SEO on-page

Você sabe o que é SEO on-page? O desconhecimento dessa ferramenta é uma das principais causas de milhões de sites em toda a internet não deslancharem. Isso porque nem todos os autores conseguem administrar seus sites da melhor forma, seja por desconhecer quais os aspectos técnicos de SEM, ocasionando a não visibilidade de sites com ótimos conteúdos.

Pensando nisso, trouxemos um texto para te auxiliar na implementação das técnicas de SEO on-page e bombar o seu site.

SEO On page

O SEO é uma parte integrante de uma categoria maior chamada de SEM (Search Engine Marketing). Essa subcategoria está relacionada com a posição de um site nos resultados fornecidos como respostas pelos buscadores Google e outros.

Untitled design 4 9719745 8502866

O SEO ainda é subdivido em outras duas vertentes, também direcionadas ao ranqueamento de um site nos resultados orgânicos em um motor de busca. Essa divisão é o SEO on-page e SEO off-page.

O tipo de SEO que retrataremos neste texto é o SEO on-page. Esse é bastante utilizado pelos desenvolvedores do site, e é considerado  controlável, já que o próprio editor pode modificar as especificações desse SEO para atender suas necessidades com o passar do tempo e acessos a página ou site.

O que você precisa saber? – SEO on-page

O SEO on page são otimizações feitas no seu próprio site, que buscam editar o seu conteúdo e o layout da sua página. Com uma boa otimização desses atributos é possível ter um bom ranqueamento nos motores de busca.

Além disso, te impulsiona em uma boa colocação em  backlinks, e outras ferramentas que tem relação intima com o SEO off-page. Entretanto, para entender como funciona o SEO on-page, é necessário ter traçado os seus objetivos na criação de um blog.

E em seguida, você estará pronto para aprender sobre meta descrição, title, otimização de conteúdo, links internos e palavras chave.

Por que você precisa fazer um blog – SEO on-page

O blog é entendido como uma página na internet onde é possível compartilhar vários conteúdos de forma livre, ou seja, pessoas de todo o mundo poderão acessar o conteúdo que você compor de graça, bastando apenas ter internet.

MzA1NDA1OQ 300x225 6093750 3648220

Nesses blogs, você poderá compartilhar textos, áudios, vídeos ou imagens. Outra informação muito importante sobres os blogs é que não existem um tema definitivo para você abordar no seus posts.

Os blogs são utilizados por várias pessoas. Essas quando se tornam populares devido o blog ganham o nome de “blogueirinhas”. Entretanto, não são só indivíduos que utilizam essa ferramenta, empresas também fazem parte desse nicho.

Há alguns motivos de porque você deve e precisa criar um blog, e listamos alguns desses motivos abaixo para você se motivar e criar seu próprio blog.

  • Aumento da visibilidade do seu conteúdo;
  • Baio custo para início do projeto;
  • Maior número de clientes;
  • Possibilidade de gerar renda

Sabendo disso, e como criar seu blog, podemos falar um pouco sobre as ferramentas do SEO on-page

Pesquisa de palavra chave – SEO on-page

As palavras-chaves resumem seu texto em palavras sozinhas, sem um contexto. Essas palavras ajudam o motor de busca analisar o conteúdo do seu texto e organizá-lo de acordo com o mesmo. A partir disso, os sistemas de busca, quando requisitados, selecionam e organizam em uma lista de links os principais sites que retratam o tema que foi pesquisado inicialmente.

Muitas pessoas desconhecem o funcionamento dessa ferramenta, e por isso acreditam que uma grande quantidade de palavras-chave e a repetição desenfreada dessas durante o texto garantirá uma excelente posição nos resultados orgânicos dos motores de busca.

Seguindo esse pensamento, o seu texto será lido como spam pelos principais motores de busca. Pensando nisso, foram criadas algumas regras básicas para a utilização dessa ferramenta.

Para a inserção de palavras-chaves  o texto deve ter  relação direta com as palavras-chave, ou seja, estas  não podem ser colocadas aleatoriamente no texto, tornando assim o texto agradável para o leitor.

Além de acrescentar essas palavras no conteúdo do texto(que deverá aparecer entre as 100 primeiras palavras do texto), é bastante aceitável colocá-las também nas title tag, pois assim, garantirá destaque as ideias principais do texto.

Meta Title e Meta Description – SEO on-page

Agora, falaremos de ferramentas do SEO on-page mais voltadas para a composição textual e marketing do seu post nos motores de busca.

Meta Title

A meta title, também conhecida como title tag, é o título da sua página, que aparecerá em SERP quando um usuário pesquisar na internet. Por isso, a meta title é tão importante para o ranqueamento do seu texto: pois ela dará uma prévia do seu conteúdo só pelo nome do texto.

Dessa forma, uma estratégia essencial no SEO on-page é destacar a palavra-chave nas primeiras partes do seu título. Um bom exemplo é o desse conteúdo mesmo, cujo título se inicia logo com a palavra-chave que escolhemos: SEO on-page.

Caso isso não seja possível, iniciar o título já com a palavra-chave, tente deixá-la o mais à esquerda possível, de forma que o leitor consiga a identificar o quanto antes. Outra estratégia é utilizar os “modifiers” na meta titte.

Eles consistem em termos que garantirão o impacto do seu conteúdo. Algumas variações são: “melhor”, “descubra”, “aprenda”, “saiba”, “o guia completo”, entre outras. Além disso, é importante manter a meta tilte com o máximo de 63 caracteres, isso garantirá que as frases não sejam cortadas pelo motor de busca na hora da pesquisa.

Meta Description

Já a meta decription são  aqueles textos que aparecem abaixo da title tag nos mecanismos de busca. Elas servem para dar um prévia do conteúdo integral do texto. Quando bem produzida, a meta description envolve o leitor desde a prévia, garantindo um maior número de visualizações, e aumentará  CTR (click-through-rate).

Mesmo a meta descrição não sendo considerada um dos fatores de ranqueamento no resultado das pesquisas orgânicas, ela desempenha um fator essencial para a composição da posição do seu site, pois a partir dela o seu site poderá ter um aumento ou diminuição de visitas, ou seja, poderá aumentar ou diminuir o tráfego no conteúdo.

Portanto, quando for escrever a meta descrição do seu post seja o mais sincero possível e bastante sucinto.

Escrita e otimização de conteúdo – SEO on-page

Voltado mais para a escrita do conteúdo em si, falaremos sobre como otimizar sua escrita e melhorar a qualidade do seu texto.

Escrita

Os motores de busca possuem mecanismos que garantem sempre os melhores conteúdos nos resultados orgânicos das pesquisas. Portanto, serão textos, imagens ou vídeos com conteúdo aprofundados sobre um determinado assunto.

Segundo pesquisas do Google, os conteúdos mais bem colocados nos resultados orgânicos das pesquisas possuem cerca de 2000 palavras. Dessa forma, para conseguir uma boa colocação nas pesquisas e ganhar mais visualizações, invita em textos com essa faixa de caracteres.

Além disso, trabalhar sempre com a atualização dos seus conteúdos, mesmo os que já foram escritos, é  de suma importante. Isso garantirá que seu blog está preocupado em realmente ajudar o leitor com um material enriquecendo, e tendo como consequência o melhoramento do ranqueamento do seu site.

Outra coisa interessante, é caprichar nas noções básicas de escrita, como coerência e coesão, revisar a ortografia do texto, dentre outros aspectos textuais

Otimização 

Além de se procurar com a escrita de um bom texto, é necessário pensar na otimização do conteúdo. Para dar uma prévia do seu conteúdo e se tornar autoridade em uma busca, procure elaborar listas e respostas assertivas em seus artigos.

Prese também por um texto informativo e de qualidade,  com conteúdos visuais de qualidade, como infográficos, imagens ilustrativas, além dos tutoriais. Para as imagens, deixe o arquivo com um nome próximo à sua palavra-chave e sempre coloque a legenda da imagem.

Isso irá garantir que além do seu texto, as imagens também aparecerão no motor de busca Google.

Links internos – SEO on-page

Links internos são links  que guiarão o seu leitor a outros textos do seu site. A forma desses importantes para garantir um ótimo trabalho de SEO on-page. A formatação desses links é bastante simples.

Uma ótima estratégia para a linkagem é trabalha com estratégia de conteúdo. Você irá promover conteúdos dentro do seu próprio site que não possuem uma visualização tão expressiva. Dessa forma, você melhorará o seu conteúdo e o seu domínio.

Estratégia do Post Pilar – SEO on-page

Os post pilar são grupos de conteúdos centralizados, portanto são considerados a base para outros posts. Para se escolher um conjunto de post pilar será necessário ter certeza que esses irão falar sobre os demais temais .

Os post pilar são produzidos baseados em uma palavra-chave que mais se destaca. O mais importante é que o texto tenha relevância para o site, e possua estratégias do marketing de conteúdo.

Obrigado por querer aprender SEO on-page!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido SEO on-page.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20