Você já parou para pensar se vale a pena trabalhar com marketing de afiliados? Quem conhece esse mercado sabe que ele é permeado de muitas promessas, mas a pergunta que muitas pessoas se fazem é se realmente todos esses resultados são possíveis de se conquistar. No post de hoje, com intuito de elucidar um pouco mais essa questão, resolvemos abordar um pouquinho mais desse assunto, confira!

Mulher segurando um bullet journal com gráfico barras desenhado

Se você é uma das pessoas que também se questiona se vale a pena trabalhar com marketing de afiliados, não deixe de ler esse post!

Quem é acostumado a trabalhar com internet ou marketing digital, certamente já deve ter ouvido falar sobre o marketing de afiliados. Entretanto, esse tipo de trabalho é sempre associado a ganhos significativos, o quê, ao mesmo tempo que faz alguns ficarem mais interessados, acaba também criando uma certa desconfiança em outros; e ambas as reações são compreensíveis.

Mas, em unanimidade, todos sempre se questionam se o marketing de afiliados vale a pena, e de fato é uma pergunta bem pertinente. Se você está pensando em começar um trabalho em qualquer área, é fundamental que você pesquise mais afundo sobre, pois somente dessa maneira você irá descobrir se os seus esforços valerão a pena, já que de nada vale despender o seu tempo em algo que não irá lhe dar retorno.

Portanto, para você que ainda está em dúvida e pesquisando se vale a pena trabalhar com afiliados, resolvemos elaborar esse post para que você tenha um pouco mais de certeza e tire as suas próprias conclusões. Então, se você gostar desse assunto, não deixe de compartilhá-lo com algum amigo seu que também está com essa dúvida. Sem mais enrolação, vamos ao que realmente interessa!

Marketing de afiliados

Atualmente existe muitas formas para se ganhar dinheiro na internet, umas mais rentáveis e trabalhosas que outras, mas todas sem precisar sair de casa ou investir milhões no negócio. Existe até aqueles trabalhos bons demais para ser verdade e que é mais fácil ser um golpe do que realmente um trabalho, e é justamente isso que muitos pensam acerca do marketing de afiliados.

Homem apontando para um gráfico pizza referente ao seu trabalho como marketing de afiliados

É inegável que hoje é possível ganhar dinheiro com internet, mas será que marketing de afiliados é um bom negócio?

Se você tem esse medo de investir em um novo negócio que lhe proporcione maior autonomia, saúde e bem-estar, saiba que existem sim muitos trabalhos ótimos pela internet e estes são reais. Um exemplo de trabalho em casa com pouco investimento e muito lucro em diversos sentidos é o marketing de afiliados, e é possível notar um crescente interesse acerca dessa área.

O marketing de afiliados, para quem ainda não está familiarizado com esse termo, é uma nova forma de difundir e variar o formato de marketing, cujo principal objetivo é ampliar as formas e canais de comunicação para despertar a atenção de um consumidor. De maneira bem simplificada, esse trabalho funciona quando uma pessoa se afilia a um produto e recebe comissão por cada venda realizada.

O que faz um Afiliado?

Como você já deve saber, afiliado é a pessoa que vende produtos da internet, sendo produtos digitais ou físicos. O afiliado é diferente de um vendedor comum, pois ele não terá de prestar contas a algum superior, sendo ele mesmo seu próprio chefe. O afiliado pode estabelecer metas e objetivos de vendas, mas esse compromisso será somente consigo mesmo, não tendo de conversar ou se explicar para o produtor do conteúdo.

Por ser um trabalho de extrema autonomia para o afiliado, ele também será responsável por traçar planos e estratégias para que consiga vender. Portanto, é preciso que o afiliado estude muito sobre ferramentas gratuitas ou em conta para lhe auxiliar com a divulgação do produto. Apesar de aparentar ser um trabalho simples, ele exige muito estudo e disciplina, pois todo o resultado irá depender de você.

Mulher trabalhando com marketing de afiliados no seu macbook

É importante que você entenda que, como é um trabalho autônomo, toda a sua renda dependerá única e exclusivamente do seu esforço.

Além disso, muitos afiliados fazem proveito de seu blog, site, Instagram e até mesmo página do Facebook para divulgar o produto. É uma ótima estratégia, já que a maioria das pessoas se encontram nas redes sociais, ou procurando por sites ou blogs que atendam suas necessidades. Esse é um caminho muito comum e que realmente funciona, mas é possível expandir ainda mais as suas estratégias de vendas.

Portanto, é perfeitamente possível afirmar que o marketing de afiliados é uma forma de publicidade on-line onde o afiliado se propõe a divulgar produtos e/ou serviços dos anunciantes em troca de uma comissão. Entretanto, é muito importante frisar que a comissão não é gerada necessariamente após uma venda, mas também sob ações específicas, ou seja, outros formatos de comissionamento.

Como são os formatos de comissionamento de um afiliado?

Um dos principais erros de um principiante ao marketing de afiliados é achar que a comissão só é gerada após a realização de uma compra e, apesar de ser o mais comum, há outros meios que você pode tentar trilhar. Para empresas que desejam trabalhar com vendas ou que já possuem um e-commerce, e trâmite funciona da seguinte maneira;

A empresa ou produtor lança um produto e procura uma plataforma digital de afiliado para promovê-lo. Assim, um afiliado resolve investir na divulgação da sua mercadoria; o cliente, por sua vez, clica e realiza a compra na plataforma do afiliado e o link da venda é rastreado. Dessa forma, a empresa receber o dinheiro para venda e o afilado pela comissão da mesma.

Tela de um notebook mostrando bitcoin metálico

Dependendo do programa que você se afilia, as comissões podem ser diferentes.

A remuneração acontece sempre que é realizada uma conversão, que pode ser desde uma venda até um cadastro ou mesmo um clique no anúncio do produto, por exemplo. Geralmente essa relação entre o afiliado e o produtor e intermediada por uma plataforma especializada, e é fundamental que você conheça quais são e como elas funcionam. Para compreender um pouco mais as formas de comissionamento, você deve compreender algumas siglas que mostraremos abaixo:

  • CPA/CPS – Custo por ação ou venda;
  • CPL – Custo por Lead;
  • CPC e DPC – Custo por clique;
  • CPO – Custo por abertura de e-mail;
  • CPM – Custo por mil impressões;
  • CPD – Custo por disparo.

Se você está pensando em realmente se dedicar nesse ramo, é fundamental que você se familiarize com essas siglas e as compreenda cada vez mais, pois elas são muito comuns. Portanto, engana-se quem pensa que é somente necessário afiliar-se a um produto, divulgá-lo na redes sociais e receber pela comissão, pois é muito mais trabalhoso que isso.

Como se afiliar a um produto digital?

Agora que você compreende um pouco mais a respeito desse assunto, é provável que você tenha algumas dúvidas em mente. Por exemplo, pode ser que ainda haja dúvidas em como se afiliar a esses produtos e começar a ganhar comissão por eles. Não é simplesmente escolher um produto aleatório de um e-commerce, mas sim trabalhar encima de programas de afiliados, e é o que falaremos logo a seguir.

Como se afiliar a um produto digital? – Lomadee

A Lomadee é um dos programas de afiliados que oferece opções de ganho por clique e comissão por vendas, o que é ideal para quem não quer depender de somente uma forma de ganho. Ela possui uma grande quantidade de anunciantes e permite segmentar por tipos de produtos. Se você procura um programa que possua produtos físicos de setores diferentes, essa pode ser uma boa opção.

marketing-de-afiliados-vale-a-pena-como-se-afiliar-a-um-produto-digital-lomadee-5302593-1028280

A Lomadee é um programa de afiliado um pouco recente, se comparada a outras, mas não significa que ela não tem qualidade.

Na Lomadee é possível encontrar diferentes setores de mercado, indo do turismo aos eletrodomésticos, uma variável gigantesca para pessoas que querem aproveitar vários nichos. O pagamento dessa plataforma é realizado mensalmente por volta do dia 10, mas para que você possa receber, é necessário ter uma conta no Bcash. Se você se interessou, vale a pena conferir o site da Lomadee.

Como se afiliar a um produto digital? – Hotmart

Muito provavelmente esse deve ser o programa de afiliado mais conhecido pelas pessoas e certamente é o alvo de interesse da maioria, o motivo realmente não é para menos. A Hotmart consta com diversos infoprodutos dos quais é possível promover no seu blog ganhando uma comissão fornecida pelo produto. Estima-se que esse é um dos programas mais crescentes e rentáveis do país.

marketing-de-afiliados-vale-a-pena-como-se-afiliar-a-um-produto-digital-hotmart-9077446-5469062

É possível afirmar que a Hotmart foi a percussora desse tipo de negócio no Brasil e, por isso, ela tem grande credibilidade.

Devido a essa enorme responsabilidade, muitas pessoas optam por iniciar os trabalhos como afiliado nessa plataforma. Por um lado pode ser muito bom, pois a probabilidade de dar certo é alta, mas, por outro lado, deve-se ter em mente o gigantesco número concorrentes. A remuneração é baseada no percentual sobre a venda dos infoproduto, mas ela não é fixa. Para compreender melhor, recomendamos que você leia mais a respeito da Hotmart. – HOTMART É CONFIÁVEL?

Como se afiliar a um produto digital? – Monetizze

A Monetizze é uma das principais plataformas de produtos digitais e fícis do Brasil e, atualmente, a plataforma consta com milhares de produtos disponíveis dos mais variados nichos para se afiliar, mostrando ser uma excelente programa de afiliados. A plataforma ainda oferece ferramentas para criação de todas as etapas da jornada de compra, o que deixa um pouco mais fácil.

marketing-de-afiliados-vale-a-pena-como-se-afiliar-a-um-produto-digital-monetizze-6940836-2893974

A Monetize vem se destacando cada vez mais, e certamente é uma bom programa de afiliado para os próximos anos.

Como se não bastasse, a plataforma ainda consta com suporte especializado aos usuários. O mais vantajoso da comercialização de infoprodutos, porém, é que ele exige investimentos menores quando comparados aos produtos físicos, haja vista que os gastos para se produzir são inferiores. Além do mais, vale destacar que é possível solicitar antecipação das comissões e, para saber mais informações a respeito, não deixe de conferir o site da Monetizze.

Qual o diferencial do marketing de afiliados, se comparado a outros negócios?

O marketing de afiliados teve seu grande destaque no mercado devido a sua múltipla gama de possibilidades a partir da pessoa afiliada. Existem muitas outras formas de se ganhar dinheiro, sabemos disso, mas nenhuma dessas formas te acarretará tamanho lucro – além do financeiro. Esse tipo de trabalho garante muitos benefícios quando se comparado a outros negócios similares.

Não há necessidade de sair procurando mercadoria para comprar e depois revender, por exemplo, pois basta entrar em contato com o produtor que o afiliado já tem sua mercadoria garantida para venda. Não há necessidade de assinar contratos ou assumir compromissos, seja no programa de afiliados, seja com o produtor do conteúdo, e isso economiza muito tempo e evita estresses desnecessários.

Tela de um notebook mostrando um carrinho de compras simulando o marketing de afiliados

A grande vantagem do marketing de afiliados é que você não precisa se preocupar com o estoque do seu produto, pois toda essa parte é de responsabilidade do produtor do conteúdo.

O afiliado tem o direito de escolher qual produto quer divulgar, podendo adequar o produto com seu nicho de mercado, aqueles que se tem mais afinidade ou até mesmo escolher apenas produtos que estão em alta. Não será necessário investir nada além de internet, estudo e tempo para que o afiliado possa planejar e aplicar as melhores estratégias de divulgação de produtos e serviços.

Dependendo do programa de afiliados, o afiliado terá uma ferramenta automatizada que fará a divulgação de seu produto onde ele mesmo quiser, além de sozinho efetuar pagamentos de compras. É claro que para poder chegar nesse nível muita dedicação e estudo será exigido, mas certamente irá ser recompensador, uma vez que será possível enxergar todo o seu trabalho se realizado de maneira automatizada.

Vantagens e desvantagens de se tornar um afiliado

Independente do trabalho que escolhemos ter, sempre haverá pontos positivos e negativos a serem salientados, e conhecer os dois lados da moeda é uma forma de se prevenir e já entrar preparado às possíveis adversidades ou dificuldades, por isso resolvemos abordar esse assunto para que você possa concluir se vale a pena trabalhar com marketing de afiliados.

A primeira grande vantagem diz respeito a liberdade e autonomia, uma vez que você pode escolher onde e em que horário trabalhar, por exemplo, pois a única coisa que você precisa é um computador e acesso a internet. Outra vantagem é em relação a possibilidade de ganhos, pois é possível ter o marketing de afiliado como renda principal. Além do mais, você não precisa se preocupar com custos de produção, logística ou SAC, pois tudo isso é resolvido com o produtor.

marketing-de-afiliados-vale-a-pena-vantagens-e-desvantagens-de-se-tornar-um-afiliado-4563358-8836579

Uma das grandes vantagens de se trabalhar com marketing de afiliados é que você não precisa se preocupar com SAC ou com estoque.

Para ser afiliado, o investimento é mínimo se comparado a outros tipos de negócios, e certamente essa é uma vantagem que deve ser citada e, além do mais, não é preciso ter experiência prévia, pois ser um afiliado não exige nenhum requisito a não ser vontade e determinação, mas nenhuma capacidade técnica, e essas são somente algumas das principais vantagens de ser um afiliado.

Em relação as desvantagens, há algumas que devem ser citadas, como o fato de não ser pago na hora, uma vez que a maioria das plataformas exigem 30 dias para ter acesso as comissões. Até é possível antecipar saque, mas é cobrado taxas percentuais em relação ao prazo da antecipação. A segunda desvantagem diz respeito ao não controle de preços e formas de pagamento disponíveis.

Fora isso, é impossível não citar o fato de não ter um salário fixo, pois todo o seu lucro irá depender puramente do seu trabalho e do seus esforços. Então, antes de se aventurar no marketing de afiliados, tenha certeza que é isso que quer e esteja preparado para eventuais intempérie. Não é a toa que comprometimento e disciplina é essencial para quem quer trabalhar nessa área.

Conclusão

O marketing de afiliados só valerá a pena se ele for o tipo de negócio pelo qual você está procurando para atingir seu objetivo de negócio, isso porque, se você não gosta de vender, realmente não valerá a pena fazer algo que não goste. Além disso, de nada adiantará você entrar nesse mercado se não se dedicar, investir e traçar planos e estratégias para obter sucesso em suas vendas, as vendas não saem de robôs da internet, é preciso conquistar clientes.

Homem vendo dados e gráficos do marketing de afiliados em seu celular e tablet

O marketing de afiliados vale muito a pena, mas só se você estiver disposto a se esforçar e tiver os seus objetivos bem tracejados.

O fato de você ter total autonomia em seu negócio não quer dizer que a concorrência vai parar para te ver conquistando os clientes deles, muito pelo contrário. Não importa o tipo de negócio, se houver investimento na medida certa com certeza é possível obter um sucesso que supere as maiores das expectativas e, claro, você terá um negócio estável trabalhando pouco e lucrando muito.

O nosso post termina por aqui, contudo, se você achou esse artigo interessante, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a essas informações, ou, se preferir, compartilhe com aquele seu amigo que também está pensando em começar a trabalhar com marketing de afiliados. No mais, não deixe de conferir outros posts daqui do site, até a próxima!