Google AdWords é a ferramenta de publicidade construída pela Google. Por meio dessa você poderá exibir anúncios no seu blog, por exemplo, por meio de links que são patrocinados por alguma empresa. Em troca você ganha mais tráfego, e, em alguns casos rentabiliza o seu negócio com essas indicações.
Entretanto, é válido ressaltar que quem anuncia e quem disponibiliza o espaço para o anúncio não são os únicos a ter receita com a plataforma. Por exemplo, a própria Google também forma receita com o Google Adwords. Portanto, vamos falar um pouco sobre o adwords e entender um pouco sobre anúncios digitais.
Uma maneira simples e bastante notável de se fazer esses anúncios é linkar essas propagandas entre os primeiros resultados das pesquisas orgânicas.
Para isso acontecer, basta você associar a publicidade a uma palavra-chave que normalmente é utilizada para buscar algo.
Se pensarmos um pouco anunciar dessa forma, como ilustrada a cima, é uma forma inteligente de realizar o marketing digital. Pois, dessa forma, você auxilia na exibição do que o usuário quer, logo no topo da página, evitando, assim, que o mesmo demore muito para encontrar um resultado de qualidade.
Entretanto, a utilização do Google Adwords não possui apenas essa aparência, bem como outras formas de anunciar, além da rede de pesquisa. Veja a seguir as variações dessa ferramenta.
Esses anúncios podem aparecer em forma de banners e vídeos, sempre em regiões que favoreça a rápida visualização desses itens. Além disso, os anúncios podem variar quanto a cor, quanto ao tipo de anúncio e se apresenta ou não a extensão de preço.
Todo anúncio feito pela Adwords possui uma cor azul. Essa diferença é feita justamente par a destacar a publicidade do restante dos resultados orgânicos. Além disso, abaixo do hiperlink, há uma etiqueta onde está escrito Anúncio.
Na nova atualização do Google Adwords essa etiqueta é verde. Mas nem sempre foi assim. Anteriormente, essa etiqueta aparecia com a cor amarela, pois essa cor remete a ideia de oferta paga. Entretanto, essa mudança ocorreu para ficar ainda mais fácil para o usuário a visualização do mesmo.
Ainda falando sobre atualizações da ferramenta, a Google lançou outra atualização, em 2016, onde ficou estabelecido um novo padrão de anúncios para os resultados de pesquisas.
Dessa forma, os anúncios passaram a ser maiores, e por isso, ficaram conhecidos como anúncios estendidos. No modelo atual estão presentes:
Outra característica dessa nova aparência publicitária é a responsividade dos anúncios. Isso porque esses se adaptam tanto ao desktop quanto ao mobile.
Outra característica das novas atualizações do Google Adwords é o demonstrativo de preço dos anúncios. Dessa forma, por meio disso há um certa exclusão entre os sites, ou seja, sites não responsivo ou que não possui uma versão mobile, a extensão não funcionará.
A plataforma da Google Adwords é simples e fácil de usar, por ser bastante intuitiva.
Por isso, vamos entender como ela funciona para podermos utilizar plenamente a ferramenta.
A Rede de Pesquisa nada mais é do que a junção dos resultados de busca do Google e de sites parceiros de busca. Dessa forma, as publicidades são mostradas em regiões de destaque nos resultados de busca orgânicos.
Em via de regra as primeiras quatro posições são ocupadas por esses anúncios. Já os sites em que concorrem com os anúncios por meio das palavras-chave de alta concorrência, ocupam as 3 últimas posições.
Outros sites de pesquisa da Google, como a Google Play, também utilizam os Adwords, e portanto, fazem também parte da Rede de Pesquisa.
De acordo com a rockcontent há uma vantagem primordial em anunciar utilizando a rede de pesquisa: os anúncios são exibidos para pessoas interessadas. Ou seja, normalmente esses anúncios apareceram para pessoas que já pesquisaram sobre o assunto, e dessa forma, há mais chances dos usuários clicarem no anúncio.
A Rede de Display é um copilado de variados sites sobre diversos assuntos, podendo esses sites serem específicos no Google, tais como o Finance, Gmail, Blogger e Youtube. Além disso, essa rede engloba sites e aplicativos para mobile.
Anunciar utilizando a Rede de Display do Google, auxilia ao anunciante uma maior chance de alcançar muitos clientes com vários interesses e momentos diferentes no ciclo de compra, exibindo anúncios com diversos formatos: texto, gráfico, em vídeo ou rich media.
Dentre as inúmeras vantagens da rede de display, encontram-se:
Youtube tem sido a plataforma que mais se destaca dentre as plataformas disponíveis na internet, isso porque recebe em torno de 1 bilhão de visitas, sem falar nas inúmeras pesquisas diárias sobre o Youtube no motor de busca Google.
Esses usuários estão sempre a procura de entretenimento, informações, dicas e soluções para problemas. Dessa maneira, entendendo essa importância é que essa rede é considera por muitos como a segundo principal motor de busca.
Esse impacto que o YouTube tem no cotidiano é muito influenciado pelo fato da ferramenta pertence ao Google, e, por isso, utiliza das técnicas de adwords de Rede de Display. Portanto, pode-se mostrar múltiplas formas de anúncios dentro do YouTube. Além disso, o anunciante pode escolher onde e quando um anúncio em vídeo será exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.
Podemos citar algumas formas de anunciar no Youtube, tais como:
Ativos gráficos
Ativos de vídeo
Outros recursos
Obrigado por querer aprender sobre Google Adwords!
Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre Google Adwords.
Deixe uma resposta