Você conhece a Hierarquia Angelical?

Neste post inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais anjos que compõem a Hierarquia Angelical. Abaixo estarão descritas as características e  entidades que se encontram em cada uma dos níveis de hierarquia, de forma a enaltecer esse traço religioso e difundir tal conhecimento.

Hierarquia Angelical

Os anjos são elementos da tradição cristã e encenam papel essencial nas histórias bíblicas e em muitos traços de várias religiões. De maneira geral eles são entendidos como seres celestiais que agem como mensageiros de Deus. Contudo, existem diversos tipos de anjos, que possuem domínios e funções distintas, sendo organizados segundo uma hierarquia angelical.

hierarquia-angelical

Organizar elementos hierarquicamente significa distribuí-los em determinada ordem de prioridade. No caso dos anjos, essa hierarquia angelical gera uma classificação em 9 níveis: Anjos, Arcanjos, Principados, Virtudes, Potestades, Dominações, Tronos, Querubins e Serafins. Comandando todos eles está o serafim Metraton, Rei dos Anjos. Abaixo você terá uma breve descrição de cada um desses níveis, detalhando suas características e simbologia, dentre outros fatores.

Serafins – 1ª Hierarquia

Serafins são anjos de seis asas que ocupam o topo da hierarquia angelical, estando, assim, mais próximos de Deus. Das seis asas que possuas, duas cobrem o rosto, duas os pés e as outras duas são utilizadas para voar. São eles: Metraton (Rei dos Anjos), Vehulah, Jeliel, Sitael, Elemiah, Mahasiah, Lelahel, Achaiah e Cahethel.

Querubins – 1ª Hierarquia

Os querubins são anjos de quatro asas e quatros rostos. São considerados mensageiros de Deus e símbolo da justiça divina. Artisticamente existe uma associação da imagem do Querubim a um anjo com corpo de criança, mas esta não é uma imagem realista. São eles: Hekamiah, Haziel, Aladiah, Leoviah, Hahaiah, Iezalel, Mebahel e Hariel.

Tronos – 1ª Hierarquia

Também chamados de Erelins ou Ofanins, os Tronos são uma classe de seres celestiais que servem a Cristo. Eles recebem esse nome por terem o dever de zelar e defender o trono de Deus. São eles: Tsaphkiel, Lauviah, Caliel, Leuviah, Pahaliah, Nelchael, Ieiaiel, Melahel e Haheuiah.

Dominações – 2ª Hierarquia

São anjos fortes e dominantes que tem a missão de fazer com que a vontade de Deus seja cumprida. São normalmente enviados por Deus em casos de emergência ou para resolver conflitos importantes, estando no meio da hierarquia angelical. Existem 8 dominações: Nith-Halah, Haaiah, Ierathel, Sehelah, Reyel, Omael, Lecabel, e Vasariah.

Potestades – 2ª Hierarquia

São anjos que tem a missão de proteger os animais, a procriação e a perpetuação de todas as espécies vivas. Eles são responsáveis por equilibrar os 4 elementos. O nível de potestades é formado por 9 anjos: Camael, Iehuiah, Lehahiah, Chavakiah, Menadel, Aniel, Haamiah, Rehael e Ieiazel.

Virtudes – 2ª Hierarquia

As virtudes são a categoria da hierarquia angelical responsável por manter a ordem do Universo. São eles que afastam os anjos maus das pessoas transmitindo energia divina. São os anjos associados aos milagres. Os Anjos Virtudes são: Raphael, Hahahel, Mikael, Veuliah, Yelaiah, Sealiah, Ariel, Asaliah e Mihael.

Principados – 3ª Hierarquia

São anjos que auxiliam seus protegidos em problemas da sociedade. Eles são protetores da natureza e normalmente carregam nas mãos cetros e cruzes. A categoria Principados é formada por Haniel, Vehuel, Daniel, Hahasiah, Imamaiah, Nanael, Nithael, Mebahiah e Poiel.

Arcanjos – 3ª Hierarquia

Os arcanjos são “anjos-chefe” da terceira hierarquia. Eles são enviados para a Terra para missões importantes entre os homens, sendo considerados intermediários entre Deus e os mortais. Em geral, são criaturas aladas e extremamente luminosas. Os principais arcanjos são: Miguel (chefe do exército celestial e arcanjos dos arrependimentos e da justiça), Gabriel (mensageiro de Deus e arcanjo responsável por encaminhar as almas para o céu após a morte) e Rafael (guardião da saúde).

Anjos – 3ª Hierarquia

Ocupando o último degrau da hierarquia angelical estão os anjos propriamente ditos. São os anjos mais próximos dos seres humanos. Eles são normalmente chamados de anjos da guarda uma vez que cada um tem a guarda de uma pessoa específica. Eles cuidam de seus protegidos tanto física quanto espiritualmente. Eles podem ser tornar visíveis e invisíveis. São semelhantes aos humanos, exceto por suas asas e auréola no topo da cabeça. O príncipe regente dos anjos é o arcanjo Gabriel.

Fim do artigo sobre Hierarquia Angelical

Bom, aqui termina a lista dos anjos que compõem a Hierarquia Angelical. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!