Ler é uma das atividades mais importantes da vida infantil. Nessa seleção trazemos o melhor livro de literatura infantil para que você encantar seus filhos com a leitura desde pequenos.
Todos nós temos aquela história inesquecível que marcou a nossa vida, e a história que vai marcar a infância do seu pequeno pode ser uma das grandes obras a seguir.
Vamos lá?
A literatura infantil foi criada em meados do século XVIII a literatura infantil foi criada. Em nosso país, contudo, esta forma literária começou a ser publicada somente no século XIX.
Temos uma excelente tradição no gênero de literatura infantil e muitos bons escritores dedicaram anos de suas vidas para agradar os pequenos leitores.
A leitura na infância é muito importante tanto do ponto de vista didático, quanto para o desenvolvimento saudável da própria criança, estimulando sua imaginação, brincando com sua fantasia e dando a ela muitos conhecimentos e ferramentas para explorar o mundo real ao seu redor.
Nesse post fizemos uma incrível seleção de histórias infantis consagradas, de autores nacionais, que marcaram o imaginário coletivo do brasileiro e a infância de muitos de nós.
Então, confira a seguir!
De autoria de Ana Maria Machado e com ilustrações de Mariana Newlands, esse é um verdadeiro clássico da literatura infantil nacional.
O livro foi publicado em 1981 e surgiu da vontade da autora em falar sobre os seus avós para os filhos. É uma obra que fala sobre memória, valoriza a família e incentiva as crianças a se interessarem pelos seus antepassados.
A história gira em torno de uma menina comum que certo dia encontra uma fotografia de sua bisavó Beatriz. A menina não conheceu a bisa Bia, mas fica encantada com a foto e resolve pedir a imagem emprestada a sua mãe.
A partir de então a menina começa a investigar o passado de sua família e sua própria genealogia. O livro fala também sobre o papel e importância das mulheres na sociedade. Uma história muito boa para ensinar valores aos pequenos e muito divertida.
Confira mais sobre a história do livro em Bisa Bia, Bisa Bel.
Essa é uma história muito boa para brincar com o imaginário da criança. Escrito por Ziraldo em 1980, o livro reúne os elementos clássicos da vida criança em uma história genuinamente brasileira.
A história ficou tão famosa que acabou virando uma série de TV e também recebeu adaptações para o cinema.
O Menino Maluquinho é uma criança ativa, travessa e cheia de energia, originalmente retratado em uma história em quadrinhos, a imagem do Menino Maluquinho está enraizada no imaginário brasileiro.
Ziraldo conta a história de um menino de 10 anos de idade, muito aventureiro e que vive se metendo em todo tipo de enrascada. O Menino Maluquinho arruma toda sorte de confusão com suas travessuras.
A história fala sobre uma característica muito presente das crianças de hoje: a agitação. Tudo de uma forma lúdica e divertida, fazendo com que os pequenos se identifiquem com o personagem e se sintam acolhidos.
Além disso, todos os desafios que o Menino Maluquinho enfrenta fortalecem sua autonomia o ajudam a construir sua própria identidade.
Quer ver mais? Confere esse site aqui Menino Maluquinho versão online.
A história é de autoria de Chico Buarque e os desenhos são do talentoso Ziraldo. O nome Chapeuzinho Amarelo da personagem é uma evidente referencia ao conto dos irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho.
Esta é uma história que toda a criança deveria ler, ela incentiva os pequenos a encarrem os próprios medos e passa importantes valores sobre como lidar com situações difíceis na vida.
A trama gira em torno de uma menina que tinha medo de simplesmente tudo, de animais, de raios e trovões, de cair e se machucas, de ficar doente, de qualquer coisa!
Por ficar paralisada diante dos seus pânicos ela perdia muita oportunidades de aprender e se divertir, seu dia a dia era muito parado e monótono. Assim, a trama do livro vai enfocar diferentes situações difíceis para uma criança e encorajar os pequenos a seguirem em frente, enfrentando seus próprios medos.
Veja mais em Resenha Chapeuzinho Amarelo.
Escrito por Marina Colasanti, este é um livro de contos muito divertido, e um verdadeiro clássico da literatura infantil nacional.
O livro foi publicada em 1979 e contém dez pequenas histórias encenadas em universos paralelos, todas repletadas daqueles elementos clássicos do universo infantil como reis, rainhas, fadas e castelos encantados.
As ilustrações foram feitas pela própria escritora.
O livro não tem uma única história, mas uma pequena coleção de contos infantis. Esta obra tem o incrível poder de prender a atenção da criança e a transportar para um universo mágico cheio de seres encantados e histórias fantásticas.
Saiba mais em Uma Ideia Toda Azul – Global Editora.
Escrito pela grande escritora brasileira Cecília Meireles, este é outro verdadeiro clássico da nossa literatura que apresenta importantes lições a serem aprendidas pelos pequenos.
Este é um livro de poemas totalmente direcionados ao universo infantil.
É um livro de poemas onde o eu lírico composto pela autora se identifica com a vida na infância e vai trabalhando, de forma poética e encantadora, uma importante fase da vida de toda criança: aprender a fazer escolhas.
Assim, esse livro transporta os pequenos, por meio de exemplos simples da vida cotidiana, ao universo importante e decisivo de aprender a escolher. A história narrada pelos poemas demonstra como a todo momento é preciso fazer escolhas, e incentiva as crianças a aprenderem a lidar com a dúvida, as frustrações e o medo de escolher.
Saiba mais em Ou Isto ou Aquilo – Global Editora.
Escrito pela brilhante Ruth Rocha em 1976, esse é um livro que nunca envelhece. É um clássico literário que toda criança deveria ler!
O livro é muito divertido e promove logo de cara uma identificação com os pequenos leitores pela sua temática central: fazer muitas e muitas perguntas!
Todo mundo que tem filhos, se não passou ainda vai passar por essa fase, aquele momento em que a criança começa a perguntar tudo, ela quer saber tudo, e as vezes deixa os pais em situações embaraçosas com sua inocência infantil.
O enredo fala sobre um menino chamado Marcelo que faz muitas e muitas perguntas, ele é extremamente curioso. Uma de suas maiores dúvidas é: por que as coisas têm determinados nomes?
E assim se desenrola uma trama onde o pai do menino tenta responder as argumentações dos filho. Muito divertido!
Saiba mais em Marcelo, Marmelo, Martelo.
Por hoje ficamos por aqui! Esperamos que tenha curtido nossa lista. Presenteie seu filho com um bom livro e incentive nele desde pequeno o hábito da leitura.
Em breve voltamos com muito mais aqui no Demonstre.com. Até a próxima!
Deixe uma resposta