Páginas do seu blog: um tutorial para criação das principais páginas

As páginas do seu blog, assim como as demais páginas de outros blogs, são muito famosas por possuírem uma dinamicidade. Isso significa que o conteúdo gira rápido, e possui um formato agradável, onde publicações recentes aparecem no topo da lista e as antigas mais abaixo.

Toda essa organização garante uma fluidez na leitura e cativa o leitor. Entretanto, muitas vezes esse formato pode deixar de fora do foco da página inicial do seu blog notícias super relevantes que atuais que foram publicadas anteriormente.

Pensando nessa situação trouxemos um tutorial para te ajudar na criação de páginas do seu blog, onde indicaremos no decorrer desse artigo plugins que auxiliam nessa organização, como criar páginas de contato, página para loja, etc.

Páginas do seu blog

Todo mundo acha que o primeiro passo para criar um blog é ter muito conteúdo para. Entretanto, muita gente esquece que a organização do site e a estrutura do conteúdo pesa bem mais que a quantidade de post.

Esse velho pensamento, que qualidade é mais importante que quantidade, é super importante quando um dos principais objetivos do seu blog é ser relevante, visto que o mercado dos blog já é bastante saturado, e cativar o público.

inicio-300x94-7043447-9067463-3718518

Além disso, é válido ressaltar também a diferença entre post e página. Os post são conteúdos publicados em blog. Esses posts são organizados em páginas, e normalmente aparecem da seguinte forma: primeiro os post mais recentes e por fim os mais antigos. Portanto, há sempre a mudança de ordem dos posts.

Já as páginas são estáticas e não possuem sua organização baseada na data de postagem. Existem vários tipos de páginas, por exemplo:

  • Sobre: que fala um pouco sobre os criadores do blog;
  • Loja;
  • Contato;
  • Políticas de privacidade, etc.

Dentro desse contexto, criamos um tutorial para a criação de páginas para o seu blog.

Plugins indicados para as páginas do seu blog

Do mesmo modo que a organização e criação de páginas é importante para o desenvolvimento do seu blog, os plugins ganham um destaque nessa fase.

criacao-de-site-em-curitiba-3-300x204-4803403-7695727-4259628

Dessa forma, listamos alguns plugins essenciais para o desenvolvimento de páginas para o seu blog.

  • Starbox:  possui múltiplas opções, dentre elas a criação de uma guia para adicionar as últimas postagens. A separação é feita por autor. Portanto, essa ferramenta é bastante útil para blogs com mais de um autor.
  • BigContact Contact Page: esse plugin é ótimo para a criação de formulários de contatos, bem como o horário de atendimento da sua empresa. Além disso, o plugin disponibiliza vários layouts para se adequar ao modelo do seu blog.

  • Relevanssi: Com esse plugin, você pode desenvolver espaços de busca dentro do seu blog de forma intuitiva, que renderá ótimos resultados de busca, que serão mostrados em forma de lista e levando em conta a relevância do post.

Construindo Páginas do seu blog – Contato

Um formulário de contato é uma página muito importante para o seu blog. Além de ajudar a manter a confidenciabilidade do seu e-mail e reduzir a quantidade de spam, o formulário de contato facilita o acesso dos seus visitantes diretamente no seu site.

Caso a plataforma onde seu site está hospedado seja o WordPress, adicionar uma página de contato no seu blog não será difícil. Primeiramente, você precisará adicionar o plugin Contact Form 7.

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger2-300x169-1499002-8518442-2610715

Para isso basta:

  1. Faça login no painel de controle do WordPress e selecione Plugins> Adicionar novo no menu do lado esquerdo.
  2. Procure o Contact Form 7 e selecione Instalar.
  3. Uma vez instalado, selecione Ativar para iniciar o plugin no seu site.

Já com o plugin instalado, precisamos configurá-lo para melhorar a experiência do seu leitor. Para isso:

criar-formulario-contato-wordpress-hostinger3-300x166-7511338-5430185-5975271
  1. Selecione Contato -> Adicionar novo para criar seu primeiro formulário.
  2. Adicione um título ao seu formulário – por exemplo, Formulário de contato do WordPress .

Construindo Páginas do seu blog – Sobre

É necessário que seu público saiba quem é o autor dos posts, e quem mantém o blog como um todo. Além disso, qual a principal área de atuação do blog, se é moda, educação, etc.

Para isso existe um plugins que ajuda você a construir a bio como página no seu blog. Você pode fazer isso através do plugin Author Bio Box. Ele é uma espécie de caixa onde você poderá colocar suas informações.

screenshot-1-260x300-7491799-4491192-7381074

A forma de obtenção deste plugin é igual aos demais, pela própria plataforma do WordPress. E nesse plugin você poderá modificar o tamanho da caixa de informação, a cor do texto, o plano de fundo da bio, etc.

Construindo Páginas do seu blog – política de privacidade

Ter a página no seu blog sobre política de privacidade é essencial, atualmente. Isso porque a partir dessa página é possível informar ao público como os dados coletados dos seus navegadores é utilizada, e também quais partes do seu blog recolhem esses dados.

Além disso, a página de política de privacidade é uma das exigências da União Européia (GDPR – General Data Protection Regulation). Dessa forma, mostraremos como incluir essa página no seu blog.

Primeiramente, é necessário criar uma página estática, a qual deve-se nomear de Política de Privacidade. Em seguida, é necessário criar um texto para anunciar essas políticas.

politica-de-privacidade-do-google-289x300-6378715-4334858-2752906

Uma dica interessante é adicionar links de serviços de terceiros que são utilizados no seu blog. Por exemplo: se você tem uma caixa de gadget com a opção curtir “Curtir”, que normalmente remete ao Facebook, deve-se adicionar uma indicação.  Essa mesma ideia é válida para plugins do WordPress, ou de qualquer outra plataforma onde seu blog se encontra.

Construindo Páginas do seu blog – Loja

O comércio eletrônico tem crescido bastante, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Dentro desse contexto é essencial se adaptar a essa modalidade de comercialização. Para isso, é necessário se adaptar desde o marketing, a logística, até chegar a fase final: a implementação do loja virtual como página no seu blog.

Pensando nessa última fase, a criação da loja, trouxemos um pequeno tutorial, de forma gratuita.

plugin-wordpress-woocommerce-e-theme-storefront-300x117-5351778-8854883-3808239
  1.  Instale e ative o plugin (Plugins -> Adicionar Novo) do  Woocommerce (Autor: Automattic)
  2. Adicione o tema Storefront (Aparência -> Temas -> Adicionar Novo).
como-instalar-woocommerce-wordpress-loja-online-300x167-4003676-1614009-5732021

Assim que instalado, o plugin pede atualizações para se adaptar ao formato da sua página. Para isso, basta ir no  Painel,  clicar em Woocommerce -> Configurações. Em seguida, uma tela aparecerá explicando como funciona, quais as páginas criadas, etc.

Adiante, deve-se configurar o local da loja, a moeda a ser utilizada, medida de pesos e dimensões. Por fim, você irá configurar detalhes referentes a entrega, e o tipo de pagamento.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a criação de blogs basta  clicar aqui e aprender um pouco mais.

Obrigado por querer aprender Yoast SEO

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido Yoast SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20