Consultar Pagamento do Seguro Desemprego

seguro desemprego é um benefício assegurado por lei para todos os funcionários que são dispensados sem justa causa e que permaneceram registrados em empresa jurídica por, pelo menos, 18 meses. Esse sem sombra de dúvidas é um dos benefícios que mais alegra os trabalhadores, afinal de contas através dele pode se ter um pouco mais de segurança.

Carteira de trabalho azul e 900 reais em notas de 100
Está com dúvidas de quais são as possíveis maneiras de consultar o pagamento do seguro desemprego? Então não deixe de ler esse artigo!

Até bem pouco tempo atrás, o empregado precisava ter apenas 12 meses em carteira para ter direito a receber o seguro desemprego, porém, como muitas pessoas acabavam entrando em empresas apenas para provocarem sua demissão para acessar o benefício, esse prazo aumentou para 18 meses. Isso faz com que as empresas tenham segurança e o funcionário também, deixando o benefício para quem realmente precisa.

Antigamente não havia uma maneira do empregado saber sobre seu benefício, tinha apenas que dar entrada e ficar esperando a data certa para ir até uma agência bancária e receber o valor do seguro desemprego. Isso, de certa forma, acabava prejudicando algumas pessoas, pois a dificuldade de obter alguma informação a respeito do benefício era bem grande.

Contudo, com a modernização da tecnologia e o incentivo que o Governo oferece para que suas repartições sejam automatizadas, hoje em dia é possível consultar o seguro desemprego de maneiras muito fáceis. Entretanto, é normal ter dúvidas sobre como consultar o seguro desemprego, mas, para retirar todas essas questões, resolvemos elaborar esse artigo detalhando cada processo, confira!

3 maneiras de consultar o pagamento do seguro desemprego

Se você já deu entrada no seu seguro desemprego, saiba que existem formas para acompanhar o saldo e também quantas parcelas serão depositadas, o máximo são 5 parcelas e o valor é calculado referenciando o tempo de trabalho e o salário que o empregado tinha quando foi demitido.

Consultar pagamento do seguro desemprego – Cartão Cidadão

Quem possui esse cartão consegue saber tudo sobre benefícios sociais e trabalhistas incluindo FGTS, PIS e o seguro desemprego. O cartão cidadão, na realidade, passou a ser emitido com intuito de facilitar esse tipo de consulta. Ele é fornecido pela Caixa Econômica, para pessoas que recebem algum benefício da esfera Federal, tendo ou não conta nesse banco.

Homem de idade com uma blusa social azul tirando do bolso uma carteira com dinheiro e cartão
Se você recebe qualquer benefício através da Caixa, você deve ter um cartão cidadão, independente de ter uma conta nesse banco ou não.

Portanto, ainda que você não tenha conta corrente na caixa, é possível obter posse desse cartão. Os possuidores desse cartão devem dirigir-se a uma agência da Caixa e, depois de introduzirem sua senha, podem usar o menu de serviços e fazer consulta sobre o saldo do seguro desemprego e também a data em que os valores serão creditados.

Da mesma maneira, os correntistas da Caixa conseguem perceber o benefício em sua conta, realizando a consulta comum de saldo que pode ser feita na tela ou impressa. Pode acontecer de a sua casa ser muito distante de uma agência da Caixa e, caso essa seja a sua situação, saiba que é possível realizar essa consulta por uma casa lotérica, basta seguir os mesmos passos que foram descritos logo acima.

Consultar pagamento do seguro desemprego – Internet

Realizar a consulta por internet não é muito difícil e, em muitos casos, é o mais recomendado, haja vista que o serviço online está disponível 24h por dia 7 dias por semana, diferente do método anteriormente citado, por exemplo, Além disso, ele é muito mais cômodo, pois pode ser feito através do conforto de sua casa. É possível fazer a consulta acessando o site da Caixa e seguindo esse caminho:

– No menu superior, clique em benefícios e programas;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o seguro desemprego pela internet
O site da Caixa é bastante intuito e, portanto, você consegue facilmente mexer nele.

Em seguida, aperte na opção “Seguro Desemprego”.

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o seguro desemprego pela internet
O site da Caixa possibilita você a consultar outros benefícios do trabalhador, como o FGTS e o PIS.

A aba que surgirá trará informações completas sobre o benefício, mostrando quem pode solicitar e tudo que é necessário para dar entrada no pedido. É importante ler o que está escrito pois muitas dúvidas podem ser respondidas, mas caso você já saiba de todas essas informações e não queira ler as informações, basta continuar a seguir o passo a passo a seguir.

No lado direito clique na opção “Consultar Pagamento”;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o seguro desemprego pela internet
Informações como o que é o seguro desemprego e quem pode recebê-lo estará descrito nessa página, então vale a pena dar uma conferida.

Caso não tenho o cadastro para consultar online é uma boa hora para criar, e para fazer isso você precisará do número do seu PIS/PASEP ou do NIS (Número de Identificação Social).

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o seguro desemprego pela internet
O cadastro leva menos de 5 minutos para ser concretizado e vale muito a pena fazê-lo, pois irá facilitar nas futuras consultas.

Depois de preencher esse espaço ou realizar o cadastro, irá aparecer na sua tela todos os detalhes sobre o benefício do seguro desemprego. Trata-se de um modo muito mais simples e que leva poucos minutos, ideal para quem mora em lugares mais afastados. Além disso, quem possui o aplicativo do banco no celular pode consultar por lá também, da mesma maneira, basta realizar o download do aplicativo.

google play store 1 8944916 appstore 1 3691003

 

Consultar pagamento do seguro desemprego – Telefone

Você também pode consultar o seguro desemprego pelo telefone. Ligue para 0800 726 0207 que é o número disponibilizado pela Caixa Econômica para atender sobre o benefício. É interessante se ater ao horário de funcionamento desse canal e, nesse quesito, não há desapontamento. Para consultas eletrônicas a disponibilidade é de 24h por dias e 7 dias por semana.

Mulher de cabelo liso e casaco branco segurando um celular de cor branca
Esse é um canal bem interessante para se contactar, haja vista que ele é 24h, 7 dias por semana.

A ligação é gratuita e para ser atendido você precisa estar com o CPF, RG e o NIS em mãos, pois essas informações serão solicitadas. O número do NIS está impresso na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão.

O que mais preciso saber sobre o seguro desemprego?

É perfeitamente comum que ocorra mudanças na legislação, pois pode acontecer de uma lei não estar sendo devidamente benéfica ou sendo bem aplicada. Justamente por isso que o seguro desemprego passou por algumas reformas e, para quem é trabalhador, é fundamental acompanhar de perto essas alterações, pois diz respeito a um assunto muito pertinente.

Martelo de leilão de madeira
Tudo é mutável, inclusive as leis trabalhistas. Por conta disso, é fundamental se manter bem informado.

Algumas alterações ocorreram há um bom tempo, mas é sempre bom relembrar, pois a verdade é que nem sempre ficamos atentos a todas as notícias. Para receber o seguro desemprego, por exemplo, o trabalhador precisa se alinhar a alguns requisitos, mas essas regras se estendem para outras áreas e, para conferir mais sobre esse assunto, basta acompanhar os tópicos seguintes.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Ainda que se trate de um direito previsto por lei, ele não é concedido a todos os profissionais, e por isso você precisa ficar atento a esse detalhe. Há motivos e ocasiões onde é permitido que o empregado entre com um pedido de retirada do benefício, que são eles:

  • Profissional demitido sem justa causa;
  • Empregado doméstico demitido sem justa causa;
  • Trabalhador resgatado de um regime forçado ou trabalho escravo;
  • Contrato suspenso para cursos de qualificação;
  • Pescador artesanal.

Engana-se quem pensa que somente é possível retirar o seguro quando há demissão sem justa causa, mas há outros detalhes que você deve se atentar. Existe algumas condições para que o trabalhador possa solicitar a retirada do benefício, e esses detalhes variam entre trabalhador formal, empregado doméstico, profissional com contrato suspenso, trabalhador resgatado ou pescador artesanal.

Como sacar o dinheiro do seguro desemprego?

O valor do seguro desemprego pode ser sacado pelo trabalhador em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, lotérica ou nos caixas eletrônicos. O saque pode ser feito com o cartão cidadão e uma senha já previamente cadastrada. Porém, caso você já tenha conta na Caixa, o depósito é realizado na própria conta.

Em quantas parcelas posso receber o seguro desemprego?

O seguro desemprego pode ser pago em até 5 vezes, e essa é uma informação que muitas pessoas desconhecem. O número de parcela varia conforme o número de solicitações que já foram feitas anteriormente e a quantidade de meses em que foi mantido qualquer vínculo de emprego. Mas, por outro lado, o valor total do benefício é sempre conforme a faixa salarial do trabalhador.

Essas são algumas das informações que você precisa saber sobre o seguro desemprego e, agora que você já sabe, não deixe de exigir pelos seus direitos! O post fica por aqui, mas esperamos que você tenha gostado desse artigo e, se curtiu, não deixe de enviar para os seus amigos para que eles também saibam de todas essas informações. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20