in , , ,

História da Branca de Neve

História da Branca de Neve 3

História da Branca de Neve, é um clássico instrutivo. O mesmo, nunca deixou de encantar as crianças e adultos de várias gerações.

História da Branca de Neve

Ela traz pelo menos, duas lições importantes para a garotada: a primeira  é de que, toda  maldade sempre terá uma recompensa, a outra é, que não se deve confiar e comer algo oferecido por estranhos.

História da Branca de Neve- História infantil

Era uma vez um rei muito bondoso  que vivia em um reino distante, com sua linda esposa a rainha Belize, que sonhava ser mãe de uma menina. Não demorou muito para que a rainha tivesse seu desejo concretizado, e lá estava em seus braços!

Sua bebê tinha a pele muito alva, os lábios vermelhos e cabelos negros, com uma doçura que lhe acompanhava enquanto crescia, portanto, recebeu o nome de: Branca de Neve!

Sua mamãe, quando a garota ainda era pequena, ficou muito doente e morreu. O rei, por ficar sozinho, acabou casando-se novamente.  Sua nova esposa, embora parecesse bela,tratava-se de uma bruxa que havia se apoderado de uma porção, a qual lhe dava poder para ser a mulher mais bela do reino.

No entanto, caso um dia outra mais bela aparecesse, ela perderia o encanto e voltaria a ser a bruxa de sempre. Para se prevenir, todos os dias consultava seu espelho mágico, para o qual fazia questão de perguntar:

— Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu? ( E este, sempre lhe respondia)

—Não, minha rainha! Por certo és a mai bela do reino.

O atentado contra Branca de Neve

Branca de Neve crescia e conquistava a todos corações, além de linda, era  encantadora e meiga, tratando tanto homens como animais com doçura e respeito.

A rainha no entanto, ao ver que a moça além de amada começava a exibir uma beleza incomum, ficou incomodada, tinha medo que Branca de Neve se tornasse a mais bela do reino e assim, perdesse o encanto.

Certo dia, como de costume, a rainha perguntou ao espelho:

— Espelho, espelho meu! Existe alguém no mundo mais bela do que eu?

— Sim, minha rainha! Branca de Neve tornou-se a mais bela do reino!

Com muita raiva, Malévola chamou seu melhor caçador e exigiu que conduzisse a princesa para a floresta  e a eliminasse, trazendo para ela, seu coração dentro de uma caixa.

O caçador convidou a menina para um passeio na floresta, contudo, não a matou, pois também gostava de Branca de Neve, e sabia que ela possuía um coração puro. Disse a ela que fugisse, e se refugiasse na floresta.

 O caçador tratou de matar uma gazela, extraiu seu coração e o colocou em uma caixa levando-o para a rainha. Malévola portanto, ficou  toda à vontade, pensando que a linda jovem estava morta e não havia no reino, nenhuma concorrência.

Branca de Neve e os sete anões

A jovem Branca de Neve, foi  seguindo pela floresta, até que encontrou uma pequena casa, a qual parecia pertencer à um grupo de crianças. No entanto, ela estava muito desorganizada, e Branca de Neve que havia se habituado com o serviço, arrumou toda bagunça.

Quando chegou no quarto, encontrou sete caminhas. Por estar exausta, a jovem  juntou-as, deitou-se e dormiu.

Os donos da pequena residencia voltarem para casa, levaram um grande  susto, pois encontraram  tudo muito arrumado e limpo. Eram  sete anõezinhos, os quais trabalhavam em uma mina próxima da floresta. Eles subiram a escada e ficaram muito espantados ao encontrar a linda princesa dormindo em suas camas.

Branca de Neve então despertou e contou-lhe sua história. Eles se afeiçoaram muito à ela e a convidaram para morar com eles. O tempo passou e Branca de Neve permanecia ali, cuidando dos amigos.

Malévola volta ao espelho

Contudo, aquela paz estava prestes a acabar. Um dia, a rainha resolveu consultar novamente seu espelho:

– Espelho, espelho meu, existe alguém no mundo, mais bela do que eu?

-Sim rainha, Branca de Neve é a mais bela!

– Mas, aquela impostora já foi morta, como poderá ainda ser a mais bela?

– Branca de Neve é a mais bela!

Malévola mandou seus capangas fazerem uma busca, e ficou  furiosa, quando descobriu que a moça estava viva. Fez então uma poção venenosa, a qual colocou dentro de uma maçã. Transformou-se numa velhinha maltrapilha, que era sua verdadeira identidade, e foi em busca da jovem.

— Basta ela dar uma mordida nesta maçã, e minha rival dormirá para sempre — disse a bruxa.

A bruxa engana Branca de Neve

Em uma bela manhã, enquanto os anões saíram para trabalhar, Branca de Neve ficou sozinha em casa.  A velha, se passando por uma mendiga faminta, bateu-lhe à porta. A princesa ofereceu-lhe comida e ainda assentou-se para conversar com ela.

— Você é muito boa minha jovem! — falou a velhinha — Faço questão em que receba essa maçã como um presente… Não me faça desfeita, receba!

– A moça agindo com educação, pegou a maçã das mãos da velha senhora e a mordeu! Na mesma hora, caiu desmaiada. Os anões, foram alertados pelos animais da floresta que uma velha bruxa havia entrado no lar deles, correram portanto, e  chegaram na cabana enquanto a bruxa fugia.

Branca de Neve e o príncipe

Branca de Neve estava caída e não reagia, embora se comportasse  como se estivesse dormindo. Os anões a colocaram em um lindo caixão de cristal, e ali ela ficou por alguns dias, vigiada por eles, na esperança de que despertasse.

Um certo dia, o príncipe do reino vizinho que por ali caçava, se aproximou e viu Branca de Neve no caixão. A paixão por ela foi instantânea.Ele pediu então, que  os anões permitisse ele levar a princesa para seu castelo, e velaria por ela.

Observando a beleza da princesa, o príncipe não resistiu, abriu o esquife e beijou cuidadosamente a face da jovem enquanto chorava por sua vida.

Quando uma lágrima do príncipe caiu em sua face,o feitiço foi desfeito, e a moça despertou. Ao ver o príncipe, ela se apaixonou por ele, e descobrirão ali um grande amor.

O casamento da branca de Neve

O rei, pai da Branca de Neve, ao chegar de viagem, ficou sabendo da traição, e ordenou que Malévola fosse expulsa do palácio e colocada no calabouço de sete chaves, o qual era imune aos seus feitiços. Ali ela perdeu seus poderes, voltando a ser a bruxa feia de antes, e já não podia fazer mau a ninguém.

O rei buscou sua Branca de Neve agradecendo ao príncipe seu cuidado, permitindo logo o casamento, por saber que estavam apaixonados.

Branca de Neve pediu para ver os amigos, os sete anões.   O príncipe, atendendo seu pedido, os levou para o castelo, onde logo ao se casar com sua amada, deu também aos amiguinhos conforto e morada,  e assim  foram felizes para sempre.

Exercício de leitura para fundamental l- História da Branca de Neve

  1. Para você o que foi possível aprender com essa história? Escreva em seu caderno!
  2. Qual o motivo da bruxa desejar eliminar a Branca de Neve?
  3. Você conhece algo mais sobre anões? que tal saber um pouco sobre eles? Para isso, continue lendo aqui!
  4. Faça um resumo da história criando um final diferente para a bruxa e também para os anões.

Proposta de atividade/dinâmica – História da Branca de Neve

Vamos fazer um concurso de princesas?

  1. Levante a inscrição para que todas as garotas se candidatem à concorrência
  2. Instrua as candidatas  sobre as fantasias e  vestes e postura que deverão usar
  3. Prepare um corpo de jurados para fazer o julgamento
  4. Mar que o dia do concurso e então após seleção do publico e finalização pela votação dos jurados, coroe as princesas escolhidas.
  5. Deve-se escolher uma Branca de Neve, uma, Rapunzel, uma Ariel…
  6. Por certo será uma atividade super divertida e trabalhará a auto estima das meninas.
  7. Se houver possibilidades, convide os meninos para serem príncipes e buscarem sua princesa para a coroação.
  8. Não descarte simplesmente a garotas que não forem selecionadas. Dê a elas a chance de se candidatarem para um próximo desfile, onde deverá também haver um novo corpo de jurados.( é preciso cuidado ao selecionar umas, para que outras não se sintam inferiorizadas. Destaque como critério, a compostura, o jeito de andar e de falar com o publico, mais do que simplesmente a aparência física)

Para se ter uma ideia de como funciona avida das moças que trabalham como princesas da Disney, que tal dar uma olhada nesse vídeo abaixo?

Outra versão da História da Branca de Neve

https://www.youtube.com/watch?v=DhEGa9X1uYc

Fim

Que tal, gostou da história da Branca de Neve? E das atividades? Se você gostou, o convidamos a continuar em nosso blog, pois fazemos toda questão de sua companhia! Visite outras páginas da Demonstre e conheça inúmeras atividades para uma aula superdivertida!

Um abração e até breve!