SEO Off page

Você sabe o que é SEO off-page? O desconhecimento dessa ferramenta é uma das principais causas de milhões de sites em toda a internet não deslancharem. Isso porque nem todos os autores conseguem administrar seus sites da melhor forma, seja por desconhecer quais os aspectos técnicos de SEM, ocasionando a não visibilidade de sites com ótimos conteúdos.

Pensando nisso, trouxemos um texto para te auxiliar na implementação das técnicas de SEO e bombar o seu site.

SEO Off page

O SEO é uma parte integrante de uma categoria maior chamada de SEM (Search Engine Marketing). Essa subcategoria está relacionada com a posição de um site nos resultados fornecidos como respostas pelos buscadores Google e outros.

O SEO ainda é subdivido em outras duas vertentes, também direcionadas ao ranqueamento de um site nos resultados orgânicos em um motor de busca. Essa divisão é o SEO on-page e SEO off-page.

O primeiro tipo de SEO é bastante utilizado pelos desenvolvedores do site, e é considerado  controlável, já que o próprio editor pode modificar as especificações desse SEO para atender suas necessidades com o passar do tempo e acessos a página ou site.

Projeto sem título

Dessa maneira, no SEO on-page, pode-se trabalhar com a URL(deixando-a mais amigável), com o título(deixando-o mais próximo do conteúdo do texto em si), meta descrição(resumo do texto), links internos(links que remetem textos do próprio site), palavras-chaves, dentre outros, que se referem a aspectos internos do site.

Entretanto, dentro desse universo existem algumas características que não podemos controlar. Essas características estão no SEO off-page. No entanto, apesar de ser tão importante para o desenvolvimento de um site não é tão considerada na hora da publicação. O SEO off-page é bastante importante pois aumenta o tráfego e vendas em um site.

O que você precisa saber?

SEO off-page está relacionado a toda e qualquer atividade extra página ou site. Dessa forma, inclui os links externos ao site. E por isso, o reconhecimento ganhado por essa atividade depende do ranqueamento do site externo citado. Por isso, o SEO off-page, ajuda aos motores de busca identificarem o que outros sites pensam a respeito do site.

Sabendo disso, podemos abordar os principais atributos do SEO off-page para aumentar seu impacto nos motores de busca. O que você precisa saber sobre SEO off-page?

  • Backlinks para sua loja virtual
  • Autoridade do Domínio
  • Sinais sociais

Backlinks: Quantidade e Qualidade

Os backlinks são conhecidos como sendo links que chegam de outros sites para o seu. Ou seja, são sites que citaram o seu site como referência em algum texto. Isso é ótimo para impulsionar o seu impacto nos buscadores, como Google.

Isso porque quanto mais a seu site for referenciado por outros sites, mais ele é bem visto pelos motores de busca. Dessa forma, se faz importante possuí uma boa quantidade e diversidade nas referenciações.

Outro fator excelente é a qualidade dos textos que referenciam seu site. Se for um domínio bem visto pelos buscadores, e bem quisto pelo público em geral você ganhará mais pontos em ranqueamento. Por isso, podemos dizer que essa categoria está intimamente ligada ao próximo tópico a ser explorado: Autoridade de Domínio.

Entretanto, receber referenciação na internet é tão difícil quanto se tornar referencia no mundo acadêmico. Por isso, é preciso tempo e paciência para ganhar o seu merecido renome. Uma dica valiosa é se dedicar a variação de temas tratados no site, pois assim você terá uma gama de sites a atingir.

Autoridade do Domínio

Como dito anteriormente, a autoridade de domínio está intimamente ligada os backlinks. Entretanto, essa ferramenta não se constitui unicamente a esse atributo.

A autoridade do domínios também está ligada, de certa forma, ao conceito do envelhecimento. Fazendo uma analogia com o vinho: quanto mais velho melhor. O mesmo se aplica a autoridade no SEO off-page. Quanto mais antigo um site, mais chances de ele ter uma popularidade maior, ser mais seguro e possui um conteúdo de qualidade.

Sinais sociais

Os sinais sociais possuem relação direta com as redes sociais. Dessa forma, quanto mais mencionado, curtido e compartilhado seu site for em uma rede social mais pontos você ganhará nos mecanismos de busca.

1900 sinais sociais pr9 aumentar sua autoridade e page rank D NQ NP 724572 MLB26682617125 012018 F 300x200 5284941 7935302

Por isso, ser popular nas redes sociais é um fator muito importante para melhorar o ranqueamento do seu site. Além disso, esse atributo pode proporciona que outros sites conheçam você e te referencie.

Texto âncora – SEO off-page?

O Texto âncora é um tipo de referenciação. Ele normalmente direciona o leitor para um outro texto, que abordará o tema em destaque com mais especificidade. Normalmente ele o texto âncora aparece em destaque no texto, com outra cor, isso porque ele possui um link acoplado, como feito no início desse parágrafo.

Em termos de HTML, você verá o código assim:

<a href=”https://demonstre.com/quais-aspectos-tecnicos-do-seo/”>SEO</a>

Essa ferramenta é muito comum, e se chama hipertexto. Ela é responsável por agregar mais informação extra ao texto.

Como avaliar bons e maus links – SEO off-page?

Há diversas formas de avaliar um link, e essas formas divergem a depender do link, e a partir dessa avaliação o Google atribui um valor que pode ser positivo ou negativo. Se for positivo, esse link poderá contribui positivamente para o ranqueamento.

link building 300x276 3482583 6435735

Caso contrário, ele poderá diminuir bastante a popularidade de seu site. Anteriormente, a qualidade do link era avaliado pelos motores de busca pela quantidade de link e pelo texto âncora. Atualmente, é necessário mais que isso. É preciso um bom perfil de links, ou seja, quer ter links variados e de qualidade.

Existem alguns atributos dos sites que caracterizam um link como bom ou ruim, no SEO off-page, como:

  • Número de links apontando para fora da página;
  • A qualidade dos sites que estão sendo linkados na página;
  • Número de links para aquela página;
  • Idade do domínio;

A partir disso, surgiram alguns sites que avaliam a qualidade dos links, como o Majestic e Open Site Explorer.

Como remover maus links – SEO off-page?

Para remover links ruins você precisa primeiro analisar manualmente seus backlinks e identificar links ruins e o segundo (mais rápido e confiável) é fazer uso de uma ferramenta.
O primeiro passo, para analisar os links manualmente, é registrar seu website no Google Search Console.

A partir desse site, você poderá obter listas de links que apontam para o seu site. Nessa lista terá tanto os links bons quanto os ruins. Essa ferramenta não informará quais links são bons ou ruins.

Para identificar a qualidade dos links você terá que exportar os links em uma planilha do Excel e revisar manualmente cada link para decidir se é um bom link ou um link ruim. Os links tóxicos serão adicionados a um arquivo de rejeição e enviados ao Google.

Além desse método, existem aplicativos que facilitam essa atividades. Alguns deles são:

Link Building – SEO off-page?

O Link Building é, sem dúvida, um dos trabalhos mais difíceis do SEO off-page. Entretanto, ele agrega muito valor ao texto e ao ranqueamento do mesmo nos motores de busca.

Link Building constitui um compilado de links de outros sites. É por meio desses que os motores de busca encontram os sites e os catalogam. Dessa maneira, os links são como votos para os sites de busca, e medem a partir deles a sua popularidade.

Obrigado por querer aprender SEO off-page

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido quais do SEO off-page.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20