos utilizados para analisar a qualidade de um conteúdo, dentre eles estão:

  • Impressões;
  • cliques;
  • CTR;
  • posição na busca;
  • tempo na página
  • taxa de rejeição;
  • leads.

Esses critérios podem ser analisados utilizando as ferramentas presentes no Google Search Console, bem como utilizar outras ferramentas, como SEMRush.

Já os critérios subjetivos, podemos citar como exemplo:

  • intenção de busca: é o que o usuário busca?
  • foco: o texto gira em torno do tema ?
  • qualidade: conteúdo é bem escrito?
  • concorrência (direta): o texto está em primeiro lugar nos motores de busca?
  • concorrência (indireta): os concorrentes tem o que de melhor?

Portanto, a otimização de conteúdo deve está focada em incluir ou melhorar esses pontos no decorrer do texto.

Otimização de conteúdo utilizando critérios subjetivos

Para fazer esse tipo de otimização, antes de começar a escrita do conteúdo faça uma pequena pesquisa de intenção do leitor. Se pergunte(utilizando como exemplo um tópico de pesquisa o termo como criar um blog)

  • passos para criar um blog?
  • como tornar um blog popular?
  • que ferramentas usar?
  • como hospedar um site?
  • quais as dificuldades?

Se colocarmos no texto as respostas para essas e outras perguntas teremos prováveis respostas que um usuário gostaria de ter. Seguindo esse passos e incluindo essas respostas no texto estaremos sanando o nosso requisito de intenção de busca, garantindo que o conteúdo do texto está de acordo com o que o leitor espera.

Dessa forma, realizando esses passos teremos como consequência uma mudança de ranqueamento do seu site nos motores de busca. À medida que você for fazendo essas modificações você pode analisar essa mudança de posição por meio do aplicativo SEMRush.

Para além disso, a análise do conteúdo da concorrência é primordial nessa etapa de produção de conteúdo. A partir disso você poderá observar pontos que estão desfavorecendo o seu texto.

Outro ponto que devemos prestar atenção é no foco do texto. Um dos vieses do foco em um texto nós já abordamos, que seria um conteúdo focado no tema principal. Já um outro olhar só o foco deve ser realizado por meio de uma escrita que abranja o principal público alvo daquele tema.

Para isso, vale  trabalhar em uma linguagem habitual para aquele público. Dessa forma, devemos prestar atenção em alguns aspectos, como:

  • Tamanho dos parágrafos
  • Presença ou ausência de títulos
  • Falta de subtítulos;
  • Sem uso de listas, negrito, itálico e linguagem interna.

Otimização de conteúdo com critérios objetivos

Um dos critérios objetivos que conversa bastante com o critério subjetivo de intenção de busca são as palavras chave. Essas palavras auxiliam o motor de busca a  entender um pouco mais da pesquisa que o usuário está realizando.

otimizacao de sites seo 300x218 5383242 7717666

Dessa forma, o motor de busca irá selecionar textos que se aproximam do que foi pesquisado por meio da observação, ou seja, se esses textos possuem as palavras pesquisadas, e com que frequência.

No aplicativo já citado, SEMRush, podemos observar quais as palavras chaves mais utilizadas para cada tema. Mas em termos gerais, como escolher palavras chaves de qualidade?

Primeiramente é necessário escolher uma única palavra chave que vá ser utilizada em todo o texto, além disso, é necessário observar se essa palavra chave tem haver com a intenção de busca e o foco do texto.

Para otimizar esse processo, existem ferramentas e extensões para os locais de hospedagem dos blogs que auxiliam nessas escolhas.

Por exemplo, no wordpress a extensão Yoast SEO pode ajudar, nela há uma seção destinada a uma única palavra ou frase chave para o texto, e uma outra secção onde você colocará os sinônimos da mesma. No final tanto a primeira quanto a segunda categoria dos termos chaves do texto serão contabilizados pelos motores de busca.

Além disso,  é necessário se ater a outros detalhes sobre as palavras chaves. Para potencializar o uso dessas palavras e render bons ranqueamentos para seus textos é necessário adicioná-las no título do texto, bem como na URL e na meta descrição do seu texto.

Otimização e autoridade

As pesquisas no motor de busca Google, por exemplo, são monitoradas por milhões de pessoas localizadas em variados pontos do mundo. Isso porque é sabido que as pesquisas, e as respostas a essas, não são perfeitas.

Portanto, são necessários seres humanos para analisar esses caracteres mais subjetivos já citados, já que os algoritmos do motor de busca não podem realizar essa atividade. E um dos critérios para essa analise é a análise da autoridade do site. Para isso, existem alguns critérios como:

  • expertise (ou conhecimento do assunto);
  • autoridade no assunto;
  • confiabilidade do site ou autor.

Isso mostra que o Google tem buscado apresentar ao usuário como resposta texto cada vez mais elaborados e de qualidade. E para isso, assim como em outros setores da vida, como na universidade por exemplo, para considerarmos algo como verdade esse algo deve ser dito por quem tem propriedade no assunto, ou seja, alguém com renome em determinado assunto.

Obrigado por querer aprender sobre otimização de conteúdo!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre otimização de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20