Quais os aspectos técnicos do SEO?

Há milhões de sites em toda a internet, entretanto, nem todos ganham destaque nas pesquisas. Isso porque nem todos os autores conseguem administrar seus sites da melhor forma, seja por desconhecer quais os aspectos técnicos do SEO, ou por não saber os “horários de pico” de publicação, dentre outros aspectos.

Pensando nisso trouxemos um pequeno tutorial para você conhecer um pouco mais das técnicas de SEO e bombar o seu site.

Quais os aspectos técnicos do SEO?

O termo SEO é bastante popular para boa parte dos usuários da internet. Entretanto, poucos sabem o seu significado e muitos menos quais os aspectos técnicos do SEO.

Untitled design 3 300x300 9639085 4900662

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca)um termo muito utilizado no marketing digital para impulsionar um site ou página na ferramenta de busca, ou seja, fazer com que a mesma seja uma das primeiras opções na página de resultados de uma pesquisa no Google.

Para entender melhor como o SEO funciona é necessário entender como os motores de busca funcionam. Brevemente, quando você digita uma palavra chave no Google, este buscará em seu banco de dados todos os site e links que possui em algum dos seus conteúdos o assunto buscado. Entretanto, os resultados não aparecem aleatoriamente.

A ferramenta de busca “seleciona” os mais visitados e coloca-os como primeira opção nos resultados, isso porque subentendesse que se foi mais visitado possui um conteúdo mais elaborado e verdadeiro. Isso só ocorre porque houve uma excelente utilização das técnicas de SEO.

Abaixo citaremos algumas técnicas de SEO que auxiliaram no melhoramento e otimização da sua página:

  • URLS amigáveis;
  • Meta descrição;
  • Título da página
  • Tags de cabeçalho;
  • Atributos ALT e Title de imagens.

O que você precisa saber? – Quais os aspectos técnicos do SEO?

Como já vimos, o SEO tem por objetivo otimizar páginas e sites de forma que melhore o  posicionamento desses nos motores de busca. Como consequência dessa melhoria você gerará mais  leads, mais clientes ou até ganhará mais dinheiro com seu blog.

Dentro desse contexto, para que seu site participe dos resultados orgânicos da primeira página de resultados de pesquisa do Google, é necessário que seus site seja indexado e que você realiza algumas técnicas de SEO na hora de formular seu post.

Untitled design 1 1 300x300 9246505 7175833

E quais os aspectos técnicos do SEO? A resposta dessa pergunta já foi citada acima, porém iremos caracterizar os principais aspectos logo abaixo.

Aspectos técnicos do SEO:

Outro fator importante que você deve saber antes de partir para a prática dos aspectos técnicos do SEO, é entender que este é dividido em dois tipos: o SEO on-page e o off-page.

SEO on-page:

O SEO on-page está relacionado a  otimização do SEO dentro do seu site. Já o segundo, diz respeito  otimização do SEO fora do seu site.

Título das páginas

O título de uma página é um aspecto muito importante, tanto quanto o conteúdo do post, pois além de dar uma prévia do que se tratará o texto, ajudará no ranqueamento no motor de busca Google. Ou seja, cada título de cada post ajudará a determinar o assunto do conteúdo, a chamar à atenção de quem realiza uma pesquisa num motor de busca. Abaixo sugerimos algumas ideias para construir um título

  • Posicionara a palavra chave no inicio do parágrafo;
  • Os títulos de páginas deverão está entre 55 a 70 caracteres;
  • Construa títulos relevantes e objetivos com relação ao tema do conteúdo;
  • Utilize uma tag de título <H1> para o título principal de cada página.

Há plugins em algumas plataformas de hospedagem de sites que auxiliam no melhoramento dos aspectos técnicos do SEO, como o Yoast SEO, no WordPress.

Meta descrição

A meta descrição é um elemento de suma importância para a configuração correta do SEO. Primeiramente, a meta descrição auxilia o usuário que faz a pesquisar do motor de busca  a entender do que se trata o conteúdo daquele site, de forma resumida. Nesse resumo é interessante a utilização de palavras-chave, que irão resumir com uma ou duas palavras a ideia principal do seu texto. Já em segundo lugar, a meta descrição se faz importante no SEO on-page porque é uma ferramenta excelente para a utilização da palavra-chave escolhida, que ajudará futuramente na indexação e ranqueamento do site no Googlebot.

Lembre-se sempre desses seguintes conselhos com relação do seguinte:

  • Utilize a palavra-chave em qualquer posição da meta descrição, mas não a repita;
  • A meta descrição não pode ultrapassar os 150 caracteres;
  • A meta descrição é um resumo daquilo que é abordado no conteúdo do artigo;
  • A meta descrição deve ser atrativa o suficiente para gerar interesse no usuário e ele clicar;
  • Não construa suas meta descrições com base no primeiro parágrafo dos seus artigos. Crie as suas próprias meta descrições!

URLs amigáveis

A URL das suas páginas são o terceiro elemento importante quando se fala de  SEO. Isso porque o motor de busca será capaz de identificar e interpretar mais facilmente um URL amigável, que possui relação com o conteúdo do post, do que se o mesmo for analisar uma URL não amigável. Além disso, o URL ajuda o usuário a entender o tema do artigo pois a partir da URL também podemos inserir as palavras- have.

Para o ajudar a construir URLs amigáveis:

  • Utilize a palavra-chave no URL do artigo;
  • Utilize sempre que possível, um URL curto e objetivo;
  • Utilize sempre hífens para separar palavras;
  • Relacione o URL do seu artigo ao tema desse mesmo artigo;
  • Não utilize números no URL, uma vez que não ajudarão em nada;
  • Não utilize maiúsculas, underlines, números ou outros caracteres especiais numa URL.

Para entender melhor as ferramentas citadas acima, trouxemos uma imagem contendo o título, a URL amigável e a meta descrição deste post como exemplo. Onde circulado de preto está o título que possui afinidade com o conteúdo a ser explicado no texto; de vermelho encontramos a URL que está relacionada ao título.

Sem título 1

E por fim, encontramos de roxo a meta descrição, que resumirá o post em si. Ambas as ferramentas possuem as palavras-chave: quais os aspectos técnicos do SEO.

SEO of-page:

O SEO off-page estão relacionados a URLS amigáveis, mídias sociais, etc.

Autoridade

A autoridade de um site é dividida em duas: autoridade de domínio e de página.

  • Autoridade do domínio – indica o quão relevante é o domínio de um site. Essa relevância é medida através da quantidade de links que se ligam ao domínio, a quantidade de compartilhamento nas mídias sociais.

Se você gostaria de entender um pouco mais sobre domínio basta clicar aqui.

  • Autoridade de página – a autoridade da página está relacionada com o número de links externos, sinais sociais, e outros.

Para entender melhor como funciona a questão de autoridade, você pode conferir no Open Site Explorer como anda a autoridade do sites. Entretanto, esse site não determine com exatidão o real posicionamento do seu site no Google ajuda você a entender melhor essa ferramenta.

Link building

Link building é bastante utilizado quando se fala em SEO, e significa a construção de  links. O Link building é composto pela linkagem interna e linkagem externa que estão presentes nos seus posts e sites.

Dessa forma, o Link building é muito importante para a construção do ranqueamento no Google. Essa ferramenta é também conhecida como linkagem, e tem a função de redirecionar o usuário para link externos a página atual que o usuário se encontra, de forma que ele possa ler um pouco mais sobre um conceito em específico. Essa ferramenta é também uma forma de recomendação de sites

Como vimos anteriormente, sites e blogs têm autoridade. Quanto maior for a autoridade dos sites que linkam para você, maior será a autoridade do seu site no futuro. Em um perfil de link building saudável, o seu site deverá receber milhares de links de outros sites, sendo que, idealmente, você deverá receber links de domínios autoritários e não autoritários. Isso é perfeitamente normal e não prejudica o seu site em nada.

Sinais sociais

Os sinais sociais representam a repercussão do seu site e post nas principais redes sociais. Isso inclui curtidas, compartilhamentos, comentários, etc. A partir disso, o Google considera  um conteúdo mais compartilhado ou curtido bem mais relevante que outro que não gera nenhuma movimentação nas redes sociais.

Por isso, se faz importante o compartilhamento do seu site em outras plataformas sociais para melhorar a popularidade  do seu site.

http x https –  Quais os aspectos técnicos do SEO?

O HTTP é um protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol). Esse protocolo é considerado um padrão na internet, e a partir dele os navegadores buscam determinada página na internet e as reproduzem.

ultimate seo guide 300x145 2201624 1342958

Dessa maneira, especificam as páginas da Web, desde como elas devem ser enviadas  aos usuário até como o servidor envia mensagens para o usuário. Portanto, toda informação buscada e repassada ao usuário, e re-enviada deste ao servidos, é no formato  texto. E dessa forma, qualquer mensagem poderá ser interceptada por terceiros, e que é bastante perigoso para o usuário.

Já o  HTTPS é um protocolo mais seguro. Isso porque são adicionados algunsprincípios de segurança, como confidencialidade, integridade e autenticação. Dessa maneira, a mensagem tanto enviada do servido ao usuário e vice versa são serão acessadas pelos mesmos.

Google search console – Quais os aspectos técnicos do SEO?

Essa é uma ferramenta da Google, e oferece serviços para ajudar a monitorar e resolver possíveis problemas mo motor de busca, quando o seu site é buscado no mesmo. Dessa forma, o Search Console te ajuda a entender e melhorar o modo como o Google vê seu site.

https://youtube.com/watch?v=CZipIPvsx1k

Essas são algumas das funcionalidades do Google Search Console retiradas do seu próprio site:

  • Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site.
  • Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado.
  • Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais.
  • Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site.
  • Mostrar a você quais sites têm links para seu site.
  • Resolver problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da Pesquisa.

Sitemap –  Quais os aspectos técnicos do SEO?

O sitemaps é uma ferramenta essencial para o bom funcionamento do SEO. Ele constitui todos os arquivos usados para informações no site, tais com vídeos e links para outros sites, dentre outros.

A partir do sitemap o Google leem todos esses arquivos com o proposito de rastrear seu site de maneira rápida. Dessa maneira, o motor de busca irá entender quais os arquivos são mais importantes para o funcionamento do site.

Além disso, os sitemaps fornecem informações sobre conteúdo específicos do seu site, como vídeos e imagens.

Velocidade do site – Quais os aspectos técnicos do SEO?

De acordo com algumas pesquisas, o Brasil é um dos país nos quais mais tempo o usuário passa esperando uma página carregar. Seja em dispositivos móveis ou não.

Isso acontece porque ao mesmo tempo várias pessoas estão utilizando a internet. E isso influencia na velocidade da internet, alguns conseguem uma maior velocidade e outros não. Esse fato está relacionado ao tipo de site que você está acessando. Site mais leves tendem a carregar mais rápido

Entretanto, esse fator de velocidade não prejudica apenas o usuário. Quanto mais tempo o seu site demora a carregar as chances de perder um visitante aumenta. Por isso, é fundamental manter o seu site rodando com a menor velocidade de carregamento possível.

Alguns fatores auxiliam para a demora do carregamento de um site:

  • imagens muito pesadas;
  • uso incorreto de scripts;
  • uso excessivo de JavaScript, CSS e HTML;
  • problemas na otimização de códigos.

Dessa forma, é interessante a utilização de algumas ferramentas para o monitoramento da velocidade de carregamento do seu site, tais como:

robots.txt – Quais os aspectos técnicos do SEO?

O robots.txt é um arquivo em formato de texto que normalmente é escrito no formato .txt. Ele tem como principal função filtrar os conteúdos no seu site e entegar o resultado dessa filtragem ao motor de busca para ele construir um resultado.

Nesse resultado será possível observar o controle de acesso a determinadas páginas, e assim, o Google entenderá quais informações podem ser indexadas ao site

Canonical Tag

Canonical Tag possui ligação direta com o sitemaps, e é utilizada para impulsionar o seu site nos motores de busca.

E possui como principal finalidade evitar que conteúdo duplicado seja indexado pelos algoritmos, pois a duplicação engana o mecanismo  de busca e faz o mesmo achar que o site possui mais visualização.

Dados Estruturados (schema)

Essa ferramenta é definir como a nova marcação de dados estruturados, que é compreendida em microdados, microformat e RDFa.

Esse projeto é uma central de informações para desenvolvedores com o intuito de auxiliar no vocabulário de marcação de dados estruturados nas páginas web.

Inspecionar seu site

Ao inspecionar um site você poderá descobrir o código-fonte, as imagens e o CSS que formam seu design, as fontes e ícones usados, o código Javascript que permite realizar efeitos dinâmicos e muito mais .

Ao fazer isso, você poderá descobrir porque o seu site não está deslanchando, e aperfeiçoar o seu site para melhorar o ranqueamento.

Obrigado por querer aprender quais os aspectos técnicos do SEO!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido quais os aspectos técnicos do SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20