Qualidade de vida no trabalho: Veja dicas de como ter no seu emprego

Qualidade de vida no trabalho: É possível ter?

qualidade-de-vida-no-trabalho-300x169-8806889-8254845-2131008

Qualidade de vida no trabalho, muitas pessoas não buscam ter esse ponto de equilíbrio em seu emprego. Além disso nem sempre é tão fácil conseguir isso, por isso confira agora nossas dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia.

O que é qualidade de vida no trabalho?

De maneira bem simples é como se fosse uma parceria entre você e a empresa. Isso é dito porque ambos os lados precisam trabalhar para montar um ambiente harmonioso. Se engana quem pensa que isso não dá vantagem em nada, mas, ao contrário do que muitos pensam ambas as partes só tem a ganhar.

Isso ocorre porque se você está mais feliz e confortável, fica também mais motivado e começa a produzir mais e com muita qualidade. A empresa só tem a ganhar quando o seu quadro de funcionários está funcionando de maneira harmoniosa, graças ao investimento de montar um ambiente de trabalho que passe conforto a eles.

Além disso essa mudança pode começar com pequenas coisas no ambiente de trabalho, como por exemplo, frases motivacionais e de incetivo.

Qual a importância que tem?

É importante para os dois lados da moeda, a empresa vai ter funcionários que produzem mais. E os funcionários terão a motivação de subir na sua carreira, de evoluir como pessoa, trabalhar em equipe e o meio em que trabalha vai influenciar diretamente nisso.

Vale lembrar que a qualidade de vida não está diretamente liga só com a empresa, você precisa está de bem com sua vida pessoal, está sentindo-se realizado e de bem com a vida. Quando juntamos seu emprego onde tudo transcorre da melhor maneira possível e sua família, conseguimos tirar daí que você tem uma boa qualidade de vida no trabalho e em casa.

Qual a diferença entre qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho?

É comum que você possa misturar os dois termos, isso ocorre porque você precisa buscar o ponto de equilíbrio entre os dois para está realizado.

Qualidade de vida

Nesse caso está ligado a sua vida social e pessoal, então seu bem estar com a família, parceiro, filhos, amigos e com você mesmo. Isso vai refletir na sua vida e é o que te faz ter uma harmonia espiritual,  física e psicológica.

Qualidade de vida no trabalho

Aqui está ligado diretamente a empresa ou organização onde você trabalha. Quando é oferecido um espeço agradável, com oportunidades de crescimento profissional, relações interpessoais que não fiquem só no trabalho.

Conceito geral

É difícil que você defina com precisão qualidade de vida, seja ela no trabalho ou na vida pessoal. Isso porque o que define pra mim pode não definir para você, é complexo e possui a visão de cada um.

Digamos que pra mim seja ganhar mais e trabalhar menos no contexto profissional, ter uma estrutura familiar boa no cotexto pessoal. Para você pode ser ter um bom emprego com uma renda boa, e está solteiro para curtir a si mesmo.

Dentro dessa  questão ainda vai ter milhares de possibilidades que devem ser respondidas por nós mesmos. Mas de maneira geral é realização pessoal que define os dois termos.

Clima organizacional

Esse é o fator principal a ser trabalhado, uma empresa que possui um ambiente confortável, com chances ao crescimento profissional de seus colaboradores e espaço extrovertido.

Possui também funcionários motivados, realizados que produzem com mais qualidade e fornecem um retorno quatro vezes maior que as demais empresas. É uma questão que beneficia realmente os dois lados da moeda, por isso confira o papel da empresa e do funcionário.

Papel da empresa

Agora confira qual a função da empresa para a qualidade de vida no trabalho:

A função do RH

Os recursos humanos tem um papel fundamental nesse desenvolvimento, isso porque ele é quem representa essa parte da empresa. Além disso todos sabemos que o setor de RH é quem mantém uma convivência mais harmoniosa dentro do ambiente de trabalho.

Saúde e segurança no trabalho

Esse é um dos pontos que merecem uma atenção especial da empresa. É importante que garantam aos seus colaboradores saúde e segurança no seu ambiente de trabalho.

Crescimento na carreira

É muito importante que a empresa forneça esse tipo de oportunidade para os seus colaboradores. Além disso funcionário que tem como se desenvolver e crescer dentro de sua carreira fica muito motivado.

Clima organizacional

É bom que a empresa ofereça um ambiente onde seus funcionários sintam-se a vontade, confortáveis, e familiarizados. Sem dúvida o ambiente de trabalho vai influenciar diretamente em um bom funcionamento.

Papel do colaborador

Agora você vai conferir qual o papel que os funcionários devem ter para uma boa qualidade de vida no trabalho:

Nada de fofocas

É importante que você fuja desse tipo de conversa, além disso pega mal ficar falando sobre a vida dos seus colegas e prejudica você e a empresa.

Foco

Seja sempre focado e comprometido com as suas tarefas, nunca se dispersa ou deixe suas obrigações pela metade.

Trabalho em equipe

Dentro de uma empresa isso é muito importante, por isso, busque sempre trabalhar bem em equipe.

Relações interpessoais

Outra coisa importante é a sua relação com seus colgas de trabalho e chefes, preze por boas relações.

FIM!

Leia nosso próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20