Como se faz um currículo

As dúvidas são muitas, mas hoje vou te ensinar como se faz um currículo fantástico, então aperte os cintos e vamos lá!

Como se faz um currículo

Colocar foto? Onde e como colocar o objetivo?…Todos já tivemos aquela dúvida de como organizar um currículo frente a uma proposta de emprego. Em uma busca rápida na internet, achamos múltiplos exemplos de currículos, mas mesmo assim continuamos meio perdidos. Hoje, o Demonstre vai te ajudar a produzir um excelente currículo com um guia prático.

Como se faz um currículo

Os editores de texto, como Word e Libre Office, disponibilizam templates (um “esqueleto” de currículo para preenchimento) para facilitar a produção do seu currículo. Tomando como base esses templates, um currículo é subdividido em 8 partes:

Como se faz um currículo:  Cabeçalho

Nesse setor colocaremos as informações pessoais sempre na sequência (sempre centralizado): Nome completo em destaque com tamanho de letra maior que o do resto do texto; abaixo do nome com fonte menor o Endereço completo; Nacionalidade, Estado Civil e Idade; Telefone para contato e E-mail, como demonstrado abaixo:

Sem título

Como se faz um currículo: A Foto

Colocar ou não?  Essa é uma dúvida recorrente na hora de produzir um currículo. Entretanto, normalmente, as vagas de emprego explicitam se o currículo deve ou não conter foto, mas na dúvida não coloque!

Mas se for preciso colocar foto, é aconselhado que ela fique na mesma altura do cabeçalho e ao lado deste.

Como se faz um currículo: Objetivos

Nessa parte do currículo, deve-se escrever um texto bem curto e simples descrevendo seu objetivo com o currículo. Portanto,  seu objetivo varia de acordo com a vaga pretendida.

    Por exemplo, para uma vaga de emprego como Recepcionista seu objetivo poderia ser:

  • Busco trabalhar como Recepcionista.

Ou simplesmente:

  • Recepcionista.

Como se faz um currículo:  Educação

Nessa parte você deverá colocar suas formações (em tamanho 12 e em negrito) sempre em ordem decrescente, ou seja, da sua formação mais recente para a mais antiga, seguida do ano de conclusão e Instituição de Ensino ( em fonte 11), como:

Sem título 1

    Caso sua formação ainda esteja acontecendo deve-se colocar o ano de início e a previsão de término, como:

Sem título 2

Como se faz um currículo:  Experiência Profissional ( caso você tenha)

Baseado nas suas experiências anteriores no mercado de trabalho, esse setor é organizado assim como o setor da educação, do mais recente para o mais antigo, onde o Cargo Ocupado fica em tamanho 12 e em negrito e em tamanho 11 o ano de início e o de término, além de uma breve descrição do que realizava nesse cargo. Por exemplo:

Sem título 3

Como se faz um currículo:  Cursos Complementares

Aqui é destinado para colocar aquele curso de idiomas ou cursos (em tamanho 12 e em negrito) em outras áreas que complementam a sua formação principal, que foi informada na categoria anterior; e em seguida, em tamanho 11, colocar a instituição de ensino e o nível de conhecimento nesses cursos. Por exemplo:

Sem título 4

Como se faz um currículo: Idiomas

Deve-se colocar os idiomas que você domina (em tamanho 12 e em negrito), além da sua língua nativa, e o nível de domínio em tamanho 11. Como por exemplo:

Sem título 5

É válido ressaltar que os níveis de idiomas são divididos em 3: Avançado, Intermediário e Básico. Onde o primeiro indica um domínio total sobre a língua tanto no setor da  compreensão escrita, quanto compreensão da fala e compreensão auditiva.

 Como se faz um currículo: Habilidades

Esse setor do currículo é responsável por destacar alguns domínios no setor de informática, como Pacote Office, Photoshop, etc. Onde o setor de domínio fica em tamanho 12 e em negrito, e o nível de conhecimento em tamanho 11. Como exemplo:

Sem título 6

Os significados dos níveis são os mesmos do setor Idiomas, onde avançado é domínio total, e sucessivamente.

Juntando todas essas dicas, o nosso currículo exemplo ficaria assim:

Sem título 7

Vídeo ensinando como se faz um currículo

Mas se depois dessa explicação, você ainda tá um pouco confuso, a gente te ajuda! Assiste esse vídeo a seguir para tirar as dúvidas para criar seu currículo de sucesso:

FIM

Bom, é isso pessoal. Espero que o texto esteja bom a ponto de realmente te oportunizar fazer um bom currículo.

Se gostou, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais, comentar e curtir nossa fanpage e meu twitter.

Também confira o nosso último post da série Como se faz, onde ensinamos como se faz uma resenha:

https://demonstre.com/como-se-faz-uma-resenha/

E é isso. MUITO obrigado por ter acompanhado até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20