Número do cartão de crédito

Quer saber tudo sobre o número do cartão de crédito? Então não se preocupe, pois nós vamos te ajudar. Nessa matéria preparamos um resumo com tudo o que você precisa saber para esclarecer tudo sobre esse assunto. Veja!

Número do cartão de crédito
Número do cartão de crédito

O cartão de crédito é peça fundamental para se ter no bolso ou na carteira antes de sair. Além de ser um instrumento de compra, para muitos, o cartão é uma forma de organizar as finanças para evitar as terríveis despesas fantasmas. Que são aquelas compras pequenas que são difíceis de rastrear

Mas apesar de muito popular entre os consumidores brasileiros (principalmente nas compras pela internet), poucas pessoas realmente sabem o que é e para quê serve o número do cartão de crédito. Por isso, você vai aprender tudo agora!

O que é o número do cartão de crédito?

O número do cartão de crédito é o número que fica localizado na parte inferior do cartão. Pouca gente sabe, mas os números são únicos e algumas informações estão implícitas nesse número.

Aqui no Brasil, a maioria dos cartões são de bandeira Mastercard, Visa ou Elo esses cartões geralmente tem uma sequência de 15 a 16 números. Mas isso não é uma regra específica, na verdade é uma opção de acordo com a bandeira.

Outras bandeiras nacionais ou internacionais utilizam outra quantidade de números diferentes. Outras bandeiras como Hipercard, Sorocred, Losango etc possuem uma mecânica parecida, porém com algumas modificações.

Para que serve o número do cartão de crédito?

O número do cartão de crédito, dependendo do cartão serve para identificar a bandeira, a financeira ou até a conta do banco do cliente, pois alguns cartões tem a função débito e crédito.

Os números gravados no cartão ou gerados no site dos bancos e financeiras, são exclusivos, ou seja não existem cartões com a mesma numeração no país. Isso facilita bastante as coisas e faz com que a cada compra o cartão emita uma assinatura digital que se comunica com as maquininhas trocando apenas alguns bits de informação.

Nas compras online é possível notar que após digitar os quatro primeiros dígitos, o site já mostra a bandeira do cartão. Os demais números identificam a região e os dados de registro do cliente junto ao banco e a financeira.

Em resumo o número do cartão de crédito serve para identificar a financeira, e o cadastro de crédito do cliente.
Todo numero de cartão de crédito vem gravado no corpo do cartão?

Nem todo número de cartão de crédito vem gravado no corpo do cartão. Sim, pois antes quando a gente fazia um cartão deveríamos esperar os correios entregar o cartão em nossa casa após alguns dias.

Essa burocracia nem sempre atendia a urgência do cliente que ao criar o seu cartão já queria saber o número para efetuar alguma compra ou fazer alguma movimentação em conta.

Por isso ao fazer um cartão ou conta hoje o cliente visualiza na hora o seu número do cartão de crédito. Em alguns bancos como o Santander é possível você recebe na própria agência um cartão temporário que pode ser utilizado até que o seu cartão definitivo chegue.

Nesse cartão seu nome e algumas outras informações não estão gravadas, porém tem o mesmo efeito e utilidade de qualquer outro cartão.

Número do cartão cartão de crédito: Código de segurança

Além dos 15 ou 16 números que estão gravados na parte frontal do cartão de crédito o cartão possui outros números que são importantíssimos para efetuar as compras. Principalmente para as compras online ou onde não são utilizadas a tarja magnética ou chip.

Número do cartão de crédito
Número do cartão de crédito

O famoso cvv ou código de segurança que fica localizado parte posterior do cartão logo abaixo da tarja magnética. Muita gente não sabe, mas esses dígito são importantíssimos para a validação e verificação de crédito junto a financeira.

Ele válida e complementa o código de cartão de crédito e sempre será solicitado quando a modalidade de compra não utilizar o chip. Em resumo é como se fosse um complemento a assinatura, mostrando que a compra está sendo feita de forma remota.

Segurança de crédito

Com o avanço da tecnologia as empresas que operam cartão de crédito, bem como as instituições financeiras estão investindo pesado em inovação e segurança. Para que a tecnologia seja boa, ela precisa ser simples e com baixo consumo de dados.

Número do cartão de crédito
Número do cartão de crédito

Por isso não se espante se em poucos anos, tudo o que você entende ou aprendeu sobre número de cartão de crédito mudar. Além disso os famosos sistemas de verificação em duas etapas podem ajudar o consumidor a saber onde e como o seu cartão está sendo utilizado.

Ao finalizar qualquer compra você recebe um sms mostrando o estabelecimento e o valor da compra. Mais segurança para você e menos dor de cabeça para as financeiras que estão atentas para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem o seu nome.

Se chegou até aqui agora sabe tudo sobre o número do cartão de crédito e acredito que vai se interessar também por nossas demais matérias sobre serviços financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20