Dicas Para Projetar Cozinha Barata em 2020

O sonho da casa própria acompanha a grande parcela dos brasileiros, entretanto, pode ser necessário ter certa cautela ao ter esse sonho se tornando realidade. Por vezes, nos vemos na obrigação de economizar ao máximo na hora do orçamento, e através deste artigo você vai descobrir as melhores dicas que você não deve esquecer ao projetar sua cozinha para dar-lhe a atmosfera que você deseja.

Cozinha planejada em cor branca e preta
Está precisando de algumas dicas para projetar uma cozinha barata em 2020? Então acompanhe esse post!

Construir uma casa própria, no Brasil, não é sempre muito acessível, pois os custos de construção e compras de eletrodomésticos possuem um preço muito elevado. Nesses casos, é essencial colocar na ponta do lápis todos os gastos, pois somente dessa forma é que se obtém uma leitura de quanto está sendo gasto, onde se pode gastar mais e onde é possível reduzir custos. 

Contudo, um dos ambientes que sempre faz com que gastemos um pouco mais é a cozinha e, na realidade, trata-se de um ambiente onde todo o cuidado é pouco. Portanto, além de manter atenção ao orçamento, deve-se tentar conciliar com o gosto pessoal, o que nem sempre é uma missão fácil. No post de hoje você irá encontrar algumas dicas de como deixar um ambiente agradável sem gastar muito.

Conheça bem o ambiente

O critério que determinará a forma da sua cozinha é o espaço disponível. Você tem que medir as dimensões e localizar as janelas, as portas, as entradas de luz, gás e água. Esse é o passo primordial para dar início a construção do ambiente e dar o pontapé inicial nas suas ideias, afinal de contas, não adianta você imaginar a sua cozinha de um jeito X se o espaço não é proporcional ao que você imagina.

Atenha-se ao orçamento

Ao falar de orçamento, logo se imagina o preço para contratar um mestre de obras, valor dos tijolos, construção elétrica etc. Porém, um detalhe que você deve se atentar é que, ao calcular o orçamento da construção, é muito importante que você não esqueça de incluir os aparelhos eletrodomésticos, como a geladeira, mesa, cadeiras, fogão e afins.

Tire um tempo

É um investimento a longo prazo e o mínimo esquecimento se torna um grande problema. Então, você deve visitar as lojas e passear por suas exposições para conhecer os produtos mais recentes muito bem e por isso é essencial tirar um tempo tanto para organizar as suas ideias como para fazer uma pesquisa de preço, pois há vários eletrônicos que possuem um ótimo custo-benefício.

Funcionalidade de privilégio

Você tem que respeitar a regra do chamado “triângulo de trabalho”: forno, pia e geladeira você tem que estar o mais próximo possível para reduzir os deslocamentos.

Uma boa implantação

  • Lembre-se, nas cozinhas lineares, um pedaço de parede é usado para alinhar os móveis, uma vez que eles são geralmente longos, mas não muito grandes cozinhas.
  • Cozinhas em ângulo formam um L com 2 das paredes. Esta distribuição é a mais comum e a melhor alternativa para cozinhas médias.
  • As ilhas são recomendadas para aquelas cozinhas de grandes dimensões que permitem a instalação destes elementos de cozimento no centro da sala.
  • U-cozinhas têm três paredes ocupadas, ou 2 e espaço para um bar. É uma alternativa que usa muito bem o espaço e se adapta a cozinhas abertas ou fechadas voltadas para a sala.
  • A coisa boa sobre a cozinha americana ou aberta é o convívio. Mas tem desvantagens como a difusão de cheiros na comida ou o ruído dos eletrodomésticos.

Para poder implementar ainda mais sua casa ou cozinha, você pode buscar por enxovais em lojas especializadas ou você mesma fazer suas próprias costuras. Para saber mais veja em https://madric.com.br/curso-de-corte-e-costura

Defina seu próprio estilo

Existem vários estilos: contemporâneos de linhas puras e tradicionais, com toques aconchegantes ou clássicos, inundados pelo charme dos materiais naturais. E definir isso com antecedência, além de transformar numa ambiente muito mais agradável e pessoal, também é uma forma de antever os custos. Por exemplo, se você gosta de um estilo mais antigo ou vintage, é de se esperar gastos mais elevados, mas, caso queira algo mais contemporâneo, o valor pode ser mais acessível ao seu bolso.

Otimize o pedido

Para evitar que você fique sem espaço, é recomendável que você faça um inventário com tudo o que eles têm para pedir e salvar. Para tornar a sua cozinha prática, você tem que ter tudo ao seu alcance.

Escolha eletrodomésticos

A escolha dos aparelhos depende do seu orçamento e do espaço que você tem. Hoje em dia você pode economizar muita energia dependendo do tipo de aparelho que você compra, então, além de levar em conta o gasto que irá ter com a construção da sua cozinha, também é possível pensar a longo prazo com o intuito de economizar na conta de luz, por exemplo.

Respeite os regulamentos de segurança

As entradas de gás e o circuito elétrico devem respeitar as regras vigentes. A ventilação é muito importante. E quanto aos menores da casa, existem proteções que minimizam o risco de acidentes.

Decore a cozinha e preencha-a com acessórios

Acrescente acessórios leves, coloridos e decorativos para que sua cozinha seja realmente única e não se pareça com outra, dessa forma você deixa o seu ambiente mais autêntico e parecido com você. Leve em conta que para decorar a sua cozinha – ou qualquer outro espaço da sua residência – nem sempre é necessário gastar muito. A realidade é que você pode comprar diversos objetos decorativos por um preço muito baixo.

Além disso, também é possível salientar que, caso você queira deixar o seu ambiente ainda mais exclusivo, invista em criar você mesmo os objetos decorativos. Apesar de aparentar ser uma tarefa complicada, há vários tutoriais na internet que ensinam detalhadamente todo o passo a passo e, apesar de ser um pouco trabalhoso, é muito recompensador.

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20