Henry Fonda, Mostrou que quem nasceu para ser peixe não vive fora do mar! O ator estadunidense, iniciou os estudos de jornalismo, mas logo percebeu que não poderia fugir do palco, ou melhor, das telas!

Henry Fonda – Melhores filmes

Trouxemos para você, uma listagem com alguns dos melhores filmes de Henry Fonda, os quais você poderá conferir conosco, então, que tal antes saber um pouco sobre o ator?

Quem foi Henry Fonda

Henry Jaynes Fonda, nasceu em 16 de maio de 1905 em Island, Nebraska, Estados Unidos. Ele foi um ótimo ator de cinema norte-americano. É o patriarca de uma família de atores, entre os quais procederam seus filhos: Jane Fonda e Peter Fonda, e sua neta Bridget Fonda.

Fonda estudou Jornalismo na Universidade de Minnesota, mas abandonou o curso no segundo ano. Em 1925, trabalhava em uma empresa em Omaha quando foi convidado para fazer um papel importante em uma produção amadora da Omaha Community Playhouse. O homem se apaixonou pelo palco, e seu primeiro papel profissional foi na peça: “You and Me”, de Philip Barry.

Em 1929, já em Manhattan e na University Players Guild, estrelou Devil and the Cheese, ao lado de Margaret Sullavan, que se tornou, dois anos depois, sua primeira esposa. O casamento só durou pouco mais de um ano e ele foi para Hollywood fazer cinema.

Vida no cinema

Sua estreia no cinema americano foi em 1935, repetindo o papel que fizera no teatro na adaptação de The Farmer Takes a Wife, que no Brasil recebeu o título de Amor singelo. Nessa mesma época se tornou amigo de outro ator estreante, James Stewart, amizade que durou até a sua morte.

Em 1936, Henry se casou com Frances Seymour Brokwaw, uma americana rica e divorciada com quem teve dois filhos, os também atores Jane Fonda e Peter Fonda. O casamento terminou tragicamente em 1950, com o suicídio de Frances após um colapso nervoso.

  Filmes antes da guerra

Antes de partir para a Segunda Guerra Mundial como contramestre de terceira classe, ele fez mais de vinte filmes, alguns grandes êxitos de bilheteria e crítica como Jezebel, Jesse James, Ao rufar dos tambores e As vinhas da ira, com o qual concorreu ao Oscar de melhor ator.

A volta ao cinema e aos palcos foi em grande estilo, no final da década de 40, com o filme Paixão dos fortes, dirigido por John Ford, e o espetáculo Mister Roberts, com o qual ficou por três anos seguidos nos palcos da Filadélfia e de Nova Iorque, que devido ao grande sucesso foi transposto para o cinema, inicialmente tendo como diretor John Ford, porém, houve desentendimentos entre Fonda e Ford, deixando este a produção, contracenaram com Fonda nesta película Jack Lemmon, James Cagney e William Powell.

Henri Fond – Melhores filmes

Confiram a seguir, alguns dos melhores filmes de Henri Fond, antes de ir à guerra.

Vive-se uma Só Vez

Este é um filme com muita Ação, embora precisou de ser revisado, devido na época, não ser permitido extrapolar na cenas.

Sinopse do filme: Vive-se uma só vez com Henry Fonda

O ex-delinquente juvenil Eddie Taylor (Fonda) sai da prisão graças aos esforços da noiva, Joan (Sidney), secretaria da Defensoria Pública. Porém, ao dar de cara com a liberdade, os preconceitos e as dificuldades farão ele voltar ao mundo do crime.

Curiosidades:

  • Este é o segundo filme americano do diretor Fritz Lang.
  • Aproximadamente 15 minutos foram cortados da versão original de 100 minutos do filme devido à sua violência, então sem precedentes. Apesar da ausência de tais cenas, o filme foi inicialmente bem sucedido e é um clássico filme noir um tanto precoce, pois na época ainda não havia um consciência sobre o gênero.

Ficha técnica do filme: Vive-se  uma só vez

Título: Vive-se uma Só Vez
Título Original: You Only Live Once
Ano: 1937
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Gene Towne, C. Graham Baker
Gênero: Drama/Crime/Noir
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Vive-se uma só vez – Henry Fonda

Sylvia Sidney

Joan Graham

Henry Fonda

Eddie Taylor

Barton MacLane

Stephen Whitney

Margaret Hamilton

Hester

William Gargan

Padre Dolan

Jean Dixon

Bonnie Graham

Jerome Cowan

Dr. Hill

Warren Hymer

Buggsy

John Wray

Warden Wheeler

Jack Carson

Atendente

Guinn ‘Big Boy’ Williams

Roge

 

 

Por qual motivo deveria assistir: Vive-se uma só vez

Foi um filme que na época, chegou cheio de novidades, e movimentou com a pessoas. Ficou curioso? Que tal assisti-lo?

Jezebel -Henry Fonda

Em 2009, Jezebel foi selecionado para o Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso por ser “culturalmente, historicamente ou esteticamente” significativo e será preservado para sempre.

Sinopse do filme Jezebel com Henry Fonda

Em 1852, a impetuosa jovem aristocrata Julie Marsden desafia a sociedade e seu noivo Preston ‘Pres’ Dillard, ao ir para o baile anual vestindo um vestido vermelho, em uma época em que as mulheres deveriam estar todas de um imaculado branco.

Desafiado por Julie, Preston enfrenta o repúdio dos demais convidados e fica ao seu lado, mas se sente humilhado, e posteriormente abandona Julie e vai para Nova Iorque. Julie se arrepende da provocação, e passa os dias aguardando seu antigo noivo, mas é surpreendida quando o retorno acontece.

Prêmios:

  • Venceu o Oscar de 1939 nas categorias de melhor atriz (Bette Davis) e melhor atriz coadjuvante (Fay Bainter).
  • Indicado nas categorias de melhor filme, melhor fotografia e melhor trilha sonora.
  • No Festival de Veneza 1938 (Itália) Jezebel foi indicado na categoria de melhor filme. William Wyler recebeu recomendação especial pela contribuição artística.

Curiosidades:

  • O filme é ambientado na cidade de Nova Orleans no século XIX, na época em que a região era dominada pela aristocracia rural sulista algodoeira, e assolada por surtos de febre amarela.
  • O título faz referência a uma personagem bíblica, uma rainha maldosa.
  • A Turner Classic Movies afirma que o filme foi oferecido como compensação a Bette Davis depois que ela não conseguiu ganhar o papel de Scarlett O’Hara em:  “E o Vento Levou.”
  • Embora seu papel como a maliciosa Mildred em Escravos do Desejo (1934) fez de Bette Davis uma estrela, foi em Jezebel que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz e se estabeleceu como uma das pricipais atrizes a partir desse ponto

Ficha técnica – Jezebel

Título: Jezebel
Título Original: Jezebel
Ano: 1938
Direção: William Wyler
Roteiro: Owen Davis, Clements Ripley, Abem Finkel, John Huston, Robert Buckner
Gênero: Drama/Histórico/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme Jezebel – Henry Fonda

Bette Davis

Julie

Henry Fonda

Preston Dillard

George Brent

Buck Cantrell

Margaret Lindsay

Amy

Donald Crisp

Dr. Livingstone

Fay Bainter

Tia Belle

Richard Cromwell

Ted

Henry O’Neill

General Bogardus

Spring Byington

Sra. Kendrick

John Litel

Jean La Cour

Gordon Oliver

Dick Allen

Janet Shaw

Molly Allen

 

Por qual motivo deveria assistir: Jezebel

Esse filme mostra como a quebra de padrões podem trazer consequências, não apenas momentâneas, mas, certeiras quebras de paradigmas. É um filme muito interessante, se eu fosse você correria para assistir!

Bloqueio – Henry Fonda

As paixões nos pegam de jeito, e depois podem nos deixar em situações complicadas! Que tal assistir ” Bloqueio” e ver se você se identifica com o personagem interpretado por Henry Fonda? Vamos lá?

Sinopse do filme Bloqueio- Com Henry Fonda

Um simples camponês é forçado a pegar em armas para defender sua fazenda, durante a Guerra Civil Espanhola. Ao longo do caminho, ele se apaixona por uma russa, cujo pai está envolvido em espionagem.

Ficha técnica – Bloqueio

Título: Bloqueio

Título Original: Blockade

Ano: 1938

Direção: William Dieterle

Roteiro: John Howard Lawson

Gênero: Drama/Guerra

Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme Bloqueio com Henry Fonda

Madeleine Carroll

Norma

Henry Fonda

Marco

Leo Carrillo

Luis

John Halliday

Andre Gallinet

Reginald Denny

Edward Grant

Vladimir Sokoloff

Basil, Pai de Norma

Robert Warwick

Vallejo

Fred Kohler

Pietro

Carlos De Valdez

Major Del Rio

Jesse James

Por qual motivo deveria assistir: Bloqueio

Para ficar mais esperto, quando for fisgado pela flecha do amor, no momento em que não deveria! Mas, se você já foi fisgado… Sinto muito!!!  Contudo, ainda tem jeito! Assista o filme e descubra!

Ao rufar dos Tambores – Henry Fonda

O que você faria ao escutar uma tribo de índios vindo lhe atacar? Esse filme mostra em 1776, quando o fazendeiro Gilbert Martin se casou com a refinada Lana Borst de Albany (Estado de Nova York) e os dois viajaram até Deerfield no Vale Mohawk, parte central do Estado e fronteira com o Canadá, aí…

Sinopse do filme: Ao rufar dos Tambores – Henry Fonda

Lana sentia dificuldades em se adaptar ao lugar principalmente por temer os índios selvagens mas decidiu ficar. Ela ficou grávida, assim que a Revolução Americana começou, e teve que fugir da fazenda com o marido, quando a mesma foi atacada pelos índios liderados pelo Tory (homem branco que apoia a causa britânica) chamado Caldwell.

Prêmios:

  • Indicado ao Oscar para melhor atriz coadjuvante (Edna May Oliver) e melhor fotografia (Ray Rennahan e Bert Glennon).

Curiosidades:

  • É o primeiro filme colorido (Technicolor) do diretor John Ford, com roteiro baseado em livro homônimo de Walter D. Edmonds ambientado na época da Revolução Americana. Foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando 1 milhão de dólares no primeiro ano de exibição.
  • Por necessidades da dramatização, o filme omite ou diminui algumas partes do livro. Uma grande mudança do filme é a atribuição para Gil Martin, da histórica “corrida” de Adam Hartman, que no livro corresponde ao vulto histórico Adam Helmer, o homem da fronteira que realizou a verdadeira corrida em 16 de setembro de 1778 que entrou para a história americana.
  • Ford usou os elementos básicos do livro mas nos detalhes fez várias alterações de tom e foco, condensando passagens e mudando personalidades, explorando os mitos heroicos enquanto Edmonds preocupara-se mais com o relacionamento entre os colonos.
  • Tanto o livro como o filme dão atenção ao desenvolvimento de Lana como esposa, mas no livro ela se casa com 18 anos, só ficando noivos seis vezes antes. Colbert tinha o dobro dessa idade na época da filmagem e superou Nancy Kelly para ganhar o papel, isso fez a personagem passar por uma reestruturação. A família dela, no livro, é morta em um ataque.

Ficha Técnica do filme: Ao rufar dos Tambores – Henry Fonda

Título: Ao Rufar dos Tambores
Título Original: Drums Along the Mohawk
Ano: 1939
Direção: John Ford
Roteiro: Lamar Trotti, Sonya Levien, Walter D. Edmonds, William Faulkner, Bess Meredyth
Gênero: Drama/Guerra/Romance/Histórico
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Ao rufar dos tambores – Henry Fonda

Tyrone Power

Jesse Woodson James

Henry Fonda

Frank James

Nancy Kelly

Zerelda ‘Zee’ Cobb

Randolph Scott

Will Wright

Henry Hull

Major Hufus Cobb

Slim Summerville

Jailer

J. Edward Bromberg

Sr. Runyan

Brian Donlevy

Barshee

John Carradine

Bob Ford

Donald Meek

Mc Coy

Jane Darwell

Sra. Samuels – Mãe de Jesse

Johnny Russell

Jesse James Jr.

Harold Goodwin

Bill

Willard Robertson

Clarke

Erville Alderson

Velho Delegado

Eddy Waller

Por qual motivo deveria assistir: Ao rufar dos tambores

Porque, como a maioria dos filmes de John Ford, Ao Rufar dos Tambores é baseado em eventos históricos. Baseado na batalha de Oriskany, uma batalha fundamental da campanha de Saratoga na Guerra Revolucionária Americana.

Nessa época um contingente britânico mudou-se para o sul do Canadá, na tentativa de ocupar o Vale do Hudson e separar a Nova Inglaterra das colônias restantes. Não quer aprender História? Então assista!

A  mocidade de Lincoln – Henry Fonda

Uma parte muito importante da vida do presidente Lincoln, é encenada nesse filme. Vale a pena conferir e aprender um pouco mais.

Sinopse do Filme: A mocidade de Lincoln – Henry Fonda

Nova Salem, Illinois, 1832, o jovem Abraham Lincoln aceita trocar mantimentos de sua loja por um livro de Direito com uma família. Em 1837, ele se muda para Springfield, a nova capital do estado, e abre um escritório de advocacia. O primeiro caso dele no tribunal é a defesa de dois irmãos acusados de terem assassinado um homem.

Prêmios:

  • Indicado ao Oscar de 1940 na categoria de melhor Melhor Roteiro – História Original.

Curiosidades:

  • O filme tem como base o caso de assassinato envolvendo William “Duff” Armstrong, que ocorreu em 1858 no tribunal em Beardstown, Illinois, o único tribunal onde Lincoln praticou direito que ainda está funcionando.
  • A Mocidade de Lincoln é o 1º de 9 filmes em que o diretor John Ford e o ator Henry Fonda trabalharam juntos.
  • Em 2003, a edição original foi selecionada para preservação no Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por seu “significado cultural histórico ou estético”

Ficha técnica: A mocidade de Lincoln -Henry Fonda

Título: A Mocidade de Lincoln
Título Original: Young Mr. Lincoln
Ano: 1939
Direção: John Ford
Roteiro: Lamar Trotti, Abraham Lincoln
Gênero: Biografia/Drama
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco A mocidade de Lincoln -Henry Fonda

Henry Fonda

Abraham Lincoln

Alice Brady

Abigail Clay

Marjorie Weaver

Mary Todd

Arleen Whelan

Sarah Clay

Eddie Collins

Efe Turner

Pauline Moore

Ann Rutledge

Donald Meek

Promotor John Felder

Ward Bond

John Palmer Cass

Russell Simpson

Woolridge

Por qual motivo deveria assistir: A mocidade de Lincoln

É um filme com cenas que cabem em um contexto histórico. Certamente, não há nada melhor, do que assistir filmes que permitam ampliar o conhecimento, concorda?

Vinhas da ira – Henry Fonda

Tom Joad, regressa para sua casa após um período preso. Ao chegar ele reencontra sua família já preparada para abandonar a sua terra, Oklahoma.

Sinopse do filme: Vinhas da ira – Henry Fonda

 Após um ano de colheitas muito ruim e também com a recente chegada do progresso e maquinário de alto nível para os grandes fazendeiros, eles resolvem partir em busca de uma nova vida.

Com o pouco dinheiro que lhes resta, adquirem um velho caminhão e começam uma viagem para oeste, até à Califórnia. Durante o percurso, a família cruza-se com outras que caminham na mesma direção e com a mesma intenção, seduzidos por promessas de trabalho e de bons salários.

Prêmios:

  • Venceu o Oscar de 1941 nas categorias de melhor diretor (John Ford) e melhor atriz coadjuvante (Jane Darwell).
  • Foi indicado nas categorias de melhor ator (Henry Fonda), melhor montagem, melhor filme, melhor som e melhor roteiro.
  • Venceu o New York Film Critics Circle Awards 1940 (EUA) na categoria de melhor filme e melhor diretor.

Curiosidades:

  •  Roger Ebert acredita que a Segunda Guerra Mundial ajudou a vender a mensagem do filme, sendo que o comunismo recebeu uma breve pausa da demonização americana durante esse período.
  • O filme teve permissão para ser mostrado na União Soviética (URSS), por causa de sua descrição da situação das pessoas sob o capitalismo, porém, posteriormente a permissão foi retirada porque as audiências começaram a perceber que, como mostrado no filme, mesmo os americanos mais pobres poderiam comprar um carro.
  • Em 1989, este filme foi um dos primeiros 25 filmes a ser selecionado para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.
  • Vinhas da Ira está 21° colocação na lista dos 100 melhores filmes estadunidenses segundo o American Film Institute

Ficha técnica

Título: Vinhas da Ira
Título Original: The Grapes of Wrath
Ano: 1940
Direção: John Ford
Roteiro: John Steinbeck, Nunnally Johnson
Gênero: Drama
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco: Vinhas da ira – Henry Fonda

Henry Fonda

Tom Joad

O.Z. Whitehead

Al Joad

Russell Simpson

Pa Joad

Dorris Bowdon

Rose-of-Sharon Rivers

John Carradine

Casy

Jane Darwell

Ma Joad

Charley Grapewin

Vô Joad

John Qualen

Muley Graves

Eddie Quillan

Connie Rivers

Frank Sully

Noah Joad

Darryl Hickman

Winfield

Ward Bond

Policial

Tom Tyler

Delegado que algema Casy

Pat Flaherty

Delegado

Harry Cording

Delegado

Francis Ford

Migrante

Por qual motivo deveria assistir: A ira da vinha- Henry Fonda

Para viajar em um contexto histórico muito importante, onde a transitoriedade é vista, com os olhos de um camponês, diante das guerras e mudanças de sistema.

A batalha de Midwey – Henry Fonda

Nesse filme, John Ford, um cineasta já consagrado e premiado com óscars na época da guerra, era um oficial da reserva da marinha e em 1942 servia voluntariamente no departamento de imprensa e de inteligência. Estava em trânsito pela ilha de Midway quando ocorreu o ataque em 4 de junho e o filmou em película de 16mm, de improviso.

Sinopse do filme: A batalha de Midwey

Documentário produzido pela marinha de guerra americana sobre a célebre batalha de Midway, tida por muitos como a mais importante batalha marítima da campanha do Pacífico, durante a II Guerra Mundial. John Ford realizou este filme enquanto servia como fotógrafo e oficial de inteligência, mostrando cenas reais da batalha, sob a narração de grandes estrelas do cinema.

Prêmios:

  • Vencedor do Oscar de 1942 na categoria de melhor documentário.

Curiosidades:

  • Atraído pelos sons das explosões quando estava num alojamento de oficiais, o cineata saiu filmando com a câmera na mão o que via. Foi ferido por estilhaços de bomba enquanto registrava as cenas e recebeu a Purple Heart por seu trabalho sob fogo inimigo.
  • O filme mostra cenas reais da batalha e é narrado por grandes estrelas do cinema da época como Henry Fonda, Donald Crisp e Jane Darwell.

Ficha técnica

Título: A Batalha de Midway
Título Original: The Battle of Midway
Ano: 1942
Direção: John Ford
Roteiro: John Ford, Dudley Nichols
Gênero: Documentário/Guerra
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco:A batalha de Midwey – Henry Fonda

Henry Fonda

Narrador

Jane Darwell

Narrador

Logan Ramsey

Ele Mesmo

James Roosevelt

Ele Mesmo

Por qual motivo deveria assistir: A batalha de Midwey- Henry Fonda

É um filme que contém cenas reais, e mostra um contexto histórico, fatos verdadeiros sobre a guerra, vale a pena assistir.

Consciências mortas – Henry Fonda

Curiosamente, esse foi o único filme da história da Academia do Oscar, que foi apenas indicado para o Oscar principal de Melhor Filme, não recebendo indicações para mais nenhum outro prêmio.

Sinopse:Consciências mortas – Henry Fonda

Dois vagabundos estão passando por uma cidade ocidental, Quando vem a notícia de que um fazendeiro local foi assassinado, e seu gado foi roubado. As pessoas da cidade se juntam e formam uma legião de capturar os criminosos. Eles encontram três homens na posse do gado, e estão determinados a fazer justiça no local.

Prêmios:

  • Indicado para o Oscar de 1944 na categoria de melhor filme.​

Curiosidades:

  • Henry Fonda geralmente se mostrava insatisfeito com a qualidade dos filme que ele tinha que fazer enquanto estava contratado pela 20th Century Fox. Esse foi um dos únicos filmes desse período que ele realmente se entusiasmou de fazer parte. O outro foi As Vinhas da Ira.
  • O diretor William A. Wellman amou o romance “The Ox-Bow Incident” (título do romance e também do filme em inglês) e há muito tempo já queria transformá-lo em um filme, mas os detentores dos direitos autorais insistiram que ele teria que escalar Mae West em qualquer adaptação, o que Wellman achou ridículo. Por fim, o diretor comprou os direitos, e pode fazer o filme totalmente à sua forma.

Ficha técnica: Consciências mortas – Henry Fonda

Título: Consciências Mortas
Título Original: The Ox-Bow Incident
Ano: 1943
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Walter Van Tilburg Clark, Lamar Trotti
Gênero: Drama/Faroeste
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco:Consciências mortas – Henry Fonda

Henry Fonda

Gil Carter

Anthony Quinn

Juan Martínez / Francisco Morez

Jane Darwell

Jenny Grier

Dana Andrews

Donald Martin

Mary Beth Hughes

Rose Mapen / Rose Swanson

William Eythe

Gerald Tetley

Harry Morgan

Art Croft (como Henry Morgan)

Matt Briggs

Judge Daniel Tyler

Marc Lawrence (I)

Jeff Farnley

Paul Hurst

Por qual motivo deveria assistir:Consciências mortas – Henry Fonda

Porque esse filme é uma manifestações artísticas da história moderna contra a estupidez da “justiça com as próprias mãos” e a atrocidade que é o linchamento. Portanto, se desejar tirar suas conclusões, assista!

Jesse James (1939)- Henry Fonda

A história do famoso fora-da-lei Jesse James e seu irmão Frank James. O roteiro, escrito por Nunnally Johnson, foi baseado em fatos históricos presenciados por Rosalind Schaeffer e Jo Frances James.

Sinopse: Jesse James- Henry Fonda

 Antes de se tornarem foras-da-lei eles eram agricultores, que se ocupavam em cuidar das suas terras. Entretanto uma poderosa empresa queria comprar as terras onde a ferrovia iria passar por um preço bem barato, oferecendo um dólar por acre quando na verdade valia 15 dólares.

A partir daí a vida dos dois irmãos mudou para sempre até chegar a trajetória de assaltos a trens pagadores e bancos.

Curiosidades:

  • A cena em que um cavalo cai de um penhasco e morre gerou um grande protesto por parte do público; por causa disto, o American Humane Association criou um certificado que dizia que os animais não podiam ser feridos na realização de um longa-metragem.
  • O filme ganhou uma continuação: O Retorno de Frank James, em 1940, dirigida por Fritz Lang.

Ficha técnica: Jesse James – Henry Fonda

Título: Jesse James
Título Original: Jesse James
Ano: 1939
Direção: Henry King, Irving Cummings
Roteiro: Nunnally Johnson, Hal Long, Gene Fowler, Curtis Kenyon
Gênero: Ação/Drama/Faroeste
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco:Jesse James – Henry Fonda

Tyrone Power

Jesse Woodson James

Henry Fonda

Frank James

Nancy Kelly

Zerelda ‘Zee’ Cobb

Randolph Scott

Will Wright

Henry Hull

Major Hufus Cobb

Slim Summerville

Jailer

J. Edward Bromberg

Sr. Runyan

Brian Donlevy

Barshee

John Carradine

Bob Ford

Donald Meek

Mc Coy

Jane Darwell

Sra. Samuels – Mãe de Jesse

Johnny Russell

Jesse James Jr.

Harold Goodwin

Bill

Willard Robertson

Clarke

Erville Alderson

Velho Delegado

Eddy Waller

Por qual motivo deveria assistir: Jesse James- Henry Fonda

Porque é uma incrível história,mostrando que qualquer pessoa,poderá de repente se revoltar com as circunstancias e mudar o comportamento. Muito bom para professores e educadores tirarem suas conclusões, sobre as mudanças nos seres humanos.

Fim

Mais uma lista de filmes antigos incríveis, agora com Henry Fonda. Se você gosta de conteúdos tais como esse, continue conosco, pois além de alguns já publicados, teremos outros bem interessantes para mostrar. Então, fique por aqui!

Um abração e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.