Você sabe o que é, e como funciona a conta corrente? Não? Então você está no lugar certo. Pois nesta matéria nós vamos te explicar direitinho quais as diferenças e o que é ser um correntista de banco.

Como funciona a conta corrente

Ter uma conta bancária hoje em dia é indispensável para todos os cidadãos. Receber salários, efetuar pagamentos, fazer transferências etc esses processos estão se tornando algo indispensável para todos.

Mas o que pouca gente sabe é que ser correntista de um banco é mais do que simplesmente ter uma conta. É ter opções de serviços diferenciados criados para facilitar a sua vida e te fazer driblar a burocracia. Veja!

Como funciona a conta corrente?

Diferente da conta poupança, a conta corrente é destinada a pessoas que fazem movimentações frequentes. Serviços frequentes que em teoria são cobrados em apenas uma mensalidade ou tarifa de manutenção.

Ao abrir uma conta corrente você tem acesso a um cartão de débito ou crédito (A depender do escore e da disponibilidade do banco) serviços de cheques, extratos mensais, e transferências para contas em outros bancos ou na mesma instituição financeira, os famosos Doc e Ted.

Além desses serviços os correntistas contam também com uma poupança vinculada. Um lugar reservado para você guardar um pouco de dinheiro e fazer com que ele renda juros a seu favor.

Mensalidades da conta corrente

Como muitas pessoas sabem o serviço de conta corrente não é gratuito e para poder utilizá-lo existe uma taxa de manutenção. Essas tarifas geralmente são cobradas para acobertar o banco alguns impostos e cobranças do banco central por operações financeiras.

Como funciona a conta corrente
Como funciona a conta corrente

Os valores das mensalidades variam de acordo com o pacote de serviços prestados. Mas geralmente as taxas de manutenção aqui no Brasil são entre R$ 25 a R$ 40,00. Contudo Alguns bancos têm aderido a opções simples para correntistas que usam pouco e não querem pagar taxas tão altas.

Claro que para o banco é super vantajoso que o seu correntista realize a maioria de suas operações de maneira online. Porque assim o dinheiro circula mais dentro da própria instituição e seus convênios com as empresas credoras lhes faz lucrar cada vez mais com as movimentações.

Meu dinheiro rende na conta corrente?

Já ví muitas pessoas que abriram conta corrente em bancos e ao tirar o extrato se impressionou com a cobrança da taxa de manutenção. É que para muitas pessoas qualquer conta que você abre no banco rende juros a seu favor, mas não é bem assim.

Na poupança o dinheiro rende de acordo com o percentual da taxa SELIC se não houver movimentação de retirada ou transferência no período de 30 dias. Já a conta corrente não é feita para poupar ou render dinheiro e sim para que o dinheiro esteja a disposição de maneiras cômodas para gastar.

Mas calma, isso ainda não é o fim! Quase todas as contas correntes dos principais bancos nacionais já vem com uma poupança integrada para o cliente poder poupar o dinheiro. Então é só separar todo mês uma quantia que você não vai precisar gastar e separar na sua poupança.

Como abrir uma conta corrente?

Quando o assunto é abrir uma conta no banco muita gente já espera por papeladas, filas e estresse nas agências. Mas isso mudou, com a chegada da tecnologia cada vez mais pessoas estão aderindo a abertura online de conta corrente e/ou poupança.

Como funciona a conta corrente
Como funciona a conta corrente

Acessando o site do banco em que deseja ser correntista você pode buscar pelo opção abrir conta corrente e em poucos cliques você será direcionado para a tela de cadastro. Digite os seus dados de acordo com o que se pede e ao finalizar você já terá o número de sua agência e conta.

Outra forma simples e rápida de abrir a sua conta é baixando o aplicativo do seu banco e clicando na opção cadastrar. Pelo seu smartphone você pode fazer tudo de maneira mais rápida e prática, tudo sem sair de casa.

O cartão físico para movimentar sua conta chega em sua casa em poucos dias e você já pode realizar as transações bancárias como qualquer correntista.

Conta corrente em bancos digitais?

Com a chegada dos famosos bancos digitais, muita gente se pergunta se abrir uma conta em um banco como o inter, next ou nubank estaria abrindo uma conta corrente. A resposta na teoria é não, mas na prática sim.

Uma conta em um banco digital se enquadra, segundo o banco Central como uma conta de pagamentos. Sendo controlada exclusivamente pela internet ela não precisa de taxa de manutenção.

Com as contas digitais você pode fazer pagamentos, realizar saques (em bancos conveniados) e até fazer transferências. Praticamente todos os serviços que uma conta corrente tem o banco digital tem, com a diferença apenas para o saque, que nas contas digitais são cobrados o Impostos pela transação.

Se você chegou até aqui, agora sabe tudo sobre conta corrente e como funciona, se quer mais informações sobre esse assunto, veja também nossos demais artigos sobre Serviços bancários.