Como surgiu a internet

Você sabe como surgiu a internet? essa ferramenta se encontra em nossas mãos e faz parte de nossas vidas hoje em dia mas nem sempre foi assim.

Como surgiu a internet
Como surgiu a internet

Mencione a história da Internet para um grupo de pessoas e é provável que alguém faça um comentário sarcástico sobre Al Gore alegando tê-lo inventado. Gore realmente disse que “tomou a iniciativa de criar a Internet” [fonte: CNN]. Ele promoveu o desenvolvimento da Internet como senador e vice-presidente dos Estados Unidos. Então, como a Internet realmente começou? Acredite ou não, tudo começou com um satélite.

Tudo começou no espaço

Foi em 1957 quando a então União Soviética lançou o Sputnik, o primeiro satélite artificial. Os americanos ficaram chocados com a notícia. A Guerra Fria estava no auge, e os Estados Unidos ea União Soviética se consideravam inimigos. Se a União Soviética pudesse lançar um satélite no espaço, era possível lançar um míssil na América do Norte.

O presidente Dwight D. Eisenhower criou a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) em 1958 como uma resposta direta ao lançamento do Sputnik. O objetivo do ARPA era dar aos Estados Unidos uma vantagem tecnológica em relação a outros países. Uma parte importante da missão do ARPA era a ciência da computação.

Como surgiu a internet
Como surgiu a internet

Na década de 1950, os computadores eram dispositivos enormes que enchiam salas inteiras. Eles tinham uma fração da capacidade de processamento e poder que você pode encontrar em um PC moderno. Muitos computadores só podiam ler fita magnética ou cartões perfurados, e não havia como conectar computadores em rede.

O ARPA pretendia mudar isso. Ele contou com a ajuda da empresa Bolt, Beranek e Newman (BBN) para criar uma rede de computadores. A rede teve que conectar quatro computadores rodando em quatro sistemas operacionais diferentes. Eles chamaram a rede de ARPANET.

Sem a ARPANET, a Internet não teria a aparência ou o comportamento de hoje – pode até não existir. Embora outros grupos estivessem trabalhando em maneiras de conectar computadores em rede, a ARPANET estabeleceu os protocolos usados ​​na Internet hoje. Além disso, sem a ARPANET, pode levar muitos anos até que alguém tente encontrar maneiras de unir redes regionais em um sistema maior.

A primeira conexão

Em 1973, os engenheiros começaram a procurar maneiras de conectar o ARPANET à rede de rádio por pacotes (PRNET). Uma rede de rádio por pacotes conecta computadores através de transmissores e receptores de rádio. Em vez de enviar dados pelas linhas telefônicas, os computadores usam ondas de rádio. Demorou três anos, mas em 1976 os engenheiros conectaram com sucesso as duas redes [fonte: SRI].

Como surgiu a internet
Como surgiu a internet

Técnicos ingressaram na Satellite Network (SATNET) nas outras duas redes em 1977. Eles chamaram a conexão entre várias redes inter-redes, ou a Internet, para abreviar. Outras redes de computadores iniciais logo se juntaram. Eles incluíam USENET, BITNET, CSNET e NSFNET.

Em 1990, Tim Berners-Lee desenvolveu um sistema projetado para simplificar a navegação na Internet. Com o tempo, esse sistema ficou conhecido como a World Wide Web. Não demorou muito tempo para algumas pessoas identificaram erroneamente a Internet e a Web como a mesma coisa. A Internet é uma interconexão global de redes de computadores; a World Wide Web é uma maneira de navegar nessa rede massiva. Em termos de navegação, é como comparar um oceano a um navio.

A maioria dos usuários iniciais da Internet eram funcionários governamentais e militares, estudantes de graduação e cientistas da computação. Usando a Internet, a Internet se tornou muito mais acessível. Faculdades e universidades começaram a se conectar à Internet, e as empresas logo se seguiram. Em 1994, o comércio na Internet havia se tornado realidade.

Hoje, a Internet está mais complexa do que nunca. Ele conecta computadores, satélites, dispositivos móveis e outros gadgets juntos em uma rede massiva milhões de vezes mais intrincada que a ARPANET original. E, pensando, devemos tudo a uma bola de beep de prata que orbitou quilômetros acima da superfície da Terra.

Como surgiu a internet e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco hoje e quer aprender ainda mais sobre diversos assuntos, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como tirar print no PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20