Como escolher as melhores palavras-chave por meio de SEO?

Palavras-chave são uma das estratégias de SEO que auxiliam na manutenção da posição de um site nos motores de busca. Dessa forma, percebemos que manter  um site exige muito mais do autor do que simplesmente a confecção de conteúdo. É necessário cuidar da imagem do seu blog, bem como trabalhar para ampliar o seu alcance.

O que são as palavras-chave?

Primeiramente, devemos discutir o conceito de palavras-chave. De acordo com o infopédia, palavras-chave é um termo que sintetiza, que resume, a ideia central de um texto.

Como pesquisar palavras-chave de forma otimizada?
Palavras-chave: como pesquisá-las?

Portanto, para produzir um conteúdo de qualidade deve-se tomar cuidado para manter o foco no assunto, na linguagem e na otimização do conteúdo. E em todas essas etapas as palavras-chave estão envolvidas.

Isso porque essas desenvolvem um papel fundamental no texto:

  • Situar o leitor, brevemente, sobre do que se trata o texto
  • Indicar aos motores de busca o ponto central do texto

E por isso, essas palavras normalmente devem se encontrar na meta-descrição, no título e na URL do texto. Para além disso, as palavras-chave tem o poder de ranquear os blogs nos motores de busca.

Isso porque algumas palavras possuem um “poder” maior no mundo virtual. Ou seja, algumas palavras-chave são as queridinhas, e por isso possuem bastante conteúdo sobre. Entretanto, para ocupar o topo nas pesquisas, além das palavras-chave, é necessário um conteúdo de qualidade e otimizado.

Importância das palavras-chave

Como mencionado anteriormente, as palavras-chave auxiliam os motores de busca a encontrarem os textos distribuídos na internet. Portanto, é preciso saber usá-las com sabedoria, pois, caso contrário essas palavras podem lhe colocar em uma colocação ruim no resultado de pesquisas orgânicas.

Dessa forma, é necessário saber, primeiramente como os motores de busca funcionam. E por fim, montar estratégias para utilizar essas palavras corretamente, e associando esse uso com as estratégias de SEO.

Como escolher as palavras-chave de forma adequada?

Selecionar as palavras-chave corretamente é uma atividade, de certa forma, prática, visto que existem plataformas que realizam essas escolhas. Entretanto, é necessário tomar cuidado na hora da escolha, pois as palavras precisam conversar com os assuntos do seu blog.

https://youtube.com/watch?v=Lqd27YxYxUM

Isso porque, cada tema tratado em um site possui uma categoria de palavra-chave diferente. Portanto, existem alguns critério utilizados para selecionar essas palavras.

Os critérios são:

  • Volume de Busca: se refere a quantidade de vezes que aquela palavra-chave é utilizada para pesquisar certo conteúdo
  • Dificuldade de Rankeamento da Palavra-chave
  • CPC(custo por click): valor cobrado por cada clicki em seu anúncio
  • Competition
  • Intenção de Compra da Palavra-chave
  • Head Tail x Long Tail

Como realizar uma pesquisa de palavas-chave?

O ponto de partida para encontrar palavras-chave adequadas para o seu nicho é encontrar as head keywords, ou as “palavras de ordem” do seu negócio. Essas palavras podem ser consideradas como as keywords com maior volume de busca e que darão origem aos termos long tail.

É  comum que as head keywords sejam utilizadas nos motores de busca. Entretanto, normalmente seguimos os passos opostos a esse, e acabamos por nos preocupar com palavras-chave de fundo de funil(mais relacionadas ao produto vendido).

Para realizar essas escolhas você pode utilizar algumas ferramentas, que já foram tratadas aqui no demonstre, como :

Removendo palavras-chave

O segundo passo a ser seguido é remover termos que não conversam com o seu negócio. Para isso, indicamos a criação de uma planilha com os termos utilizados no seu blog, e dos que ainda serão utilizados. A partir disso, fica mais fácil remover termos que não fazem muito sentido para o seu nicho, ou palavras-chave duplicadas.

long tail o que e como escolher as melhores palavras chave 300x200 8402200 5919930
Long tail

Long Tail

O terceiro passo é escolher corretamente a long tail. Esse termo significa, ao pé da letra, cauda longa. No marketing digital esse termo tem um outro significado: expressão de busca utilizadas pelo usuário para pesquisar algo nos motores de busca. Normalmente expressões do tipo long tail possuem no mínimo quatro palavras.

Portanto, com essa característica, poucas palavras para realizar uma pesquisa, trata-se de uma pesquisa específica, do que se colocasse apenas uma única palavra no espaço de busca. Dessa forma, o Google exibirá resultados de palavra com menor volume de busca e menos concorrência.

Existe uma ferramenta que te ajudará a pesquisar essas palavras long tail, e atrair um público trabalhando com essas palavras de baixo volume de busca: Keywordtool.io.

Descobrindo como o Google funciona

O quarto passo é descobrir se o seu site já está posicionado no Google. A maneira mais simples de fazer isso é utilizando uma ferramenta. Para isso você pode usar RD Station e SEMRush. Esse passo é de suma importância pois ele irá decidir  o que você fará com as keywords, se produzir conteúdo, se otimizar o conteúdo que já existe ou fazer um link building.

Dificuldade, oportunidade e potencial

O quinto e último passo é descobrir dificuldade, a oportunidade e o potencial de cada termo. Neste momento você já tem posse do volume de busca dos termos e já sabe qual a posição das palavras-chave.  Portanto, só falta você descobrir a dificuldade, a oportunidade e potencial das palavras.

Para esse último passo indicamos a ferramenta MOZ. A MOZ é uma plataforma online que disponibiliza informações sobre o desempenho de uma página. Para fazer essa análise e  melhorar a desenvoltura do blog, a ferramenta usa as técnicas de SEO, dentre outras, e como essas interagem com os motores de busca.

Dentre todas as plataformas disponíveis, a MOZ é considerada a mais completa, justamente pelos critérios de análise serem bem amplos, e seus dados bastante confiáveis. Por esses motivos, a ferramenta é bastante utilizada por empreendedores digitais, e pelo público em geral, já que a mesma facilita a tomada de decisão.

modelo de pesquisa de palavra chave planilha 300x86 8557712 6344823
Modelo de pesquisa de palavras-chave

A plataforma, depois de analisar as variáveis selecionadas, emitirá um relatório, que pode ser enviado para o seu e-mail. Podemos observar que nas três últimas colunas, o relatório apresenta fórmulas prontas para dar uma pontuação ao volume, calcular a facilidade (100 – valor da dificuldade) e a prioridade, que é uma soma de diversas notas.

Obrigado por querer aprender sobre palavras-chave

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre palavras-chave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20