Ubersuggest e a utilização de palavras-chave de forma otimizada

Ubersuggest é uma ferramenta que surgiu em 2018 com o intuito de otimizar o processo de escolha de palavras-chave, bem como a gestão das mesmas. Essa ferramenta tem grande importância pois a escolha correta dessas palavras é essencial para aumentar o tráfego de conteúdo e de acesso ao seu blog.

Ubersuggest: conhecendo a plataforma

Criada pelo Neil Patel, o ubersuggest busca otimizar o trabalho com as palavras chave. Embora, essa ferramenta foque nas palavras chaves, ela mexe com outras vertentes, como nas estratégias de SEO, tanto off page quanto on page, o que tem como consequência uma melhora na qualidade de conteúdo.

Versões

Todas as versões da ferramenta são gratuitas. A mais recente, a Ubersuggest 3.0, mantem seu principal foco: pesquisa de palavras-chave.

Página inicial do Ubersuggest

Porém, diferente das versões anteriores, essa apresenta um layout laranja, além da novidade: analisar as palavras-chave de um domínio em específico a fim de aprender e implementar as suas palavras-chave.

https://youtube.com/watch?v=xi04nC72zb4

De acordo com o desenvolvedor, as próximas atualizações virão acompanhadas de uma  ferramenta destinada a análise de tráfego. Ou seja, terá um espaço destinado a verificar a quantidade de visitantes que chegam ai seu site utilizando os resultados apresentados em uma pesquisa no Google.

Basicamente, o recurso mostra quantos visitantes chegam a um site a partir do Google.

Como utilizar a plataforma?

Ao acessar a plataforma é possível observar que o uso da mesma é bem intuitivo. Basta você digitar a palavra-chave que deseja e selecionar o país para análise. Dessa forma, para exemplificar, pesquisamos como exemplo a palavra Google Trends.

Ubersuggest: resultado de pesquisa

Dessa maneira, fomos informados que essa combinação é uma das palavras-chave mais utilizadas. Além disso, obtivemos o volume de busca, ou seja, o quanto essa palavra é pesquisada, a dificuldade de SEO, a época que essa combinação é mais pesquisada e as principais páginas que a utilizam.

Esses resultados estão divididos nas seguintes sessões:

  • Visão geral da palavra-chave: volume de buscas/mês, interesse pela keyword ao longo do ano e estimativa de custo no uso em links patrocinados
  • Sugestões de palavras-chave: opções relacionadas ao termo pesquisado para fins comparativos. Aparece ao lado de cada palava-chave(keyword), de fora  resumida, os parâmetros de volume, CPC, PPC e SEO.
  • Nível de dificuldade da palavra-chave: classifica a chance de alcançar resultados orgânicos em SEO (Search Engine Optimization) ou pagos em PPC (Pay-per-click)
  • Análise de SERP: detalha esforços e resultados dos concorrentes que atualmente aparecem primeiro nas sugestões do Google para a busca.

É válido ressaltar que o termo SERP significa Search Engine Results Page. Esse índice se refere a página de resultados orgânicos do Google, que aparece quando o usuário realiza uma pesquisa.

Portanto, ela se torna uma etapa obrigatória da sua estratégia de SEO, isso porque é importante analisar os conteúdos mais bem classificados que o seu nos motores de busca para aprender com eles e melhorar a sua posição.

Ubersuggest: Você realmente precisa?

Essa ferramenta permite a você escolher os termos corretos para utilizar em seus artigos. E através disso, aumentar o seu fluxo de conteúdo bem como a visita no seu blog ou site.

jo9_m0yb_400x400-300x300-8007700-5604771-5884626

Inicialmente Ubersuggest era limitada a sugerir tipos de pesquisa nos motores de busca.

Sugestões de pesquisa

Até hoje essa utilização do ubersuggest está ativa. Você digita uma palavra no Google, e em seguida ele sugere para você alguns complementos da pesquisa.

Entretanto, utilizar apenas essa função como implementação do seu blog seria muito limitado, e, portanto, compensava mais utilizar ferramentas pagas, como SEMRush. Entretanto, com as atualizações de Niel o Ubersuggest ficou mais completo e gratuito.

Com essas atualizações é possível aumentar a visita ao seu site, ou seja, aumenta o público. Isso é importante, independente do tipo de negócio que você desenvolva. Isso o aplicativo faz achando e sugerindo as palavras-chave corretas para você, fazendo com que você seja encontrado em motores de busca mais rapidamente.

E como se pode encontrar um blog?

Há basicamente duas formas do público chegar até seu site:

  1. Tráfego pago: por meio de links patrocinados, exibidos no alto do Google, que está destinado o espaço de  “anúncio” exibido em uma caixinha retangular
  2. Tráfego orgânico: através de conteúdo, como artigos de blog, que são posicionados logo abaixo dos anúncios, em ordem de relevância.

Portanto, há duas formas de você atingir as melhores posições nos  resultados orgânicos dos motores de busca. Ou você paga pelo espaço ou produz um conteúdo de qualidade.

Dessa forma, se torna muito importante você investir em duas estratégias para conseguir público. A primeira é você descobrir o que o seu público-alvo pesquisa/digita no Google.

A segunda é você  identificas, em meio a tantos termos buscados, quais os se relacionam melhor com seu negócio, e, por consequência, possam lhe proporcionar mais oportunidades de crescimento.

Sendo assim, utilizar o Ubersuggest lhe poupará tempo e dinheiro. Você descubrirá as palavras-chave mais relevantes.

Benefícios

De acordo com o Viver de blog, existem 15 benefícios na utilização do Ubersuggest:

  1. Ubersuggest é totalmente gratuito
  2. Não é preciso nenhum tipo de cadastro para começar
  3. A ferramenta é intuitiva e extremamente fácil de usar
  4. Não há limitações quanto ao número de pesquisas realizadas
  5. Está disponível para pesquisas em português
  6. Combina o melhor do Google Suggest com o Google Keyword Planner
  7. Responde super rápido, apresentando resultados em poucos segundos
  8. Ela mostra sugestões de palavras-chave e também relacionadas à keyword principal
  9. Apresenta ainda palavras-chave de cauda longa, para buscas mais específicas
  10. Permite aplicar filtros, como volume de buscas, incluir ou excluir determinada palavra
  11. Adota uma classificação por cores bastante útil para identificar os termos mais ou menos fáceis de ranqueamento
  12. Mostra a evolução do volume de buscas mensais pela keyword, o que ajuda a identificar tendências
  13. Dá para analisar a concorrência e como o seu conteúdo se destaca no Google
  14. Você também pode ver o potencial de visitas que cada palavra-chave gera
  15. Se desejar, pode exportar os resultados da sua busca para uma planilha do tipo Excel.

Obrigado por querer aprender sobre Ubersuggest

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre Ubersuggest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20