MOZ: a otimização de conteúdo e de SEO em uma só ferramenta

MOZ é uma ferramenta que auxilia a realizar o sonho de todo blogueiro: posicionar nas primeiras colocações o seu conteúdo nos motores de busca. Isso é possível porque com essa ferramenta é possível verificar o SEO e otimizar o conteúdo do seu site, tornando assim sua página sempre relevante e atualizada.

MOZ: o que é ?

A MOZ é uma plataforma online que disponibiliza informações sobre o desempenho de uma página. Para fazer essa análise e  melhorar a desenvoltura do blog a ferramenta usa as técnicas de SEO, dentre outras, e como essas interagem com os motores de busca.

moz logo seattle skyline ss 1920 300x169 7446129 1744492
MOZ- site de otimização para blog

Dentre todas as plataformas disponíveis, a MOZ é considerada a mais completa, justamente pelos critérios de análise serem bem amplos, e seus dados bastante confiáveis. Por esses motivos, a ferramenta é bastante utilizada por empreendedores digitais, e pelo público em geral, já que a mesma facilita a tomada de decisão.

Como funciona a MOZ?

Analisar os critérios SEO demanda do profissional conhecimentos específicos sobre esses critérios, tais como quais páginas são mais importantes para o conteúdo e propósito do seu blog, a quantidade de visitas a essas páginas, além de avaliar a segurança das mesmas.

MOZ 1 300x154 1615347 4705096
Página inicial da MOZ

E é por isso que a ferramenta MOZ se destaca tanto nesse ramo: porque ela faz todas essas análises em um só lugar! Dessa forma, permite ao profissional ter uma visão ampla, e ao mesmo tempo detalhada da autoridade do seu domínio, por exemplo.

Mas porque é imprescindível está em primeiro?

Antes de analisarmos outros aspectos que destacam o uso do MOZ, é preciso entender porque é tão importante para um blog está em primeiro lugar, ou próximo disso, nos motores de busca.

https://youtube.com/watch?v=hdwr2qm5L70

Quando fazemos uma pesquisa no Google observamos múltiplas páginas de resultado, que pensamos serrem infinitas. Esse pensamento parece ser senso comum, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela imFORZA, 75% dos usuários da ferramenta não passam da primeira página de resultados.

Dessa forma, se observamos a anatomia da primeira página de resultados poderemos observar que:

  • O primeiro link é sempre um link patrocinada
  • O segundo link é o site considerado pelo Google o mais completo

Portanto, para ser notado na internet é imprescindível está na primeira página e apresentar um conteúdo de excelência. Entretanto, não é tão simples ocupar essa posição, visto que o Google coloca no topo os sites com melhores conteúdos.

Como usar a MOZ?

Por ser uma ferramenta muito intuitiva, utilizar a plataforma é um processo fácil. É válido ressaltar que a mesma possui diversas funcionalidades, e conhecer essas é a grande sacada para se dar bem com essa ferramenta. Portanto, você deve praticar bastante para compreender melhor as funções.

Com essa finalidade de te ajudar a conhecer mais da ferramenta, trouxemos algumas das finalidades da MOZ

Keyword Explorer

Essa é uma seção da MOZ direcionada ao SEO. Ela funciona escolhendo as melhores palavras-chave. Portanto, ela realiza a descoberta das palavras, sempre colocando como prioridade as palavras que importam mais para o seu site.

MOZ keyword explorer 2 300x188 1935784 5505443
Ferramenta Keyword

Para essa escolha a plataforma utiliza as principais métricas do SEO:

  • Volume
  • Dificuldade
  • Oportunidade
  • Importância
  • Potencial

A ferramenta MOZ é considerada por muito a melhor ferramenta dentre as outras encontradas no mercado. É por esse motivo que a maioria das vezes os dados da plataforma relacionados ao volume de busca são mais precisos que os relatório do Google Adwords.

Isso se dá porque para chegar nas palavras-chave que mais se adaptam ao seu blog, é necessário a análise do seu caso por pelo menos 3 ferramentas presentes no Keyword Explorer.

Open Site Explorer

Já o open site explorer é uma ferramenta da MOZ que tem por função indexar e avaliar a qualidade dos sites de acordo com um algoritmo que simula o algoritmo utilizado pelo Google.

MOZ Open Site Explorer 2 300x165 8908084 1673093
Ferramenta Open site explorer

Para utilizar essa seção do site é preciso apenas digitar o domínio de uma página do espaço de busca, assim como no Ubersuggest. A partir disso, o open site explorer irá mostrar um relatório com o resultado com a relevância do blog para a internet.

Além disso, essa ferramenta possibilita firmar parcerias de guest post. Isso porque a ferramenta analisa a força e autoridade de um domínio.

Fresh Web Explorer

Essa ferramenta também tem com objeto de pesquisa as palavras-chave. Ela mostra em tempo real quais os sites que mencionam uma determinada palavra-chave. Portanto, é possível por intermédio dessa ferramenta encontrar menções ao seu site, e descobrir as palavras-chave mais buscadas.

On-page Grader

Essa ferramenta é responsável por otimizar as página de um blog de forma individual. Isso auxilia a melhorar o ranqueamento e o tráfego orgânico do seu site.

A ferramenta realiza isso através da analise de conteúdo, tanto conteúdo em si quanto o conteúdo de programação HTML. Por fim, lança um relatório com as partes que precisam ser melhoradas.

Outra função dessa ferramenta, é recomendar ações para as melhorias no site. Isso, mais uma vez, comprova que a MOZ é uma excelente plataforma que auxilia na tomada de decisões.

Crawl Test

Essa seção é responsável por rastrear links e analisar esses. Ela analisa em torno de 3.000 link, utilizando o seu próprio rastreador: o RogerBot.

No final da análise, o site lança um relatório e envia para o usuário por e-mail. Neste relatório consta os detalhes de cada página.

Rank Tracker

Como o próprio nome já diz, a Rank Tracker é responsável por ranquear as páginas e as palavras-chave de um site.

Autoridade

Já que falamos anteriormente de autoridade, é necessário conceituar para entendermos melhor como funciona esse quesito.

Existem dois tipos de autoridade: a do domínio e a da página. A primeira é um índice que foi confeccionado pela MOZ. E tem como função identificar a relevância de um site. Esse índice varia de 0 a 100, e quanto mais próximo de 100 mais chances o seu blog tem de chegar ao topo das buscas orgânicas.

Já o segundo tipo de domínio funciona com o mesmo objetivo do primeiro, entretanto o objetivo de análise não é o site como um todo, e sim uma página do site.

Obrigado por querer aprender sobre MOZ

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre MOZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20