Afinal, qual o Melhor banco para investir? Diante da recuperação da economia no país, muitos brasileiros têm buscado as formas mais eficientes de investimento para aumentar suas receitas. Contudo, identificar os melhores bancos para investir não é uma decisão simples.

Melhor banco para investir
Melhor banco para investir

A escolha da instituição financeira ideal para um investimento está atrelada à confiança. Quem busca diversificar seus investimentos está de olho na possibilidade de conseguir alta rentabilidade, mas sem correr riscos de perder dinheiro.

Para ajudá-lo a definir quais são os melhores bancos para investir, apresentaremos a seguir alguns critérios que devem ser considerados. Continue a leitura e saiba quais informações não podem ser esquecidas ao fazer essa escolha!

Como escolher o banco ideal para investimento?

Antes de realizar qualquer investimento, o investidor deverá identificar qual é o seu perfil. Ter segurança financeira aliada a bons rendimentos pode parecer um objetivo comum a todos os investidores, mas é necessário entender que as pessoas têm particularidades determinantes para a escolha de um investimento.

O perfil, seja ele conservador, moderado ou agressivo, tende a se relacionar com a fase pela qual passa o investidor em seu ciclo financeiro. À medida que envelhecem, as pessoas buscam diferentes objetivos.

Depois de passar pelo período em que são considerados dependentes dos pais, os investidores vivenciam entre os 20 e 50 anos a fase de acumulação, em que o objetivo envolve guardar o máximo de dinheiro para as fases seguintes.

Como ter certeza de quais são os melhores bancos para investir?

Ao investir por meio de um banco, um ponto de atenção deve ser se certificar da situação financeira daquela instituição. Alguns bancos buscam captar mais recursos no mercado financeiro, oferecem maior rentabilidade, mas, em contrapartida, não têm solidez que ofereça segurança aos seus clientes.

Ratings de investimento

Um mecanismo para saber mais sobre a realidade financeira de um banco é observar seu balanço. Todavia, essa não é a melhor alternativa, uma vez que os balanços são publicados pelos próprios bancos. Apesar disso, as análises, como estrategias de investimento, são independentes.

Melhor banco para investir

Avaliar as notas ou classificações oferecidas pelas agências de classificação de risco é uma forma de entender claramente como está a situação financeira de uma instituição. Essa é uma boa opção especialmente para quem encontrará mais dificuldades em compreender as informações de um balanço financeiro.

Índice de Basileia

Outro mecanismo importante para que o investidor constate a confiabilidade de um banco é o Índice de Basileia, que ajuda a medir a saúde financeira dessas instituições. Por meio desse índice, os clientes podem se informar sobre os riscos oferecidos ao fazer aplicações com aquele banco.

O Índice de Basileia determina as exigências mínimas de capital a serem respeitadas por bancos comerciais como precaução contra o risco de crédito. O objetivo é fazer com que os bancos tenham capital suficiente para aguentar riscos de perda em sua atividade. Quanto maior o índice, maior a sobra de capital próprio ou patrimônio para a realização de operações de crédito de maior risco.

Melhor banco para investir

No Brasil, o valor mínimo desse índice é de 11%. Ou seja, para cada R$ 100 emprestados, o banco deverá ter ao menos R$ 11 em patrimônio. O Paraná Banco, por exemplo, encerrou o ano de 2017 com Índice de Basileia superior a 22%.

Carteira de crédito

Ao fazer um investimento em renda fixa, o cliente está emprestando dinheiro ao banco, que o repassará a outros clientes com juros mais altos. Assim, para um investidor, é importante saber que as pessoas que receberão o dinheiro emprestado pelo banco terão condições de pagá-los. Portanto, é importante observar a carteira de crédito dessa instituição.

O Paraná Banco oferece crédito consignado somente a funcionários públicos federais e estaduais, aposentados e pensionistas do INSS, além de membros do Exército e da Aeronáutica.

Melhor banco para investir e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre investimentos e bancos e quer continuar aprendendo sobre estes temas, aproveite para ler um pouco mais sobre estes assuntos em nossos artigos completos.